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Elegância, qualidade e vanguardismo renovados

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Soluções Técnicas

Publicado

00aME_Mallorca-GeneralBeach

ESTE HOTEL DE MAGALUF, LOCALIZADO NA BAÍA MAIORQUINA DE CALVIÀ (ESPANHA) TORNOU-SE NUM SÍMBOLO DA RECONVERSÃO IMINENTE DESTA ZONA TURÍSTICA ENVELHECIDA

A silhueta de Magaluf, na baía maiorquina de Calvià é sinónimo de sol e praia desde há décadas. De entre toda a construção nascida nos anos 60, no auge do turismo em Espanha, um único edifício resplandece sobre o resto. O renovado hotel ME Mallorca by Meliá aponta o caminho a tomar para reconverter esta zona envelhecida num destino de vanguarda, qualidade e sustentabilidade.

Estas três qualidades refletem o espírito do projeto de reabilitação do estabelecimento localizado na costa sudoeste de Maiorca (Baleares, Espanha). ME Mallorca, uma joint-venture do Melia e do fundo norte-americano Avenue Capital, que têm defendido a renovação gradual e a reconversão de Magaluf. "Trata-se de uma mudança que todos exigiam e que é inevitável porque já está a acontecer com apostas como esta e a de outros hotéis, como a reforma e a mudança de marca do Sol Katmandu Park & Resort e do Sol Wave House, que melhoram a zona ", explica o seu diretor, Raúl Palomo.

CARÁCTER E DIFERENCIAÇÃO A transformação enquadra-se no macroprojeto "Calvià Beach', do Meliá Hotels International, uma das cadeias mais importantes a nível mundial, com 350 hotéis distribuídos em 35 países em 4 continentes. Até ao final de 2017 serão incluídos um total de onze hotéis e um investimento de, aproximadamente, 200 milhões de euros. Esta é uma iniciativa pioneira para a reposicionamento deste destino turístico, agora esgotado, que melhorou a qualidade, a rentabilidade e a sustentabilidade dos complexos turísticos da zona.

Apresentação 1

O hotel renovado foi incluído na carteira de ME by Meliá, uma marca emocional de lifestyle que levou à criação de uma oferta de maior qualidade e diferenciação. "Neste destino têm lugar todos os tipos de clientes; também aqueles com diferentes preocupações, que procuram qualidade e que não se importam de pagar para a conseguirem. Isto é o que oferecemos aos nossos clientes; muito mais que uma estadia", diz Polomo.

A IMPORTÂNCIA DE UMA FACHADA

Apresentação 1ME by Meliá é a marca mais inovadora do Meliá Hotels International. Um novo conceito de hotel urbano e para férias focado no design, na gastronomia, na alta tecnologia e na música, oferecendo uma experiência adaptada a cada hóspede. São instalações de categoria premium espalhadas por todo o mundo, como em Londres, Madrid, Ibiza e agora também em Maiorca. "São hotéis com um atrativo único e é por essa razão que, na sequência da renovação do seu interior, não foi realizada a reabilitação típica da fachada com uma maquilhagem leve", explica Jordi Basora, construction project manager do Melia.

A remodelação começou em 2012 e foi realizada em quatro fases diferentes: torre alta do edifício, torre baixa, solário com saída para o mar e, finalmente, a fachada.

"O exterior do edifício, no qual foi utilizado o material Trespa®Meteon® que a Trespa fornece, foi o culminar de um projeto em que se privilegiou a qualidade e a estética. Decidiu-se apostar neste produto porque nos oferecia um valor acrescentado e uma mudança radical no edifício através de um investimento económico controlado.

Era o toque de qualidade que a cadeia necessitava”, salienta Basora. Raul Palomo concorda que a nova fachada foi o culminar para a transformação de marca e de experiência dentro do hotel: "Uma mudança radical que não deixa ninguém indiferente, incluindo os hóspedes, os turistas, os locais e o próprio staff.

Quando alguém olha para o hotel acontece o que chamamos o efeito "uau', porque é bonito, elegante e chama a atenção". "É um estabelecimento que provoca admiração, com muito potencial para novos clientes uma vez que é atraente", afirma.

TRESPA, UMA APOSTA SEGURA A ampla gama de cores, acabamentos e texturas, bem como a qualidade e a garantia de dez anos do produto foram o argumento principal para que o Meliá apostasse em Trespa® Meteon®. O conhecido arquiteto Álvaro Sans, responsável pelo projeto, participou na tomada de decisão acerca do fabricante: "Além da infinidade de tons e cores convenceunos pela facilidade de fixação. "É uma forma de trabalhar muito limpa que não incomoda, mesmo com o hotel em funcionamento. O resultado foi muito satisfatório."

33ME_Mallorca-FamilyPool

O hotel é um edifício de grandes dimensões junto à praia, típico da década de sessenta na ilha de Maiorca. O arenito local de Santanyí, abundante na arquitetura tradicional balear, cobre o exterior do edifício. É um arenito poroso, com elevada capacidade de absorção de água, encontrando-se muito deteriorado pela passagem do tempo. "Demolir toda a fachada é caríssimo; por essa razão, a solução da Trespa permitiu-nos criar uma fachada sobre a pedra original, que a isola do calor e lhe dá uma aparência totalmente diferente. Não posso imaginar uma solução melhor e de maior qualidade para um edifício antigo e com problemas de desprendimento como este", refere Sans.

INTEGRADO NA ZONA ENVOLVENTE Foram necessários 5 000 m² de painéis da cor Metallics Aluminium Grey com acabamento Rock e da cor Wood Decors French Walnut com acabamento Matt para criar um novo hotel com uma nova fachada. "Conseguimos integrar um edifício do século passado neste século graças à fachada. Para isso, utilizámos duas texturas diferentes: o acabamento em alumínio metalizado permitiu dar-lhe um aspeto de edifício contemporâneo e moderno, enquanto a madeira serviu para transmitir uma sensação de praia e ecologia.

Misturámos o vanguardismo com materiais naturais, suaves e agradáveis que um edifício de praia exige para o tornar mais humano e com sabor a férias", explica.

O resultado é uma fachada moderna e sofisticada totalmente integrada com a zona envolvente, respeitadora da cultura local, representando, ao mesmo tempo, uma mudança radical. "Para dar energia à zona tivemos que criar algo que se diferenciasse do resto, mas sempre respeitando a zona envolvente. O resultado ficou muito bom, um edifício que surpreende quando se chega a Magaluf ", salienta o arquiteto autor de inúmeros projetos turísticos em todo o mundo.

SOLIDEZ E SUSTENTABILIDADE Os resultados do projeto incentivaram a equipa responsável a ampliar o seu alcance no decurso da obra. Acrescentaram-se duas fachadas laterais cuja reabilitação não estava prevista -mesmo estando o hotel já em funcionamento- e aproveitou-se a diferente tonalidade que as placas Trespa® Meteon® Metallics oferecem de acordo com a orientação das mesmas e da luz solar.

"A Trespa é o fabricante número um deste tipo de material pela qualidade que oferece pois, além de o fabricar, fornece-o e acompanha a execução da obra. Dispõem de uma incrível variedade de cores e, ao mudar a posição das placas Metallics, o tom destas também muda com o sol", explica Manuel Rosado, responsável pela Bricerpe, empresa responsável pela instalação da fachada.

Apresentação 1

Apresentação 1"O arenito local estava em risco de desprendimento; por essa razão, contámos com uma equipa técnica que avaliou o tipo de ancoragem a ser utilizado e com um técnico nosso que projetou a folga que poderia ser deixada entre a fachada original e a nova", disse Rosado. Além de melhorar a estética, com a nova fachada ventilada poder-se-á obter uma poupança energética.

As placas Trespa® Meteon® apresentam uma elevada resistência à intempérie. "Podem ser limpas sem necessidade de utilizar produtos especiais e exigem muito pouca manutenção, algo muito importante num hotel sazonal como o ME Mallorca ", constata o seu diretor, Raúl Palomo. "No próximo ano vai ser quando, realmente, poderemos avaliar a poupança nesse investimento, tanto a nível energético como de manutenção.

Por agora estamos muito satisfeitos que a fachada brilhe após um dia chuvoso", afirma.

COMPROMISSOS COM A TRESPA E COM MAGALUP

Tanto os instaladores, como a direção do hotel e a equipa do projeto do Meliá concordam com a qualidade, a elegância e a modernidade que a nova fachada trouxe ao estabelecimento turístico. "Estamos a pensar em implementar o mesmo produto Trespa® Meteon® em novas obras de reconversão em Magaluf com a marca Sol Hotels.

Também em Torremolinos, na península de Espanha, tal como já fizemos no ano passado no Sol Beach House de Ibiza", disse Jordi Basora, construction project manager do Meliá Hotels International.

Para o arquiteto Álvaro Sans, a mudança desta zona envelhecida de Calvià passará pela remodelação das fachadas dos edifícios que a compõem. "Uma zona torna-se obsoleta não pela volumetria, mas pelas suas formas, pela qualidade e pelo design.

Não é o suficiente remodelar o interior, porque isso ajuda a marca mas não o destino.

Temos que mudar o skyline de toda a zona e é o que está a fazer o Meliá; primeiro com o beach club de Magaluf Nikki Beach Mallorca; em seguida, o ME Mallorca e, num futuro próximo, a transformação do vizinho Sol Antillas Barbados, que subirá de categoria e vai passar a pertencer à marca Meliá Hotels & Resorts. Se outras empresas seguissem este exemplo, em cinco anos, Magaluf estaria irreconhecível", conclui.

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Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

Elegância, qualidade e vanguardismo renovados

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00aME_Mallorca-GeneralBeach

ESTE HOTEL DE MAGALUF, LOCALIZADO NA BAÍA MAIORQUINA DE CALVIÀ (ESPANHA) TORNOU-SE NUM SÍMBOLO DA RECONVERSÃO IMINENTE DESTA ZONA TURÍSTICA ENVELHECIDA

A silhueta de Magaluf, na baía maiorquina de Calvià é sinónimo de sol e praia desde há décadas. De entre toda a construção nascida nos anos 60, no auge do turismo em Espanha, um único edifício resplandece sobre o resto. O renovado hotel ME Mallorca by Meliá aponta o caminho a tomar para reconverter esta zona envelhecida num destino de vanguarda, qualidade e sustentabilidade.

Estas três qualidades refletem o espírito do projeto de reabilitação do estabelecimento localizado na costa sudoeste de Maiorca (Baleares, Espanha). ME Mallorca, uma joint-venture do Melia e do fundo norte-americano Avenue Capital, que têm defendido a renovação gradual e a reconversão de Magaluf. "Trata-se de uma mudança que todos exigiam e que é inevitável porque já está a acontecer com apostas como esta e a de outros hotéis, como a reforma e a mudança de marca do Sol Katmandu Park & Resort e do Sol Wave House, que melhoram a zona ", explica o seu diretor, Raúl Palomo.

CARÁCTER E DIFERENCIAÇÃO A transformação enquadra-se no macroprojeto "Calvià Beach', do Meliá Hotels International, uma das cadeias mais importantes a nível mundial, com 350 hotéis distribuídos em 35 países em 4 continentes. Até ao final de 2017 serão incluídos um total de onze hotéis e um investimento de, aproximadamente, 200 milhões de euros. Esta é uma iniciativa pioneira para a reposicionamento deste destino turístico, agora esgotado, que melhorou a qualidade, a rentabilidade e a sustentabilidade dos complexos turísticos da zona.

Apresentação 1

O hotel renovado foi incluído na carteira de ME by Meliá, uma marca emocional de lifestyle que levou à criação de uma oferta de maior qualidade e diferenciação. "Neste destino têm lugar todos os tipos de clientes; também aqueles com diferentes preocupações, que procuram qualidade e que não se importam de pagar para a conseguirem. Isto é o que oferecemos aos nossos clientes; muito mais que uma estadia", diz Polomo.

A IMPORTÂNCIA DE UMA FACHADA

Apresentação 1ME by Meliá é a marca mais inovadora do Meliá Hotels International. Um novo conceito de hotel urbano e para férias focado no design, na gastronomia, na alta tecnologia e na música, oferecendo uma experiência adaptada a cada hóspede. São instalações de categoria premium espalhadas por todo o mundo, como em Londres, Madrid, Ibiza e agora também em Maiorca. "São hotéis com um atrativo único e é por essa razão que, na sequência da renovação do seu interior, não foi realizada a reabilitação típica da fachada com uma maquilhagem leve", explica Jordi Basora, construction project manager do Melia.

A remodelação começou em 2012 e foi realizada em quatro fases diferentes: torre alta do edifício, torre baixa, solário com saída para o mar e, finalmente, a fachada.

"O exterior do edifício, no qual foi utilizado o material Trespa®Meteon® que a Trespa fornece, foi o culminar de um projeto em que se privilegiou a qualidade e a estética. Decidiu-se apostar neste produto porque nos oferecia um valor acrescentado e uma mudança radical no edifício através de um investimento económico controlado.

Era o toque de qualidade que a cadeia necessitava”, salienta Basora. Raul Palomo concorda que a nova fachada foi o culminar para a transformação de marca e de experiência dentro do hotel: "Uma mudança radical que não deixa ninguém indiferente, incluindo os hóspedes, os turistas, os locais e o próprio staff.

Quando alguém olha para o hotel acontece o que chamamos o efeito "uau', porque é bonito, elegante e chama a atenção". "É um estabelecimento que provoca admiração, com muito potencial para novos clientes uma vez que é atraente", afirma.

TRESPA, UMA APOSTA SEGURA A ampla gama de cores, acabamentos e texturas, bem como a qualidade e a garantia de dez anos do produto foram o argumento principal para que o Meliá apostasse em Trespa® Meteon®. O conhecido arquiteto Álvaro Sans, responsável pelo projeto, participou na tomada de decisão acerca do fabricante: "Além da infinidade de tons e cores convenceunos pela facilidade de fixação. "É uma forma de trabalhar muito limpa que não incomoda, mesmo com o hotel em funcionamento. O resultado foi muito satisfatório."

33ME_Mallorca-FamilyPool

O hotel é um edifício de grandes dimensões junto à praia, típico da década de sessenta na ilha de Maiorca. O arenito local de Santanyí, abundante na arquitetura tradicional balear, cobre o exterior do edifício. É um arenito poroso, com elevada capacidade de absorção de água, encontrando-se muito deteriorado pela passagem do tempo. "Demolir toda a fachada é caríssimo; por essa razão, a solução da Trespa permitiu-nos criar uma fachada sobre a pedra original, que a isola do calor e lhe dá uma aparência totalmente diferente. Não posso imaginar uma solução melhor e de maior qualidade para um edifício antigo e com problemas de desprendimento como este", refere Sans.

INTEGRADO NA ZONA ENVOLVENTE Foram necessários 5 000 m² de painéis da cor Metallics Aluminium Grey com acabamento Rock e da cor Wood Decors French Walnut com acabamento Matt para criar um novo hotel com uma nova fachada. "Conseguimos integrar um edifício do século passado neste século graças à fachada. Para isso, utilizámos duas texturas diferentes: o acabamento em alumínio metalizado permitiu dar-lhe um aspeto de edifício contemporâneo e moderno, enquanto a madeira serviu para transmitir uma sensação de praia e ecologia.

Misturámos o vanguardismo com materiais naturais, suaves e agradáveis que um edifício de praia exige para o tornar mais humano e com sabor a férias", explica.

O resultado é uma fachada moderna e sofisticada totalmente integrada com a zona envolvente, respeitadora da cultura local, representando, ao mesmo tempo, uma mudança radical. "Para dar energia à zona tivemos que criar algo que se diferenciasse do resto, mas sempre respeitando a zona envolvente. O resultado ficou muito bom, um edifício que surpreende quando se chega a Magaluf ", salienta o arquiteto autor de inúmeros projetos turísticos em todo o mundo.

SOLIDEZ E SUSTENTABILIDADE Os resultados do projeto incentivaram a equipa responsável a ampliar o seu alcance no decurso da obra. Acrescentaram-se duas fachadas laterais cuja reabilitação não estava prevista -mesmo estando o hotel já em funcionamento- e aproveitou-se a diferente tonalidade que as placas Trespa® Meteon® Metallics oferecem de acordo com a orientação das mesmas e da luz solar.

"A Trespa é o fabricante número um deste tipo de material pela qualidade que oferece pois, além de o fabricar, fornece-o e acompanha a execução da obra. Dispõem de uma incrível variedade de cores e, ao mudar a posição das placas Metallics, o tom destas também muda com o sol", explica Manuel Rosado, responsável pela Bricerpe, empresa responsável pela instalação da fachada.

Apresentação 1

Apresentação 1"O arenito local estava em risco de desprendimento; por essa razão, contámos com uma equipa técnica que avaliou o tipo de ancoragem a ser utilizado e com um técnico nosso que projetou a folga que poderia ser deixada entre a fachada original e a nova", disse Rosado. Além de melhorar a estética, com a nova fachada ventilada poder-se-á obter uma poupança energética.

As placas Trespa® Meteon® apresentam uma elevada resistência à intempérie. "Podem ser limpas sem necessidade de utilizar produtos especiais e exigem muito pouca manutenção, algo muito importante num hotel sazonal como o ME Mallorca ", constata o seu diretor, Raúl Palomo. "No próximo ano vai ser quando, realmente, poderemos avaliar a poupança nesse investimento, tanto a nível energético como de manutenção.

Por agora estamos muito satisfeitos que a fachada brilhe após um dia chuvoso", afirma.

COMPROMISSOS COM A TRESPA E COM MAGALUP

Tanto os instaladores, como a direção do hotel e a equipa do projeto do Meliá concordam com a qualidade, a elegância e a modernidade que a nova fachada trouxe ao estabelecimento turístico. "Estamos a pensar em implementar o mesmo produto Trespa® Meteon® em novas obras de reconversão em Magaluf com a marca Sol Hotels.

Também em Torremolinos, na península de Espanha, tal como já fizemos no ano passado no Sol Beach House de Ibiza", disse Jordi Basora, construction project manager do Meliá Hotels International.

Para o arquiteto Álvaro Sans, a mudança desta zona envelhecida de Calvià passará pela remodelação das fachadas dos edifícios que a compõem. "Uma zona torna-se obsoleta não pela volumetria, mas pelas suas formas, pela qualidade e pelo design.

Não é o suficiente remodelar o interior, porque isso ajuda a marca mas não o destino.

Temos que mudar o skyline de toda a zona e é o que está a fazer o Meliá; primeiro com o beach club de Magaluf Nikki Beach Mallorca; em seguida, o ME Mallorca e, num futuro próximo, a transformação do vizinho Sol Antillas Barbados, que subirá de categoria e vai passar a pertencer à marca Meliá Hotels & Resorts. Se outras empresas seguissem este exemplo, em cinco anos, Magaluf estaria irreconhecível", conclui.

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Elegância, qualidade e vanguardismo renovados

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ESTE HOTEL DE MAGALUF, LOCALIZADO NA BAÍA MAIORQUINA DE CALVIÀ (ESPANHA) TORNOU-SE NUM SÍMBOLO DA RECONVERSÃO IMINENTE DESTA ZONA TURÍSTICA ENVELHECIDA

A silhueta de Magaluf, na baía maiorquina de Calvià é sinónimo de sol e praia desde há décadas. De entre toda a construção nascida nos anos 60, no auge do turismo em Espanha, um único edifício resplandece sobre o resto. O renovado hotel ME Mallorca by Meliá aponta o caminho a tomar para reconverter esta zona envelhecida num destino de vanguarda, qualidade e sustentabilidade.

Estas três qualidades refletem o espírito do projeto de reabilitação do estabelecimento localizado na costa sudoeste de Maiorca (Baleares, Espanha). ME Mallorca, uma joint-venture do Melia e do fundo norte-americano Avenue Capital, que têm defendido a renovação gradual e a reconversão de Magaluf. "Trata-se de uma mudança que todos exigiam e que é inevitável porque já está a acontecer com apostas como esta e a de outros hotéis, como a reforma e a mudança de marca do Sol Katmandu Park & Resort e do Sol Wave House, que melhoram a zona ", explica o seu diretor, Raúl Palomo.

CARÁCTER E DIFERENCIAÇÃO A transformação enquadra-se no macroprojeto "Calvià Beach', do Meliá Hotels International, uma das cadeias mais importantes a nível mundial, com 350 hotéis distribuídos em 35 países em 4 continentes. Até ao final de 2017 serão incluídos um total de onze hotéis e um investimento de, aproximadamente, 200 milhões de euros. Esta é uma iniciativa pioneira para a reposicionamento deste destino turístico, agora esgotado, que melhorou a qualidade, a rentabilidade e a sustentabilidade dos complexos turísticos da zona.

Apresentação 1

O hotel renovado foi incluído na carteira de ME by Meliá, uma marca emocional de lifestyle que levou à criação de uma oferta de maior qualidade e diferenciação. "Neste destino têm lugar todos os tipos de clientes; também aqueles com diferentes preocupações, que procuram qualidade e que não se importam de pagar para a conseguirem. Isto é o que oferecemos aos nossos clientes; muito mais que uma estadia", diz Polomo.

A IMPORTÂNCIA DE UMA FACHADA

Apresentação 1ME by Meliá é a marca mais inovadora do Meliá Hotels International. Um novo conceito de hotel urbano e para férias focado no design, na gastronomia, na alta tecnologia e na música, oferecendo uma experiência adaptada a cada hóspede. São instalações de categoria premium espalhadas por todo o mundo, como em Londres, Madrid, Ibiza e agora também em Maiorca. "São hotéis com um atrativo único e é por essa razão que, na sequência da renovação do seu interior, não foi realizada a reabilitação típica da fachada com uma maquilhagem leve", explica Jordi Basora, construction project manager do Melia.

A remodelação começou em 2012 e foi realizada em quatro fases diferentes: torre alta do edifício, torre baixa, solário com saída para o mar e, finalmente, a fachada.

"O exterior do edifício, no qual foi utilizado o material Trespa®Meteon® que a Trespa fornece, foi o culminar de um projeto em que se privilegiou a qualidade e a estética. Decidiu-se apostar neste produto porque nos oferecia um valor acrescentado e uma mudança radical no edifício através de um investimento económico controlado.

Era o toque de qualidade que a cadeia necessitava”, salienta Basora. Raul Palomo concorda que a nova fachada foi o culminar para a transformação de marca e de experiência dentro do hotel: "Uma mudança radical que não deixa ninguém indiferente, incluindo os hóspedes, os turistas, os locais e o próprio staff.

Quando alguém olha para o hotel acontece o que chamamos o efeito "uau', porque é bonito, elegante e chama a atenção". "É um estabelecimento que provoca admiração, com muito potencial para novos clientes uma vez que é atraente", afirma.

TRESPA, UMA APOSTA SEGURA A ampla gama de cores, acabamentos e texturas, bem como a qualidade e a garantia de dez anos do produto foram o argumento principal para que o Meliá apostasse em Trespa® Meteon®. O conhecido arquiteto Álvaro Sans, responsável pelo projeto, participou na tomada de decisão acerca do fabricante: "Além da infinidade de tons e cores convenceunos pela facilidade de fixação. "É uma forma de trabalhar muito limpa que não incomoda, mesmo com o hotel em funcionamento. O resultado foi muito satisfatório."

33ME_Mallorca-FamilyPool

O hotel é um edifício de grandes dimensões junto à praia, típico da década de sessenta na ilha de Maiorca. O arenito local de Santanyí, abundante na arquitetura tradicional balear, cobre o exterior do edifício. É um arenito poroso, com elevada capacidade de absorção de água, encontrando-se muito deteriorado pela passagem do tempo. "Demolir toda a fachada é caríssimo; por essa razão, a solução da Trespa permitiu-nos criar uma fachada sobre a pedra original, que a isola do calor e lhe dá uma aparência totalmente diferente. Não posso imaginar uma solução melhor e de maior qualidade para um edifício antigo e com problemas de desprendimento como este", refere Sans.

INTEGRADO NA ZONA ENVOLVENTE Foram necessários 5 000 m² de painéis da cor Metallics Aluminium Grey com acabamento Rock e da cor Wood Decors French Walnut com acabamento Matt para criar um novo hotel com uma nova fachada. "Conseguimos integrar um edifício do século passado neste século graças à fachada. Para isso, utilizámos duas texturas diferentes: o acabamento em alumínio metalizado permitiu dar-lhe um aspeto de edifício contemporâneo e moderno, enquanto a madeira serviu para transmitir uma sensação de praia e ecologia.

Misturámos o vanguardismo com materiais naturais, suaves e agradáveis que um edifício de praia exige para o tornar mais humano e com sabor a férias", explica.

O resultado é uma fachada moderna e sofisticada totalmente integrada com a zona envolvente, respeitadora da cultura local, representando, ao mesmo tempo, uma mudança radical. "Para dar energia à zona tivemos que criar algo que se diferenciasse do resto, mas sempre respeitando a zona envolvente. O resultado ficou muito bom, um edifício que surpreende quando se chega a Magaluf ", salienta o arquiteto autor de inúmeros projetos turísticos em todo o mundo.

SOLIDEZ E SUSTENTABILIDADE Os resultados do projeto incentivaram a equipa responsável a ampliar o seu alcance no decurso da obra. Acrescentaram-se duas fachadas laterais cuja reabilitação não estava prevista -mesmo estando o hotel já em funcionamento- e aproveitou-se a diferente tonalidade que as placas Trespa® Meteon® Metallics oferecem de acordo com a orientação das mesmas e da luz solar.

"A Trespa é o fabricante número um deste tipo de material pela qualidade que oferece pois, além de o fabricar, fornece-o e acompanha a execução da obra. Dispõem de uma incrível variedade de cores e, ao mudar a posição das placas Metallics, o tom destas também muda com o sol", explica Manuel Rosado, responsável pela Bricerpe, empresa responsável pela instalação da fachada.

Apresentação 1

Apresentação 1"O arenito local estava em risco de desprendimento; por essa razão, contámos com uma equipa técnica que avaliou o tipo de ancoragem a ser utilizado e com um técnico nosso que projetou a folga que poderia ser deixada entre a fachada original e a nova", disse Rosado. Além de melhorar a estética, com a nova fachada ventilada poder-se-á obter uma poupança energética.

As placas Trespa® Meteon® apresentam uma elevada resistência à intempérie. "Podem ser limpas sem necessidade de utilizar produtos especiais e exigem muito pouca manutenção, algo muito importante num hotel sazonal como o ME Mallorca ", constata o seu diretor, Raúl Palomo. "No próximo ano vai ser quando, realmente, poderemos avaliar a poupança nesse investimento, tanto a nível energético como de manutenção.

Por agora estamos muito satisfeitos que a fachada brilhe após um dia chuvoso", afirma.

COMPROMISSOS COM A TRESPA E COM MAGALUP

Tanto os instaladores, como a direção do hotel e a equipa do projeto do Meliá concordam com a qualidade, a elegância e a modernidade que a nova fachada trouxe ao estabelecimento turístico. "Estamos a pensar em implementar o mesmo produto Trespa® Meteon® em novas obras de reconversão em Magaluf com a marca Sol Hotels.

Também em Torremolinos, na península de Espanha, tal como já fizemos no ano passado no Sol Beach House de Ibiza", disse Jordi Basora, construction project manager do Meliá Hotels International.

Para o arquiteto Álvaro Sans, a mudança desta zona envelhecida de Calvià passará pela remodelação das fachadas dos edifícios que a compõem. "Uma zona torna-se obsoleta não pela volumetria, mas pelas suas formas, pela qualidade e pelo design.

Não é o suficiente remodelar o interior, porque isso ajuda a marca mas não o destino.

Temos que mudar o skyline de toda a zona e é o que está a fazer o Meliá; primeiro com o beach club de Magaluf Nikki Beach Mallorca; em seguida, o ME Mallorca e, num futuro próximo, a transformação do vizinho Sol Antillas Barbados, que subirá de categoria e vai passar a pertencer à marca Meliá Hotels & Resorts. Se outras empresas seguissem este exemplo, em cinco anos, Magaluf estaria irreconhecível", conclui.