Passado, futuro e a integração da Texsa

Soprema Tomas
Tomás Cembrero

Director Comercial de Texsa Portugal

Anteprojectos | www.anteprojectos.com.pt

- Na génese da empresa Soprema. Como se conta a história da empresa desde a sua criação? Passado e futuro e a integração da Texsa.
O Grupo Soprema fundado em 1908, com sede em Estrasburgo (França), é líder mundial em soluções de impermeabilização e isolamento térmico e acústico para todos os segmentos da construção. Apresenta uma faturação de 2.332 milhões de euros, 59 unidades de produção, 90 filiais de exportação, mais de 7.300 funcionários e mais de 4.000 distribuidores.
O grupo Soprema está presente em mais de 90 países, com 13 centros de I&D e 20 centros de formação em 5 países.
O sucesso mundial da Soprema é comprovado pelos milhões de m² de produtos Soprema instalados a cada ano nos mais diversos climas e pela grande variedade de projectos dos quais fazemos parte.
Os sistemas de impermeabilização e isolamento térmico e acústico da Soprema demonstram continuamente a sua fiabilidade e alto desempenho.
A SOPREMA é sinónimo de força e solidez, com um histórico de sucesso e de reconhecimento mundial da qualidade dos nossos produtos e sistemas fiáveis, duradouros e eficientes.
O nosso sucesso é o resultado do princípio básico de potenciar as ideias como motor de desenvolvimento.
Trabalhamos com uma vasta gama de produtos que nos permite satisfazer as distintas necessidades dos nossos mercados.
O desenvolvimento do nosso portfólio é fruto da estreita colaboração entre os departamentos de marketing e comercial e os nossos centros de investigação e desenvolvimento. A nossa oferta de produtos é inovadora e está em
perfeita sintonia com as exigências do mercado e as normas em vigor. Com a SOPREMA, pode ter a certeza de encontrar a solução adequada para cada tipo de construção.
O grupo Soprema adquiriu a unidade de produção da Texsa em 2013, mantendo a marca corporativa Texsa. Após a aquisição e integração de outras empresas do setor de isolamento térmico (Topox Foam e Topox-Dox) e impermeabilização (Asfaltex) com sede na Península Ibérica, foi decidida a alteração do nome de Texsa Portugal para Grupo Soprema.
- A Soprema tem uma experiência de mais de 100 anos, o que mudou no sector neste período?
O sector de impermeabilização e isolamento tornou-se muito mais técnico e seguro. Hoje, a inovação constante é essencial para desenvolver produtos e sistemas de acordo com as necessidades actuais de construção. Também os produtos são mais fáceis e seguros de aplicar, tendo sempre presente a perspectiva de sustentabilidade e eficiência. A investigação da Soprema tem como objectivo avaliar e minimizar o impacto produzido pelos nossos produtos e actividades sobre o meio ambiente e sobre os seres humanos durante a vida de um edifício, desde o fabrico dos produtos, transporte, construção, operação e demolição.
- Com a Crise do sector. O que mudou na filosofia da Soprema?
A filosofia da Soprema não mudou e hoje promovemos, mais do que nunca, a inovação e a sustentabilidade como motor de desenvolvimento baseado no respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente. Com uma forte responsabilidade social e compromisso com a qualidade da construção, um dos nossos objectivos é a formação das pessoas: instaladores dos nossos produtos, suporte técnico para a realização de projectos e assessoria a especialistas, os quais fazem parte do nosso dia-a-dia.
A equipa da Soprema é uma equipa de especialistas e, graças a esses princípios básicos de desempenho e desenvolvimento, é reconhecida pelo seu compromisso com a qualidade total.
- A Soprema não está sozinha no mercado. Quais os trunfos que a diferenciam?
O constante investimento no desenvolvimento de produtos do futuro faz da SOPREMA líder mundial em impermeabilização, além de nos colocar como interveniente principal na protecção global da casa com isolamento térmico e acústico, quer do edifício quer das estruturas de engenharia civil.
A Soprema apresenta uma ampla gama de produtos e sistemas fiáveis, seguros que respeitam as pessoas e o meio ambiente, constantemente preocupada com a formação, consultoria e colaboração com os intervenientes do sector, como resultado do seu compromisso com a qualidade.
- E em que medida é essencial apostar na Inovação?
Para responder às exigências económicas e ambientais, a SOPREMA desenvolve continuamente novos produtos e soluções.
Estas inovações formam o coração da nossa estratégia de investigação e desenvolvimento. Os nossos objectivos são: melhorar as prestações dos nossos produtos facilitando sempre o trabalho dos nossos funcionários e a colocação em obra.
- Quais são as vossas acções-chave para o futuro?
Consolidar a política de qualidade do Grupo Soprema na nossa fábrica em Portugal, beneficiando de uma estratégia de investimento industrial que permita compatibilizar a optimização qualitativa, a incorporação de gamas de produtos com alto conteúdo técnico e a sustentabilidade ambiental.
- Estão previstos mais novidades e/ou inovações em breve? Quais?
O lançamento da gama Elite chega no final de 2017. É uma gama de alta qualidade e desempenho excecional composta por membranas SBS de alta qualidade para impermeabilização monocamada ou bicamada, com excelentes propriedades mecânicas e flexibilidade a baixas temperaturas, inferiores ou iguais a -25 ºC.
Este lançamento será seguido por outros em 2018, que serão a prova do alto conteúdo técnico das nossas inovações em busca da mais alta qualidade dos nossos produtos e sistemas.
- Em termos de estratégia, que desafios e oportunidades existem actualmente no mercado?
Num mercado onde a principal decisão de compra ainda é o preço, introduzir produtos e sistemas de alta qualidade e desempenho.
- Em termos de exportação, quais são os mercados internacionais onde operam e aqueles que ainda representam uma oportunidade?
A Soprema está presente em 90 países. A Soprema Portugal exporta principalmente para o Canadá, América Latina, Reino Unido e MAGREB, além de fornecer outras filiais do grupo em diferentes países.
- Em que medida a Soprema tem acompanhado a reanimação que se volta agora a sentir no sector?
A situação financeira da Soprema permite investimentos constantes tanto no desenvolvimento de novas unidades de produção, como no investimento em projectos de inovação nas diversas áreas da construção. Os anos de crise foram marcados por um crescimento inorgânico que envolveu a aquisição de empresas de alto nível na Europa e nos Estados Unidos. Actualmente, a Soprema está a organizar os seus mercados com a intenção de liderar o mercado mundial de impermeabilização e isolamento térmico e acústico.
Através da produção, comercialização e promoção de sistemas de alto desempenho através de uma equipa dedicada ao cliente.

Soprema logoTexsa Portugal S.A,
Zona Industrial de Alpiarça – Rua A Lote 4 B
2090-242 Alpiarça
www.soprema.pt

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.