DELABIE, a experiência de um fabricante

Revista Anteprojectos - Janeiro 2020 - ed306 - pg54aQue avaliação pode ser feita sobre o momento atual que atravessam estas áreas de Cozinhas e Casas de Banho? Continua a ser prioridade em caso de renovação?
Sem dúvida que são dois setores da construção que estão sempre bastante ativos, nomeadamente no que diz respeito às renovações.
Como um especialista no nosso nicho de mercado, através do fornecimento de torneiras e equipamentos sanitários para locais de utilização pública, o que engloba locais muito específicos como, hospitais, hotéis, centros comerciais, cadeias de restauração, escolas, edifícios públicos, prisões, aeroportos, entre outros. Assistimos no decorrer de 2019 a um retomar de muitas obras e projetos que estavam em stand-by, pelo que foi um ano de concretização de negócios e de uma evolução bastante positiva no mercado, que esperamos dar continuidade durante o ano de 2020.
O mercado que começa agora a registar mudanças e onde os principais grupos no mercado não deixaram de investir em novas instalações e reabilitar as existentes, leva-nos a acreditar que a mudança veio para ficar.

Por onde passa a vossa estratégia para crescer no mercado nacional, nomeadamente ao nível hoteleiro e residencial?
A estratégia do Grupo DELABIE, quer em Portugal, quer nos outros países onde está presente (9 filiais pelo mundo), passa por um acompanhamento contínuo, desde o processo inicial com a prescrição, até à distribuição e instalação dos nossos produtos.
Conceção de produtos sustentáveis e com design, economia de água e de energia, antecipação das normas de higiene, é uma verdadeira cultura de empresa que nos permite a cada dia, acompanhar as coletividades, os estabelecimentos de cuidados de saúde, assim como todos os locais públicos, nos seus novos desafios.
Preocupados por estar à altura das exigências dos nossos clientes, em 2020 como em 2019, idealizámos novos produtos, que respeitam a qualidade que faz a nossa assinatura em França (origem do Grupo DELABIE), como pelo mundo: um design notável e fabrico irrepreensível.
Em cada projeto, para cada problema há uma solução DELABIE feita à medida.
Continuar a inovar e a lançar novos produtos com soluções adaptadas às necessidades dos estabelecimentos que recebem público (ERP), é a principal estratégia do Grupo DELABIE, sendo que a inovação esteja sempre aliada à estética e, acima de tudo, a pensar na economia de água e energia, mas sem nunca menosprezar o conforto do utilizador.

Que tendências de mercado identificam? Em que soluções estão a trabalhar, relacionada com estes dois espaços?
A tomada de consciência a favor de um consumo controlado, conduz gradualmente a que toda a população adote atitudes eco-responsáveis. Reciclagem, consumo de produtos locais e biológicos, proteção do meio ambiente, utilização de meios de transporte ecológicos, compostagem, redução da utilização de água, são todos eles gestos do quotidiano que fazem parte de uma lógica sustentável que visa consumir menos e consumir melhor.
O compromisso da DELABIE com uma abordagem responsável e sustentável, traduz-se em equipar todas as suas torneiras de lavatório com um débito reduzido a 3 l/min (que pode ser até 1,5 l/min), contra os 6 a 12 l/min das torneiras domésticas concorrentes. No entanto, durante a lavagem das mãos, 60 % do desperdício de água ocorre durante o ensaboamento e, a redução do débito não é suficiente para garantir um consumo controlado e sustentável.
Para limitar o consumo excessivo de água, a DELABIE propõe um sistema que faz com que a água feche entre o ensaboar e o enxaguar das mãos. Batizado de «fracionamento de débito», a inovação permite a paragem automática da água durante o ensaboar e volta a ligar de seguida para enxaguar (7 segundos). O fecho da água é automático e natural, graças a uma gestão inteligente da pressão da água, permitindo assim reduzir o desperdício de energia. A DELABIE procura assim desenvolver funcionalidades mais eficientes, evitando o uso do consumo de eletricidade e garantindo o ótimo conforto do utilizador, como por exemplo, através da abertura suave das torneiras, permitido sem esforço, pela simples pressão mecânica muito leve de fazer correr a água.
Propor uma abordagem sustentável e responsável do equipamento sanitário, é também acompanhar e aconselhar os seus clientes sobre a solução mais adequada às suas necessidades. Por exemplo, em alguns locais com elevada frequência, como os aeroportos, a estagnação da água não é um problema. Uma torneira eletrónica com limpeza periódica não é essencial, mas uma torneira temporizada mecânica já será a escolha ideal. Se o objetivo é limitar a transmissão de bactérias em primeiro lugar, a instalação de uma solução eletrónica permite garantir uma melhor higiene. É o caso por exemplo do acionamento da descarga direta de água de uma sanita, sem contacto manual. Para dar resposta às especificidades dos locais públicos, a DELABIE desenvolveu inovações tecnológicas, como o modo afluência nos urinóis.
A eco-responsabilidade é agora uma obrigação de todos. Preservar os recursos é o nosso ADN, mais do que nunca, esta será a tendência no setor dos sanitários para 2020 e para o futuro.

– Ao nível de produto, em que novidades estão a trabalhar neste momento e que características diferenciadoras apresentam face ao que existe no mercado?
O nosso maior desafio, é inovar constantemente, com o melhor desempenho possível e design apelativo e funcional. Ao conseguirmos a união de todos estes fatores, estaremos a corresponder às demandas de um mercado cada vez mais exigente e conhecedor profundo, do que realmente é importante nas suas instalações sanitárias.
Neste início de ano, temos um grande orgulho em termos um produto inúmeras vezes premiado pelos concursos mais prestigiados a nível internacional, o nosso urinol HYBRIMATIC FINO (produzido na nossa fábrica em Aveiro). Com o seu sistema de limpeza híbrido, o urinol HYBRIMATIC FINO é uma verdadeira alternativa ecológica aos urinóis sem água. O seu sistema de deteção inédito e limpeza automática, permitem o máximo de economia de água. Recebeu a menção «Selection» nos Iconic Awards 2020: Innovative Interior na categoria «Banho & Bem-Estar», foi premiado no concurso GERMAN DESIGN AWARD 2020 na categoria «Excellent Product Design – Banho & Bem-Estar», foi premiado no PLUS X AWARD 2019/2020 com 3 selos de qualidade: Alta Qualidade, Design e Funcionalidade, entre outros prémios a nível local em vários países.
Contamos apresentar no decorrer de 2020, mais de 50 novos produtos, que irão complementar a oferta existente nas nossas 5 gamas de produtos: Torneiras para Locais Públicos, Torneiras para Estabelecimentos Hospitalares e de cuidados de saúde, Acessibilidade e Acessórios de higiene, Sanitários em Aço Inoxidável e Torneiras específicas (Cozinhas Profissionais e Torneiras de emergência).

Cláudia Roque (Marketing & Communications Manager DELABIE Portugal)

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.