“A Ordem dos Arquitectos Portugueses, é o orgão que defende todos os seus associados…”

fota 1 andreA Ordem dos Arquitectos Portugueses, é o orgão que defende todos os seus associados, mas também a qualidade da cidade sendo esta uma das maiores responsabilidades de todos os associados.

È o arquitecto que define a vista daquela janela em que vejo o nascer do sol e me ilumina o dia. É também o arquitecto o único que cria maravilhas só igualáveis pela natureza, As pirâmides, Chartres, Alhambra, Falling watter, ou as termas de Valls.

Os arquitectos orgulham-se da sua participação na sociedade, definem os espaço em que nascemos, crescemos, brincamos e até mesmo morremos…

Cabe á ordem apoiar os mais novos, criar e fomentar novas perspectivas de carreira, e oportunidades de trabalho. Defender a função do arquitecto como criador e como autor de projectos e pugnar pelos direitos de autor dos seus membros. Cabe á ordem formar os seus associados e incutir nos mesmos a responsabilidade pelos projectos e pela coordenação dos mesmos, que não pode legalmente ser deixada para outros, ditos “Project Managers”, que actuam sem enquadramento legal , não fazendo muito mais que levantar a vós. Cabe aos arquitectos e só aos arquitectos a coordenação dos projectos de Arquitectura e Engenharia como diz a lei.

O arquitecto é o último renascentista, e deve a ordem ajudar o Arquitecto nas suas actividades profissionais, deve a ordem pedir mais a quem assina projectos, seguramente cobrando honorários para poder apoiar e manter dentro da ordem sem qualquer custo a todo o colega Arquitecto que queira beneficiar das vantagens de pertencer á Ordem mantendo-se actualizado e culturalmente ativo mesmo que não assine projectos, não devendo nesses anos ter que contribuir economicamente para suporte da ordem. Para isso estamos os outros que ao assinar projectos devemos contribuir mais.

Espero da ordem cursos e incentivos para que o arquitecto contrate para o seu atelier engenheiros, e possa dar serviços cada vez mais integrados, e mesmo verticais.

Afinal alguns dos melhores directores de obra com que trabalhei são arquitectos, bem como o melhor fiscal de obras que conheci, e quanto às poucas construtoras geridas por arquitectos, que qualidade de trabalho, que gosto pelo detalhe…

Num mundo tão corporativo como o de hoje, A ordem dos Arquitectos, que somos nós, deve ajudar a ajudarmos-nos. Deve estar mais que tudo primeiro pelos mais novos. Os que mais precisão.

André Caiado, Arquitecto, MSc. PhD.
Fundador da Contacto Atlântico Arq. Lda.
www.contactoatlantico.com

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.