Moradia em Cascais. Conheça o Atelier aqui!

Revista Anteprojectos Outubro 2019 ed 303 pg016a

O projecto envolve a conceção de uma moradia unifamiliar para um terreno situado no concelho de Cascais.
Dois corpos dispostos perpendicularmente entre si, formando um L, alinham-se com o limite Noroeste do terreno, tendo o mais longo apenas um piso, e o de menor dimensão dois pisos, bem como áreas técnicas em cave.
O corpo mais longo encerra-se quase completamente na fachada virada ao muro do vizinho, sendo, por oposição, muito aberto a Sul e nascente, para as áreas exteriores de fruição, que incluem piscina e jardim.
A fachada virada à rua é recatada e contida, enquanto as fachadas viradas para o interior do lote são rasgadas e festivas.
O piso 0, com maior expressão em planta, integra as áreas sociais, bem como o quarto principal. Este piso inclui também hall de entrada, cozinha, escritório e instalações sanitárias.
O piso 1 inclui três quartos e uma instalação sanitária.
Em zona anexa à sala e cozinha prevê-se a construção de um deck em madeira, permeável, que medeia a relação entre a construção e a piscina. Esta última, de transbordo, assume-se como elemento cenográfico da proposta, integrando-se na geometria conceptual da casa, estando envolvida pelo jardim.
A cobertura do volume mais baixo é aproveitada como um terraço acessível, debruçado sobre o jardim e a piscina.
Pretende-se que a edificação a construir espelhe a sua contemporaneidade, pelo que a linguagem arquitectónica proposta é assumidamente modernista.
Como material de revestimento predominante propõe-se o betão aparente. Estão previstos grandes planos
envidraçados nas zonas comuns, a preencher com caixilharia térmica de correr (no interior das paredes), permitindo fundir interior e exterior.

Revista Anteprojectos Outubro 2019 ed 303 pg016b

- Designação
Moradia em Cascais
- Função
Habitação
- Localização
Cascais
- Data início da obra
Fim de 2019

Ficha Técnica
Arquitectura: Henrique Barros-Gomes e Joana Cabrita, Arquitectos

Revista Anteprojectos Outubro 2019 ed 303 pg016cRevista Anteprojectos Outubro 2019 ed 303 pg016dAtelier sedeado em Lisboa, especializado em Arquitectura, elabora projectos e desenvolve consultoria nas áreas da arquitectura, interiores e visualização arquitectónica.
Com uma prática baseada numa filosofia de desenho contemporanea, interpretando e materializando a visão de cada cliente, com paixão, rigor, criatividade e flexibilidade, cada projecto assenta numa aproximação holística, integrada e ecologicamente sustentada à resolução dos problemas.
Tem desenvolvido projectos e acompanhado obras das mais diferentes escalas, com realce para os equipamentos públicos, a habitação, a hotelaria e o retail, incluindo planos de pormenor e masterplans de empreendimentos turísticos.
Mais recentemente, a actividade tem-se centrado na concepção de casas, na remodelação de casas e apartamentos e no desenvolvimento de projectos turísticos.
A nossa maior ambição é deixar uma marca pessoal na paisagem.

Projectos em carteira:
– Reabilitação de diversos edifícios em ARU – Lisboa, Faro, Amadora e Setúbal;
– Remodelação de diversos apartamentos em Lisboa
– Moradias unifamiliares em Sintra, Cascais, Sesimbra e Mafra

Gabinete:

HENRIQUE BARROS-GOMES – ARQUITECTO, UNIPESSOAL, LDA.

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.