Sistemas ETICS ISOVIT da SECILTEK

Os sistemas ETICS são já a forma mais usual de isolar termicamente os edifícios, de serviços ou habitacionais, na obra nova ou mesmo na reabilitação.

Revista Anteprojectos Outubro 2019 ed 303 pg044aOs aspetos a ter em conta na escolha do material isolante são: economia, valência térmica e acústica, sustentabilidade ambiental e segurança contra incêndios. Assim, apresentamos o sistema ISOVIT Clássico (poliestireno expandido), ISOVIT KI (lã-de-rocha) e ISOVIT Cork (aglomerado de cortiça expandida) da marca SECILTEK.

O sistema mais convencional ISOVIT Clássico constitui a opção mais económica, mas, apesar disso, garante um desempenho térmico muito eficaz decorrente da utilização de painéis em EPS. Os acabamentos finais são obtidos através de barramento com o produto ISOVIT REV (acabamento acrílico decorativo), que se apresenta nas texturas fina e média e numa vasta paleta de corres, conferindo até a possibilidade de afinações.

Quando aumenta o nível de exigência técnica de um sistema ETICS a utilizar numa determinada fachada, pretendendo-se os mesmos acabamentos de um sistema convencional, então a seleção mais óbvia é o ISOVIT KI. Este sistema difere do ISOVIT Clássico apenas pelo tipo de painel isolante que, neste caso, passa a recorrer à lã mineral em painel rígido. Com este painel, o sistema ISOVIT KI adquire caraterísticas singulares de resistência ao fogo, sendo adequado para aplicar em fachadas com altura superior a 28 metros. Além disso, tem um excelente desempenho acústico e uma elevada fiabilidade dado que estes painéis exibem uma excelente estabilidade dimensional.

Por fim, o sistema ISOVIT Cork apresenta-se como um sistema de excelência, distinto sob todos os pontos de vista, acumulando vantagens indiscutíveis quando o critério de seleção é a sustentabilidade das soluções e a salubridade das construções. Os painéis isolantes em aglomerado de cortiça expandida ICB conferem o isolamento térmico e acústico adequado, além de garantirem uma excelente permeabilidade ao vapor de água, tratando-se de um produto 100% natural. Mas, a excelência reclamada por este sistema ETICS surge da associação deste material nobre – a cortiça – com outro não menos merecedor de destaque, pelas importantes caraterísticas que acrescenta. Trata-se da Cal Hidráulica Natural (NHL) de produção nacional, tal como a cortiça, e que é o ligante de base para as argamassas constituintes do sistema ISOVIT Cork. A colagem e regularização dos painéis ICB é realizada com o produto ISOVIT E-CORK, uma argamassa de NHL aligeirada com pó de cortiça. O sistema distingue-se ainda por permitir a obtenção de um acabamento areado fino, com o produto REABILITA CAL AC, argamassa formulada exclusivamente com NHL à qual se segue um esquema de pintura à base de silicatos com os produtos ISOVIT AD 25 (primário) e ISOVIT REV SP (tinta de silicatos) mantendo a coerência técnica, nomeadamente, do ponto de vista da permeabilidade ao vapor.

Em qualquer dos sistemas deve seguir-se uma metodologia de aplicação correta, sendo fundamental conhecer toda a documentação técnica associada, particularmente as fichas técnicas dos produtos e as Aprovações Técnicas Europeias (ETA) dos sistemas.

Mais informações:

Revista Anteprojectos Outubro 2019 ed 303 pg044b[email protected]
www.seciltek.com

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.