Sustentabilidade, a palavra de ordem dos dias de hoje

Wonderstudio - Sustentabilidade, a palavra de ordem dos dias de hoje

A sustentabilidade traduz-se na utilização racional de energia e num momento em que a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior, o papel do arquiteto em encontrar soluções inteligentes é crucial.

Considerando o impacto significativo e a importância que a construção tem no meio ambiente, as tendências arquitetónicas baseiam-se cada vez mais na sustentabilidade. A arquitetura tem em mãos um desafio e um compromisso acrescidos ao enquadrar materiais “amigos do ambiente” nos seus projetos.

Margarida Martins, responsável pelo atelier de arquitetura Wonderstudio, defende que “é importante a arquitetura batalhar pela sustentabilidade. As soluções sustentáveis, para além de oferecerem uma maior qualidade de vida, vêm introduzir novas funcionalidades nos edifícios sem comprometer o futuro das próximas gerações”.

Perante a urgência de “salvar o mundo”, a utilização de tecnologia inteligente é um fator importante e deve ser visto como um aliado para a sustentabilidade. A tecnologia consegue apresentar soluções eficientes e acessíveis, como por exemplo os painéis solares.

As energias renováveis são a opção mais eficiente para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, tanto a nível de aquecimento de águas sanitárias, como de climatização. A instalação de painéis solares consegue reduzir até 60% do consumo de energia no aquecimento de águas sanitárias.

No entanto, existem outros elementos que contribuem para o aumento da eficiência energética de uma habitação. O isolamento térmico, graças aos seus materiais termicamente resistentes, minimiza a fuga de calor do interior para o exterior no inverno e sobreaquecimento no verão. Quanto melhor for o isolamento de uma casa, menor será o investimento em aquecimento central e em ar condicionado.

A lã de vidro, lã de rocha, espuma de poliuretano, poliestireno expandido, poliestireno extrudido e aglomerado de cortiça são alguns dos tipos de isolamento térmico existentes.

Gabinete:

WONDERSTUDIO

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.