logo
Esta página tem conteúdos que apenas estão disponíveis para Assinantes. Se já é assinante, faça login. Se ainda não é assinante, considere assinar a Anteprojectos.
logo

resultados

logo

As macros reduzem o tempo necessário de criação de programas de CNC para produção de componentes de prensa

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Soluções Técnicas

Publicado

Schuler´s Team

A Prensas Schuler, localizada em São Paulo, Brasil, fornece sistemas avançados de prensa hidráulica e mecânica a clientes da indústria automotiva e a seus fornecedores, bem como à indústria de eletrodomésticos. Essas prensas exigem uma grande variedade de componentes usinados, incluindo bases, corrediças, engrenagens, mesas móveis, colunas e muito mais em uma grande variedade de tamanhos e estilos. A compilação de programas de controle numérico computadorizado (CNC na sigla em inglês: Computer Numerical Control) para produção de cada uma dessas peças por meio do uso de métodos tradicionais era demorada e cara. A empresa reduziu o tempo necessário da programação de CNC por meio do aproveitamento da arquitetura aberta do software de manufatura auxiliada por computador ESPRIT, da DP Technology, para compilar macros de VBA (Visual Basic for Applications). As macros solicitam que o programador insira as dimensões e outras informações básicas de cada tipo de peças e, em seguida, gera automaticamente os programas. "O ESPRIT oferece diversas vantagens importantes, incluindo o forte suporte e assistência de programação fornecidos localmente pela Frame Tecnologia e o uso da linguagem de programação padrão da indústria VBA”, segundo Fábio Ávila, Diretor de Usinagem na Prensas Shuler.

A Prensas Schuler fabrica linhas de prensas totalmente automatizadas, servo prensas, prensas de transferência, prensas de troquéis progressivos, prensas de estampagem, prensas hidráulicas, prensas de "tryout", prensas de forjamento e soluções de automação de prensas. A Prensas Schuler também distribui a linha completa de produtos da sua matriz — o Schuler Group, localizado em Göppingen, Alemanha — incluindo prensas para embalagem e cunhagem de moedas, sistemas para fabricação de laminação de motor elétrico e soluções para o processamento de aços de alta resistência e hidroformados. A Prensas Schuler é a maior fornecedora de prensas de conformação de metais da América Latina e a segunda maior filial do Schuler Group. O próprio Schuler Group é o maior fornecedor de prensas de conformação de metais do mundo. Certa vez, a revista GEO descreveu uma das grandes prensas da Schuler da seguinte forma: "Espaços vazios de oito metros quadrados são alimentados em uma extremidade e surgem como painéis de corpo do carro completos na outra extremidade." As tecnologias da Schuler vêm ajudando os fabricantes automotivos a reduzir o peso de veículos e a conservar os recursos naturais.

Desafios na programação de CNC A Prensas Schuler produz componentes para prensas de estampagem em um grande centro de usinagem que inclui muitas fresadoras do tipo pórtico e horizontais. Dezenas de novos programas de CNC devem ser criados todos os meses a fim de produzir máquinas que atendam às exigências especiais do cliente. No passado, esta era uma tarefa complicada e desafiadora devido à complexidade geométrica desses componentes, além dos toques especiais de programação necessários para evitar danificá-los. Devido às tolerâncias restritas, os cortes de teste e acabamentos são incorporados nos programas para permitir que os operadores verifiquem as dimensões com a finalidade de evitar o risco de destruição da peça de trabalho. Os programas também precisam incluir anotações detalhadas que servem como configuração de ferramenta e instruções de usinagem para operador de máquina.

Há alguns anos, a Prensas Schuler adquiriu um novo software de programação de CNC que usa macros para reduzir o tempo necessário para a criação de novos programas. A empresa compilou macros para cada um dos principais tipos de peças usados em suas prensas. Cada macro solicita que o programador de CNC defina se a peça deve ou não incluir diversos recursos especiais, bem como as escolhas conflitantes excluídas automaticamente. A macro exibe um desenho da peça na tela e solicita ao operador que insira as dimensões nos campos em uma tabela correspondente às dimensões do desenho. Por fim, é solicitado ao operador que selecione as ferramentas de usinagem e corte a serem usadas para produzir a peça. Essas macros reduzem substancialmente o tempo necessário para programar novas peças, além de reduzir também o número de erros de programação.

No entanto, a Prensas Schuler descobriu que o suporte técnico estava disponível apenas por e-mail e que, muitas vezes, os técnicos não conseguiam fornecer soluções para os problemas da empresa. Outro problema foi que o software usava a sua própria linguagem proprietária de macro, o que tornava impossível encontrar programadores que conhecessem a linguagem, de modo que eles precisavam ser treinados do zero.

Linguagem de macro padrão da indústria e suporte local "Procurávamos por um programa que tivesse suporte local e usasse uma linguagem de programação padrão de modo que pudéssemos encontrar facilmente suporte de programação interno e externo", disse Ávila. "Escolhemos o ESPRIT por ele usar a linguagem padrão da indústria de programação de macros VBA (Visual Basic for Applications). Existem muitos programadores que já conhecem essa linguagem e o ESPRIT fornece uma interface de programação de aplicativo que abre a porta para comunicações com muitos programas do Windows. Outra vantagem importante do ESPRIT é que a Frame Technology oferece excelente suporte técnico e assistência de programação do contrato em nossa área local."

Uma grande vantagem da VBA é ser de longe a linguagem de macros mais usada. Há muitos programadores que já conhecem VBA e a vantagem de aprender essa linguagem é que, após dominá-la, você é capaz de compilar macros facilmente para outros aplicativos. O ESPRIT permite aos programadores usarem a VBA para acessar visualmente todos os seus recursos. Por exemplo, um programador pode criar uma nova caixa de diálogo que solicita os parâmetros para definir um orifício (diâmetro, profundidade, localização XYZ, tipo de orifício). A macro de VBA cria automaticamente círculos que representam os orifícios, seleciona as ferramentas de corte, cria automaticamente as operações de perfuração e produz o programa de código G, tudo isso em uma única etapa. Todos os menus e barras de ferramentas do ESPRIT também são acessíveis em um programa de macro ou suplemento através da interface de programação do aplicativo ESPRIT, ou API. Isso permite que as macros e os programas adaptem a interface do ESPRIT para atender às necessidades individuais de um determinado aplicativo ou negócio.

A Prensas Schuler conta com diversos programadores de VBA que compilam os macros do ESPRIT. A Frame Tecnologia oferece suporte telefônico a esses programadores que, se desejarem, podem enviar seus códigos à Frame a fim de obterem comentários e correções. A Prensas Schuler também terceiriza o desenvolvimento de alguns macros em VBA para a Frame Tecnologia. A Prensas Schuler usa o software CAD (Desenho Auxiliado por Computador) CATIA V5 para projetar prensas de moldagem. O programador de VBA importa um modelo paramétrico do CATIA V5 para o ESPRIT para servir de base para o programa de macro usado na criação de programas para uma família de peças. A macro VBA é usada pelos programadores de CNC para criar o Código G, a fim de produzir peças individuais dentro da família.

As macros de VBA economizam tempo As macros de VBA funcionam essencialmente da mesma forma que as macros produzidas com o software anterior. A macro pergunta aos programadores de CNC sobre a peça e a ferramenta a ser usada para produzi-la, criando o programa com base em suas respostas. A macro produz não apenas o programa de código G finalizado, mas também uma lista de ferramentas e um diagrama de configuração de ferramentas que mostra o ponto zero das ferramentas na peça. Com o auxílio de uma macro, um programador de CNC pode criar um programa de CNC para uma nova peça em questão de minutos, se compararmos com o tempo necessário usando métodos tradicionais.

O próximo passo é simular o programa no ESPRIT para verificar a geometria da peça acabada e a integridade da operação de usinagem. O ESPRIT gera os caminhos da ferramenta e o Código G necessário para usinar a peça. Dessa forma, o ESPRIT simula a operação de usinagem enquanto o programador visualiza cada uma das ferramentas de corte sendo carregada e realizando os cortes designados ao longo de todo o ambiente de usinagem em sólidos 3D dinâmicos. Em alguns casos, o programador pode perceber que a geometria final não corresponde exatamente à intenção do projeto, então ele retorna à geometria inicial da peça, realiza uma pequena alteração e pressiona outro botão para atualizar o programa. Em outros casos, ele pode ver uma oportunidade de redução do tempo de usinagem ao mover um recurso para uma ferramenta diferente ou ao alterar a ordem das operações.

“As macros do ESPRIT melhoraram o processo de criação de programas de CNC para usinagem dos componentes da prensa de moldagem”, conclui Ávila. “Por usar a linguagem de programação VBA, o ESPIRIT facilita muito na hora de encontrar e treinar programadores para criar macros. O suporte de programação de macro fornecido pela Frame Tecnologia nos ajuda a superar rapidamente todos os obstáculos que surgem em nosso caminho. Nosso objetivo é melhorar posteriormente os recursos de programação de macro que possuímos a fim de reduzir o tempo de programação e eliminar erros de configuração de máquina.”

Para mais informações, entre em contato com a DP Technology Corp., Avenida Acaso, 1150, Camarillo, Califórnia 93012.   Telefone: 805-388-6000, Fax: 805-388-3085. E-mail: esprit@dptechnology.com, Site: www.dptechnology.com

EspritSimulação Esprit.jpg: A Prensas Schuler reduziu o tempo necessário para programação de CNC usando o software de produção auxiliada por computador ESPRIT, da DP Technology. Por Fábio Ávila, Diretor do Centro de Usinagem da Prensas Schuler: "A imagem mostra uma placa que usinamos na fresadora tipo pórtico de piso (fresadora horizontal). Devido à quantidade de orifícios, selecionamos todos os orifícios com a mesma geometria e o software gera automaticamente o programa de NC usando uma sub-rotina disponível na máquina. Este tipo de recurso disponível no software ESPRIT é muito útil para nós devido ao tipo de produto que produzimos. Basicamente, produzimos para o cliente prensas que exigem personalização. Isso significa que cada prensa é um projeto diferente”.

A capacidade de selecionar os orifícios de mesma geometria ajuda o programador a economizar tempo, pois ele não precisa procurar manualmente por todos os orifícios com a mesma geometria. Isso economiza tempo e reduz o risco de erros por parte do programador".

13

2

1.jpg, 2.jpg, 3.jpg: Estas imagens mostram uma fresadora tipo pórtico Skoda fresando uma placa a ser usada nas prensas da Prensas Schuler. A imagem 1.jpg mostra um dispositivo de fixação na placa. Podemos ver a mesma placa na imagem “simulação esprit”, que mostra a simulação do programa de NC no ESPRIT. A ideia principal era comparar a simulação de NC no ESPRIT e a aplicação real na área de produção. A imagem 2.jpg mostra a mesma placa de um ângulo diferente, além de uma mesa giratória disponível na mesma máquina com uma engrenagem excêntrica já preparada para a máquina. A imagem 3.jpg mostra a mesma placa em um ângulo diferente.

SpritSimulação Sprit.png: Captura de tela do ESPRIT que mostra a programação para a usinagem de uma engrenagem.

ESPRIT utilizationESPRIT utilization.JPG: Programador usando o ESPRIT.

Schuler´s TeamSchuler´s Team programmers.JPG: Equipe de programadores da Prensas Schuler.

Workout with Frame technicianWorkout with Frame technician.JPG: O Sr. Fernando da Frame (representantes do ESPRIT no Brasil) durante uma sessão para programadores.

Anteprojectos online é uma ferramenta de consulta diária, que lhe permite deter o conhecimento antecipado do que serão as futuras obras!

Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

As macros reduzem o tempo necessário de criação de programas de CNC para produção de componentes de prensa

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Soluções Técnicas

Publicado

Schuler´s Team

A Prensas Schuler, localizada em São Paulo, Brasil, fornece sistemas avançados de prensa hidráulica e mecânica a clientes da indústria automotiva e a seus fornecedores, bem como à indústria de eletrodomésticos. Essas prensas exigem uma grande variedade de componentes usinados, incluindo bases, corrediças, engrenagens, mesas móveis, colunas e muito mais em uma grande variedade de tamanhos e estilos. A compilação de programas de controle numérico computadorizado (CNC na sigla em inglês: Computer Numerical Control) para produção de cada uma dessas peças por meio do uso de métodos tradicionais era demorada e cara. A empresa reduziu o tempo necessário da programação de CNC por meio do aproveitamento da arquitetura aberta do software de manufatura auxiliada por computador ESPRIT, da DP Technology, para compilar macros de VBA (Visual Basic for Applications). As macros solicitam que o programador insira as dimensões e outras informações básicas de cada tipo de peças e, em seguida, gera automaticamente os programas. "O ESPRIT oferece diversas vantagens importantes, incluindo o forte suporte e assistência de programação fornecidos localmente pela Frame Tecnologia e o uso da linguagem de programação padrão da indústria VBA”, segundo Fábio Ávila, Diretor de Usinagem na Prensas Shuler.

A Prensas Schuler fabrica linhas de prensas totalmente automatizadas, servo prensas, prensas de transferência, prensas de troquéis progressivos, prensas de estampagem, prensas hidráulicas, prensas de "tryout", prensas de forjamento e soluções de automação de prensas. A Prensas Schuler também distribui a linha completa de produtos da sua matriz — o Schuler Group, localizado em Göppingen, Alemanha — incluindo prensas para embalagem e cunhagem de moedas, sistemas para fabricação de laminação de motor elétrico e soluções para o processamento de aços de alta resistência e hidroformados. A Prensas Schuler é a maior fornecedora de prensas de conformação de metais da América Latina e a segunda maior filial do Schuler Group. O próprio Schuler Group é o maior fornecedor de prensas de conformação de metais do mundo. Certa vez, a revista GEO descreveu uma das grandes prensas da Schuler da seguinte forma: "Espaços vazios de oito metros quadrados são alimentados em uma extremidade e surgem como painéis de corpo do carro completos na outra extremidade." As tecnologias da Schuler vêm ajudando os fabricantes automotivos a reduzir o peso de veículos e a conservar os recursos naturais.

Desafios na programação de CNC A Prensas Schuler produz componentes para prensas de estampagem em um grande centro de usinagem que inclui muitas fresadoras do tipo pórtico e horizontais. Dezenas de novos programas de CNC devem ser criados todos os meses a fim de produzir máquinas que atendam às exigências especiais do cliente. No passado, esta era uma tarefa complicada e desafiadora devido à complexidade geométrica desses componentes, além dos toques especiais de programação necessários para evitar danificá-los. Devido às tolerâncias restritas, os cortes de teste e acabamentos são incorporados nos programas para permitir que os operadores verifiquem as dimensões com a finalidade de evitar o risco de destruição da peça de trabalho. Os programas também precisam incluir anotações detalhadas que servem como configuração de ferramenta e instruções de usinagem para operador de máquina.

Há alguns anos, a Prensas Schuler adquiriu um novo software de programação de CNC que usa macros para reduzir o tempo necessário para a criação de novos programas. A empresa compilou macros para cada um dos principais tipos de peças usados em suas prensas. Cada macro solicita que o programador de CNC defina se a peça deve ou não incluir diversos recursos especiais, bem como as escolhas conflitantes excluídas automaticamente. A macro exibe um desenho da peça na tela e solicita ao operador que insira as dimensões nos campos em uma tabela correspondente às dimensões do desenho. Por fim, é solicitado ao operador que selecione as ferramentas de usinagem e corte a serem usadas para produzir a peça. Essas macros reduzem substancialmente o tempo necessário para programar novas peças, além de reduzir também o número de erros de programação.

No entanto, a Prensas Schuler descobriu que o suporte técnico estava disponível apenas por e-mail e que, muitas vezes, os técnicos não conseguiam fornecer soluções para os problemas da empresa. Outro problema foi que o software usava a sua própria linguagem proprietária de macro, o que tornava impossível encontrar programadores que conhecessem a linguagem, de modo que eles precisavam ser treinados do zero.

Linguagem de macro padrão da indústria e suporte local "Procurávamos por um programa que tivesse suporte local e usasse uma linguagem de programação padrão de modo que pudéssemos encontrar facilmente suporte de programação interno e externo", disse Ávila. "Escolhemos o ESPRIT por ele usar a linguagem padrão da indústria de programação de macros VBA (Visual Basic for Applications). Existem muitos programadores que já conhecem essa linguagem e o ESPRIT fornece uma interface de programação de aplicativo que abre a porta para comunicações com muitos programas do Windows. Outra vantagem importante do ESPRIT é que a Frame Technology oferece excelente suporte técnico e assistência de programação do contrato em nossa área local."

Uma grande vantagem da VBA é ser de longe a linguagem de macros mais usada. Há muitos programadores que já conhecem VBA e a vantagem de aprender essa linguagem é que, após dominá-la, você é capaz de compilar macros facilmente para outros aplicativos. O ESPRIT permite aos programadores usarem a VBA para acessar visualmente todos os seus recursos. Por exemplo, um programador pode criar uma nova caixa de diálogo que solicita os parâmetros para definir um orifício (diâmetro, profundidade, localização XYZ, tipo de orifício). A macro de VBA cria automaticamente círculos que representam os orifícios, seleciona as ferramentas de corte, cria automaticamente as operações de perfuração e produz o programa de código G, tudo isso em uma única etapa. Todos os menus e barras de ferramentas do ESPRIT também são acessíveis em um programa de macro ou suplemento através da interface de programação do aplicativo ESPRIT, ou API. Isso permite que as macros e os programas adaptem a interface do ESPRIT para atender às necessidades individuais de um determinado aplicativo ou negócio.

A Prensas Schuler conta com diversos programadores de VBA que compilam os macros do ESPRIT. A Frame Tecnologia oferece suporte telefônico a esses programadores que, se desejarem, podem enviar seus códigos à Frame a fim de obterem comentários e correções. A Prensas Schuler também terceiriza o desenvolvimento de alguns macros em VBA para a Frame Tecnologia. A Prensas Schuler usa o software CAD (Desenho Auxiliado por Computador) CATIA V5 para projetar prensas de moldagem. O programador de VBA importa um modelo paramétrico do CATIA V5 para o ESPRIT para servir de base para o programa de macro usado na criação de programas para uma família de peças. A macro VBA é usada pelos programadores de CNC para criar o Código G, a fim de produzir peças individuais dentro da família.

As macros de VBA economizam tempo As macros de VBA funcionam essencialmente da mesma forma que as macros produzidas com o software anterior. A macro pergunta aos programadores de CNC sobre a peça e a ferramenta a ser usada para produzi-la, criando o programa com base em suas respostas. A macro produz não apenas o programa de código G finalizado, mas também uma lista de ferramentas e um diagrama de configuração de ferramentas que mostra o ponto zero das ferramentas na peça. Com o auxílio de uma macro, um programador de CNC pode criar um programa de CNC para uma nova peça em questão de minutos, se compararmos com o tempo necessário usando métodos tradicionais.

O próximo passo é simular o programa no ESPRIT para verificar a geometria da peça acabada e a integridade da operação de usinagem. O ESPRIT gera os caminhos da ferramenta e o Código G necessário para usinar a peça. Dessa forma, o ESPRIT simula a operação de usinagem enquanto o programador visualiza cada uma das ferramentas de corte sendo carregada e realizando os cortes designados ao longo de todo o ambiente de usinagem em sólidos 3D dinâmicos. Em alguns casos, o programador pode perceber que a geometria final não corresponde exatamente à intenção do projeto, então ele retorna à geometria inicial da peça, realiza uma pequena alteração e pressiona outro botão para atualizar o programa. Em outros casos, ele pode ver uma oportunidade de redução do tempo de usinagem ao mover um recurso para uma ferramenta diferente ou ao alterar a ordem das operações.

“As macros do ESPRIT melhoraram o processo de criação de programas de CNC para usinagem dos componentes da prensa de moldagem”, conclui Ávila. “Por usar a linguagem de programação VBA, o ESPIRIT facilita muito na hora de encontrar e treinar programadores para criar macros. O suporte de programação de macro fornecido pela Frame Tecnologia nos ajuda a superar rapidamente todos os obstáculos que surgem em nosso caminho. Nosso objetivo é melhorar posteriormente os recursos de programação de macro que possuímos a fim de reduzir o tempo de programação e eliminar erros de configuração de máquina.”

Para mais informações, entre em contato com a DP Technology Corp., Avenida Acaso, 1150, Camarillo, Califórnia 93012.   Telefone: 805-388-6000, Fax: 805-388-3085. E-mail: esprit@dptechnology.com, Site: www.dptechnology.com

EspritSimulação Esprit.jpg: A Prensas Schuler reduziu o tempo necessário para programação de CNC usando o software de produção auxiliada por computador ESPRIT, da DP Technology. Por Fábio Ávila, Diretor do Centro de Usinagem da Prensas Schuler: "A imagem mostra uma placa que usinamos na fresadora tipo pórtico de piso (fresadora horizontal). Devido à quantidade de orifícios, selecionamos todos os orifícios com a mesma geometria e o software gera automaticamente o programa de NC usando uma sub-rotina disponível na máquina. Este tipo de recurso disponível no software ESPRIT é muito útil para nós devido ao tipo de produto que produzimos. Basicamente, produzimos para o cliente prensas que exigem personalização. Isso significa que cada prensa é um projeto diferente”.

A capacidade de selecionar os orifícios de mesma geometria ajuda o programador a economizar tempo, pois ele não precisa procurar manualmente por todos os orifícios com a mesma geometria. Isso economiza tempo e reduz o risco de erros por parte do programador".

13

2

1.jpg, 2.jpg, 3.jpg: Estas imagens mostram uma fresadora tipo pórtico Skoda fresando uma placa a ser usada nas prensas da Prensas Schuler. A imagem 1.jpg mostra um dispositivo de fixação na placa. Podemos ver a mesma placa na imagem “simulação esprit”, que mostra a simulação do programa de NC no ESPRIT. A ideia principal era comparar a simulação de NC no ESPRIT e a aplicação real na área de produção. A imagem 2.jpg mostra a mesma placa de um ângulo diferente, além de uma mesa giratória disponível na mesma máquina com uma engrenagem excêntrica já preparada para a máquina. A imagem 3.jpg mostra a mesma placa em um ângulo diferente.

SpritSimulação Sprit.png: Captura de tela do ESPRIT que mostra a programação para a usinagem de uma engrenagem.

ESPRIT utilizationESPRIT utilization.JPG: Programador usando o ESPRIT.

Schuler´s TeamSchuler´s Team programmers.JPG: Equipe de programadores da Prensas Schuler.

Workout with Frame technicianWorkout with Frame technician.JPG: O Sr. Fernando da Frame (representantes do ESPRIT no Brasil) durante uma sessão para programadores.

Voltar ao topo

As macros reduzem o tempo necessário de criação de programas de CNC para produção de componentes de prensa

Categoria:  Artigos TécnicosCategoria:  Artigos Técnicos > Soluções Técnicas

Publicado

Schuler´s Team

A Prensas Schuler, localizada em São Paulo, Brasil, fornece sistemas avançados de prensa hidráulica e mecânica a clientes da indústria automotiva e a seus fornecedores, bem como à indústria de eletrodomésticos. Essas prensas exigem uma grande variedade de componentes usinados, incluindo bases, corrediças, engrenagens, mesas móveis, colunas e muito mais em uma grande variedade de tamanhos e estilos. A compilação de programas de controle numérico computadorizado (CNC na sigla em inglês: Computer Numerical Control) para produção de cada uma dessas peças por meio do uso de métodos tradicionais era demorada e cara. A empresa reduziu o tempo necessário da programação de CNC por meio do aproveitamento da arquitetura aberta do software de manufatura auxiliada por computador ESPRIT, da DP Technology, para compilar macros de VBA (Visual Basic for Applications). As macros solicitam que o programador insira as dimensões e outras informações básicas de cada tipo de peças e, em seguida, gera automaticamente os programas. "O ESPRIT oferece diversas vantagens importantes, incluindo o forte suporte e assistência de programação fornecidos localmente pela Frame Tecnologia e o uso da linguagem de programação padrão da indústria VBA”, segundo Fábio Ávila, Diretor de Usinagem na Prensas Shuler.

A Prensas Schuler fabrica linhas de prensas totalmente automatizadas, servo prensas, prensas de transferência, prensas de troquéis progressivos, prensas de estampagem, prensas hidráulicas, prensas de "tryout", prensas de forjamento e soluções de automação de prensas. A Prensas Schuler também distribui a linha completa de produtos da sua matriz — o Schuler Group, localizado em Göppingen, Alemanha — incluindo prensas para embalagem e cunhagem de moedas, sistemas para fabricação de laminação de motor elétrico e soluções para o processamento de aços de alta resistência e hidroformados. A Prensas Schuler é a maior fornecedora de prensas de conformação de metais da América Latina e a segunda maior filial do Schuler Group. O próprio Schuler Group é o maior fornecedor de prensas de conformação de metais do mundo. Certa vez, a revista GEO descreveu uma das grandes prensas da Schuler da seguinte forma: "Espaços vazios de oito metros quadrados são alimentados em uma extremidade e surgem como painéis de corpo do carro completos na outra extremidade." As tecnologias da Schuler vêm ajudando os fabricantes automotivos a reduzir o peso de veículos e a conservar os recursos naturais.

Desafios na programação de CNC A Prensas Schuler produz componentes para prensas de estampagem em um grande centro de usinagem que inclui muitas fresadoras do tipo pórtico e horizontais. Dezenas de novos programas de CNC devem ser criados todos os meses a fim de produzir máquinas que atendam às exigências especiais do cliente. No passado, esta era uma tarefa complicada e desafiadora devido à complexidade geométrica desses componentes, além dos toques especiais de programação necessários para evitar danificá-los. Devido às tolerâncias restritas, os cortes de teste e acabamentos são incorporados nos programas para permitir que os operadores verifiquem as dimensões com a finalidade de evitar o risco de destruição da peça de trabalho. Os programas também precisam incluir anotações detalhadas que servem como configuração de ferramenta e instruções de usinagem para operador de máquina.

Há alguns anos, a Prensas Schuler adquiriu um novo software de programação de CNC que usa macros para reduzir o tempo necessário para a criação de novos programas. A empresa compilou macros para cada um dos principais tipos de peças usados em suas prensas. Cada macro solicita que o programador de CNC defina se a peça deve ou não incluir diversos recursos especiais, bem como as escolhas conflitantes excluídas automaticamente. A macro exibe um desenho da peça na tela e solicita ao operador que insira as dimensões nos campos em uma tabela correspondente às dimensões do desenho. Por fim, é solicitado ao operador que selecione as ferramentas de usinagem e corte a serem usadas para produzir a peça. Essas macros reduzem substancialmente o tempo necessário para programar novas peças, além de reduzir também o número de erros de programação.

No entanto, a Prensas Schuler descobriu que o suporte técnico estava disponível apenas por e-mail e que, muitas vezes, os técnicos não conseguiam fornecer soluções para os problemas da empresa. Outro problema foi que o software usava a sua própria linguagem proprietária de macro, o que tornava impossível encontrar programadores que conhecessem a linguagem, de modo que eles precisavam ser treinados do zero.

Linguagem de macro padrão da indústria e suporte local "Procurávamos por um programa que tivesse suporte local e usasse uma linguagem de programação padrão de modo que pudéssemos encontrar facilmente suporte de programação interno e externo", disse Ávila. "Escolhemos o ESPRIT por ele usar a linguagem padrão da indústria de programação de macros VBA (Visual Basic for Applications). Existem muitos programadores que já conhecem essa linguagem e o ESPRIT fornece uma interface de programação de aplicativo que abre a porta para comunicações com muitos programas do Windows. Outra vantagem importante do ESPRIT é que a Frame Technology oferece excelente suporte técnico e assistência de programação do contrato em nossa área local."

Uma grande vantagem da VBA é ser de longe a linguagem de macros mais usada. Há muitos programadores que já conhecem VBA e a vantagem de aprender essa linguagem é que, após dominá-la, você é capaz de compilar macros facilmente para outros aplicativos. O ESPRIT permite aos programadores usarem a VBA para acessar visualmente todos os seus recursos. Por exemplo, um programador pode criar uma nova caixa de diálogo que solicita os parâmetros para definir um orifício (diâmetro, profundidade, localização XYZ, tipo de orifício). A macro de VBA cria automaticamente círculos que representam os orifícios, seleciona as ferramentas de corte, cria automaticamente as operações de perfuração e produz o programa de código G, tudo isso em uma única etapa. Todos os menus e barras de ferramentas do ESPRIT também são acessíveis em um programa de macro ou suplemento através da interface de programação do aplicativo ESPRIT, ou API. Isso permite que as macros e os programas adaptem a interface do ESPRIT para atender às necessidades individuais de um determinado aplicativo ou negócio.

A Prensas Schuler conta com diversos programadores de VBA que compilam os macros do ESPRIT. A Frame Tecnologia oferece suporte telefônico a esses programadores que, se desejarem, podem enviar seus códigos à Frame a fim de obterem comentários e correções. A Prensas Schuler também terceiriza o desenvolvimento de alguns macros em VBA para a Frame Tecnologia. A Prensas Schuler usa o software CAD (Desenho Auxiliado por Computador) CATIA V5 para projetar prensas de moldagem. O programador de VBA importa um modelo paramétrico do CATIA V5 para o ESPRIT para servir de base para o programa de macro usado na criação de programas para uma família de peças. A macro VBA é usada pelos programadores de CNC para criar o Código G, a fim de produzir peças individuais dentro da família.

As macros de VBA economizam tempo As macros de VBA funcionam essencialmente da mesma forma que as macros produzidas com o software anterior. A macro pergunta aos programadores de CNC sobre a peça e a ferramenta a ser usada para produzi-la, criando o programa com base em suas respostas. A macro produz não apenas o programa de código G finalizado, mas também uma lista de ferramentas e um diagrama de configuração de ferramentas que mostra o ponto zero das ferramentas na peça. Com o auxílio de uma macro, um programador de CNC pode criar um programa de CNC para uma nova peça em questão de minutos, se compararmos com o tempo necessário usando métodos tradicionais.

O próximo passo é simular o programa no ESPRIT para verificar a geometria da peça acabada e a integridade da operação de usinagem. O ESPRIT gera os caminhos da ferramenta e o Código G necessário para usinar a peça. Dessa forma, o ESPRIT simula a operação de usinagem enquanto o programador visualiza cada uma das ferramentas de corte sendo carregada e realizando os cortes designados ao longo de todo o ambiente de usinagem em sólidos 3D dinâmicos. Em alguns casos, o programador pode perceber que a geometria final não corresponde exatamente à intenção do projeto, então ele retorna à geometria inicial da peça, realiza uma pequena alteração e pressiona outro botão para atualizar o programa. Em outros casos, ele pode ver uma oportunidade de redução do tempo de usinagem ao mover um recurso para uma ferramenta diferente ou ao alterar a ordem das operações.

“As macros do ESPRIT melhoraram o processo de criação de programas de CNC para usinagem dos componentes da prensa de moldagem”, conclui Ávila. “Por usar a linguagem de programação VBA, o ESPIRIT facilita muito na hora de encontrar e treinar programadores para criar macros. O suporte de programação de macro fornecido pela Frame Tecnologia nos ajuda a superar rapidamente todos os obstáculos que surgem em nosso caminho. Nosso objetivo é melhorar posteriormente os recursos de programação de macro que possuímos a fim de reduzir o tempo de programação e eliminar erros de configuração de máquina.”

Para mais informações, entre em contato com a DP Technology Corp., Avenida Acaso, 1150, Camarillo, Califórnia 93012.   Telefone: 805-388-6000, Fax: 805-388-3085. E-mail: esprit@dptechnology.com, Site: www.dptechnology.com

EspritSimulação Esprit.jpg: A Prensas Schuler reduziu o tempo necessário para programação de CNC usando o software de produção auxiliada por computador ESPRIT, da DP Technology. Por Fábio Ávila, Diretor do Centro de Usinagem da Prensas Schuler: "A imagem mostra uma placa que usinamos na fresadora tipo pórtico de piso (fresadora horizontal). Devido à quantidade de orifícios, selecionamos todos os orifícios com a mesma geometria e o software gera automaticamente o programa de NC usando uma sub-rotina disponível na máquina. Este tipo de recurso disponível no software ESPRIT é muito útil para nós devido ao tipo de produto que produzimos. Basicamente, produzimos para o cliente prensas que exigem personalização. Isso significa que cada prensa é um projeto diferente”.

A capacidade de selecionar os orifícios de mesma geometria ajuda o programador a economizar tempo, pois ele não precisa procurar manualmente por todos os orifícios com a mesma geometria. Isso economiza tempo e reduz o risco de erros por parte do programador".

13

2

1.jpg, 2.jpg, 3.jpg: Estas imagens mostram uma fresadora tipo pórtico Skoda fresando uma placa a ser usada nas prensas da Prensas Schuler. A imagem 1.jpg mostra um dispositivo de fixação na placa. Podemos ver a mesma placa na imagem “simulação esprit”, que mostra a simulação do programa de NC no ESPRIT. A ideia principal era comparar a simulação de NC no ESPRIT e a aplicação real na área de produção. A imagem 2.jpg mostra a mesma placa de um ângulo diferente, além de uma mesa giratória disponível na mesma máquina com uma engrenagem excêntrica já preparada para a máquina. A imagem 3.jpg mostra a mesma placa em um ângulo diferente.

SpritSimulação Sprit.png: Captura de tela do ESPRIT que mostra a programação para a usinagem de uma engrenagem.

ESPRIT utilizationESPRIT utilization.JPG: Programador usando o ESPRIT.

Schuler´s TeamSchuler´s Team programmers.JPG: Equipe de programadores da Prensas Schuler.

Workout with Frame technicianWorkout with Frame technician.JPG: O Sr. Fernando da Frame (representantes do ESPRIT no Brasil) durante uma sessão para programadores.