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A Sonae Sierra, especialista internacional em Centros Comerciais, apresentou um Resultado Líquido de €94,8 milhões nos primeiros nove meses de 2015, que compara com os €59,8 milhões registados no mesmo período de 2014.
Para além do aumento de 59% no Resultado Líquido, o terceiro trimestre de 2015 ficou ainda marcado pelo crescimento das vendas dos lojistas. Numa base comparável, as vendas dos lojistas no portefólio europeu da Sierra subiram 2,6%, destacando-se o crescimento de 6% em Itália, de 3,9% em Espanha e de 2,8% em Portugal. O Brasil continua a apresentar uma performance positiva, com uma subida das vendas dos lojistas de 5,1% (em BRL), igualmente numa base comparável com o período homólogo de 2014.
A taxa de ocupação global do portefólio foi de 95,1%, em linha com igual período de 2014, refletindo a elevada qualidade dos Centros Comerciais da Sonae Sierra e a eficiência da gestão da empresa.
Segundo Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, “os primeiros nove meses de 2015 evidenciam uma acentuada melhoria nos resultados operacionais e a consolidação da nossa performance financeira.
A Sonae Sierra comprova assim a sua capacidade de aproveitar a recuperação do mercado europeu e está apta a explorar oportunidades de crescimento do negócio, como demonstra o anúncio que fizemos do primeiro investimento da Sonae Sierra no mercado colombiano, projeto que reflete o nosso desiderato de aumentar a exposição da Empresa a novas promoções e a novos mercados”.
Nos primeiros nove meses de 2015, o Resultado Direto foi de €42,3 milhões, representando um aumento de 18% comparado com o mesmo período do ano anterior.
O crescimento dos Resultados Diretos deve-se sobretudo à melhoria dos resultados operacionais, ao aumento da prestação de serviços, e ao progresso dos resultados financeiros. Este progresso resulta da obtenção de menores taxas de juro e do fim de alguns instrumentos financeiros de cobertura de risco de taxa de juro. A melhoria orgânica foi em parte absorvida pela evolução desfavorável da taxa de câmbio do real Brasileiro, que sofreu uma desvalorização de 11% relativamente ao Euro, em comparação com os primeiros 9 meses de 2014.
O Resultado Indireto atingiu os €52,5 milhões, um crescimento de 121% face a igual período de 2014, devido, essencialmente, à compressão das yields na Europa, nomeadamente em Portugal, registadas no primeiro semestre de 2015.
Desenvolvimento de novos projetos, valorização do portefólio e prestação de serviços
Nos primeiros nove meses de 2015, a Empresa prosseguiu a sua estratégia de maior exposição a novas oportunidades de desenvolvimento, de valorização dos ativos e de prestação de serviços a terceiros.
Ao nível do desenvolvimento, a Sonae Sierra anunciou o primeiro investimento na Colômbia, através da aquisição de um terreno em Cucuta, onde será construído um novo centro comercial com 40.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL), num investimento de €47 milhões com abertura prevista para 2017.
Prossegue a bom ritmo o desenvolvimento do ParkLake (Bucareste, Roménia), um investimento de €180 milhões em 70.000 m2 de ABL, que conta já com mais de 90% da área comercializada e/ou comprometida, a inaugurar em 2016 e cujo contrato de financiamento se assinou no terceiro trimestre deste ano.
Também importa destacar o desenvolvimento do Centro Comercial Zenata (Marrocos) - um investimento de €100 milhões para mais de 250 lojas em 90.000 m2 de ABL -, e do Designer Outlet (em Málaga, Espanha) - que representa um investimento de €115 milhões para 30.000 m2 de ABL -, projetos com abertura prevista para 2017.
A Sonae Sierra manteve-se ativa na valorização do seu portefólio em operação, tendo investido e programado investir em 2015 e 2016 cerca de €69 milhões em Centros Comerciais em Portugal. A Empresa concluiu a renovação do NorteShopping, um investimento de €5 milhões, e já anunciou quer a renovação total do Centro Vasco da Gama, num investimento de €8 milhões com conclusão prevista em 2016, quer o início, em 2016, de uma nova expansão do NorteShopping com um investimento de €56 milhões para um aumento de 24% da ABL atual do centro.
Na prestação de serviços de gestão e comercialização de centros comerciais a terceiros, para além da assinatura de 6 novos contratos em Espanha, Roménia e Turquia, importa assinalar o arranque da prestação desses serviços em 7 centros comerciais: na Alemanha (Quarrée Wandsbek-Markt, Mercado e Geschäftshaus Ottensen), em Itália (Ligabue), na Roménia (Marasti Parking, em Cluj), em Espanha (C.C. Bahía Mar, em Puerto de Santa Maria) e na Turquia (para o Istanbul Balance Project). Na componente de prestação de serviços de desenvolvimento de centros comerciais, a Empresa assinou 10 novos contratos em países como a Itália, Rússia e Turquia.
Net Asset Value (NAV) e Rácios Financeiros
A Sonae Sierra calcula o seu NAV com base nas normas publicadas em 2007 pelo INREV (European Association for Investors in Non-Listed Real Estate Vehicles).
Com base nesta metodologia, a 30 de setembro de 2015, o NAV da Sonae Sierra atingiu os €1,1 mil milhões. Este valor representa um decréscimo de 0,4% face ao valor apurado em Dezembro de 2014 devido ao impacto desfavorável da desvalorização do real Brasileiro.
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A Sonae Sierra, especialista internacional em Centros Comerciais, apresentou um Resultado Líquido de €94,8 milhões nos primeiros nove meses de 2015, que compara com os €59,8 milhões registados no mesmo período de 2014.
Para além do aumento de 59% no Resultado Líquido, o terceiro trimestre de 2015 ficou ainda marcado pelo crescimento das vendas dos lojistas. Numa base comparável, as vendas dos lojistas no portefólio europeu da Sierra subiram 2,6%, destacando-se o crescimento de 6% em Itália, de 3,9% em Espanha e de 2,8% em Portugal. O Brasil continua a apresentar uma performance positiva, com uma subida das vendas dos lojistas de 5,1% (em BRL), igualmente numa base comparável com o período homólogo de 2014.
A taxa de ocupação global do portefólio foi de 95,1%, em linha com igual período de 2014, refletindo a elevada qualidade dos Centros Comerciais da Sonae Sierra e a eficiência da gestão da empresa.
Segundo Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, “os primeiros nove meses de 2015 evidenciam uma acentuada melhoria nos resultados operacionais e a consolidação da nossa performance financeira.
A Sonae Sierra comprova assim a sua capacidade de aproveitar a recuperação do mercado europeu e está apta a explorar oportunidades de crescimento do negócio, como demonstra o anúncio que fizemos do primeiro investimento da Sonae Sierra no mercado colombiano, projeto que reflete o nosso desiderato de aumentar a exposição da Empresa a novas promoções e a novos mercados”.
Nos primeiros nove meses de 2015, o Resultado Direto foi de €42,3 milhões, representando um aumento de 18% comparado com o mesmo período do ano anterior.
O crescimento dos Resultados Diretos deve-se sobretudo à melhoria dos resultados operacionais, ao aumento da prestação de serviços, e ao progresso dos resultados financeiros. Este progresso resulta da obtenção de menores taxas de juro e do fim de alguns instrumentos financeiros de cobertura de risco de taxa de juro. A melhoria orgânica foi em parte absorvida pela evolução desfavorável da taxa de câmbio do real Brasileiro, que sofreu uma desvalorização de 11% relativamente ao Euro, em comparação com os primeiros 9 meses de 2014.
O Resultado Indireto atingiu os €52,5 milhões, um crescimento de 121% face a igual período de 2014, devido, essencialmente, à compressão das yields na Europa, nomeadamente em Portugal, registadas no primeiro semestre de 2015.
Desenvolvimento de novos projetos, valorização do portefólio e prestação de serviços
Nos primeiros nove meses de 2015, a Empresa prosseguiu a sua estratégia de maior exposição a novas oportunidades de desenvolvimento, de valorização dos ativos e de prestação de serviços a terceiros.
Ao nível do desenvolvimento, a Sonae Sierra anunciou o primeiro investimento na Colômbia, através da aquisição de um terreno em Cucuta, onde será construído um novo centro comercial com 40.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL), num investimento de €47 milhões com abertura prevista para 2017.
Prossegue a bom ritmo o desenvolvimento do ParkLake (Bucareste, Roménia), um investimento de €180 milhões em 70.000 m2 de ABL, que conta já com mais de 90% da área comercializada e/ou comprometida, a inaugurar em 2016 e cujo contrato de financiamento se assinou no terceiro trimestre deste ano.
Também importa destacar o desenvolvimento do Centro Comercial Zenata (Marrocos) - um investimento de €100 milhões para mais de 250 lojas em 90.000 m2 de ABL -, e do Designer Outlet (em Málaga, Espanha) - que representa um investimento de €115 milhões para 30.000 m2 de ABL -, projetos com abertura prevista para 2017.
A Sonae Sierra manteve-se ativa na valorização do seu portefólio em operação, tendo investido e programado investir em 2015 e 2016 cerca de €69 milhões em Centros Comerciais em Portugal. A Empresa concluiu a renovação do NorteShopping, um investimento de €5 milhões, e já anunciou quer a renovação total do Centro Vasco da Gama, num investimento de €8 milhões com conclusão prevista em 2016, quer o início, em 2016, de uma nova expansão do NorteShopping com um investimento de €56 milhões para um aumento de 24% da ABL atual do centro.
Na prestação de serviços de gestão e comercialização de centros comerciais a terceiros, para além da assinatura de 6 novos contratos em Espanha, Roménia e Turquia, importa assinalar o arranque da prestação desses serviços em 7 centros comerciais: na Alemanha (Quarrée Wandsbek-Markt, Mercado e Geschäftshaus Ottensen), em Itália (Ligabue), na Roménia (Marasti Parking, em Cluj), em Espanha (C.C. Bahía Mar, em Puerto de Santa Maria) e na Turquia (para o Istanbul Balance Project). Na componente de prestação de serviços de desenvolvimento de centros comerciais, a Empresa assinou 10 novos contratos em países como a Itália, Rússia e Turquia.
Net Asset Value (NAV) e Rácios Financeiros
A Sonae Sierra calcula o seu NAV com base nas normas publicadas em 2007 pelo INREV (European Association for Investors in Non-Listed Real Estate Vehicles).
Com base nesta metodologia, a 30 de setembro de 2015, o NAV da Sonae Sierra atingiu os €1,1 mil milhões. Este valor representa um decréscimo de 0,4% face ao valor apurado em Dezembro de 2014 devido ao impacto desfavorável da desvalorização do real Brasileiro.
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A Sonae Sierra, especialista internacional em Centros Comerciais, apresentou um Resultado Líquido de €94,8 milhões nos primeiros nove meses de 2015, que compara com os €59,8 milhões registados no mesmo período de 2014.
Para além do aumento de 59% no Resultado Líquido, o terceiro trimestre de 2015 ficou ainda marcado pelo crescimento das vendas dos lojistas. Numa base comparável, as vendas dos lojistas no portefólio europeu da Sierra subiram 2,6%, destacando-se o crescimento de 6% em Itália, de 3,9% em Espanha e de 2,8% em Portugal. O Brasil continua a apresentar uma performance positiva, com uma subida das vendas dos lojistas de 5,1% (em BRL), igualmente numa base comparável com o período homólogo de 2014.
A taxa de ocupação global do portefólio foi de 95,1%, em linha com igual período de 2014, refletindo a elevada qualidade dos Centros Comerciais da Sonae Sierra e a eficiência da gestão da empresa.
Segundo Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, “os primeiros nove meses de 2015 evidenciam uma acentuada melhoria nos resultados operacionais e a consolidação da nossa performance financeira.
A Sonae Sierra comprova assim a sua capacidade de aproveitar a recuperação do mercado europeu e está apta a explorar oportunidades de crescimento do negócio, como demonstra o anúncio que fizemos do primeiro investimento da Sonae Sierra no mercado colombiano, projeto que reflete o nosso desiderato de aumentar a exposição da Empresa a novas promoções e a novos mercados”.
Nos primeiros nove meses de 2015, o Resultado Direto foi de €42,3 milhões, representando um aumento de 18% comparado com o mesmo período do ano anterior.
O crescimento dos Resultados Diretos deve-se sobretudo à melhoria dos resultados operacionais, ao aumento da prestação de serviços, e ao progresso dos resultados financeiros. Este progresso resulta da obtenção de menores taxas de juro e do fim de alguns instrumentos financeiros de cobertura de risco de taxa de juro. A melhoria orgânica foi em parte absorvida pela evolução desfavorável da taxa de câmbio do real Brasileiro, que sofreu uma desvalorização de 11% relativamente ao Euro, em comparação com os primeiros 9 meses de 2014.
O Resultado Indireto atingiu os €52,5 milhões, um crescimento de 121% face a igual período de 2014, devido, essencialmente, à compressão das yields na Europa, nomeadamente em Portugal, registadas no primeiro semestre de 2015.
Desenvolvimento de novos projetos, valorização do portefólio e prestação de serviços
Nos primeiros nove meses de 2015, a Empresa prosseguiu a sua estratégia de maior exposição a novas oportunidades de desenvolvimento, de valorização dos ativos e de prestação de serviços a terceiros.
Ao nível do desenvolvimento, a Sonae Sierra anunciou o primeiro investimento na Colômbia, através da aquisição de um terreno em Cucuta, onde será construído um novo centro comercial com 40.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL), num investimento de €47 milhões com abertura prevista para 2017.
Prossegue a bom ritmo o desenvolvimento do ParkLake (Bucareste, Roménia), um investimento de €180 milhões em 70.000 m2 de ABL, que conta já com mais de 90% da área comercializada e/ou comprometida, a inaugurar em 2016 e cujo contrato de financiamento se assinou no terceiro trimestre deste ano.
Também importa destacar o desenvolvimento do Centro Comercial Zenata (Marrocos) - um investimento de €100 milhões para mais de 250 lojas em 90.000 m2 de ABL -, e do Designer Outlet (em Málaga, Espanha) - que representa um investimento de €115 milhões para 30.000 m2 de ABL -, projetos com abertura prevista para 2017.
A Sonae Sierra manteve-se ativa na valorização do seu portefólio em operação, tendo investido e programado investir em 2015 e 2016 cerca de €69 milhões em Centros Comerciais em Portugal. A Empresa concluiu a renovação do NorteShopping, um investimento de €5 milhões, e já anunciou quer a renovação total do Centro Vasco da Gama, num investimento de €8 milhões com conclusão prevista em 2016, quer o início, em 2016, de uma nova expansão do NorteShopping com um investimento de €56 milhões para um aumento de 24% da ABL atual do centro.
Na prestação de serviços de gestão e comercialização de centros comerciais a terceiros, para além da assinatura de 6 novos contratos em Espanha, Roménia e Turquia, importa assinalar o arranque da prestação desses serviços em 7 centros comerciais: na Alemanha (Quarrée Wandsbek-Markt, Mercado e Geschäftshaus Ottensen), em Itália (Ligabue), na Roménia (Marasti Parking, em Cluj), em Espanha (C.C. Bahía Mar, em Puerto de Santa Maria) e na Turquia (para o Istanbul Balance Project). Na componente de prestação de serviços de desenvolvimento de centros comerciais, a Empresa assinou 10 novos contratos em países como a Itália, Rússia e Turquia.
Net Asset Value (NAV) e Rácios Financeiros
A Sonae Sierra calcula o seu NAV com base nas normas publicadas em 2007 pelo INREV (European Association for Investors in Non-Listed Real Estate Vehicles).
Com base nesta metodologia, a 30 de setembro de 2015, o NAV da Sonae Sierra atingiu os €1,1 mil milhões. Este valor representa um decréscimo de 0,4% face ao valor apurado em Dezembro de 2014 devido ao impacto desfavorável da desvalorização do real Brasileiro.