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Expansão do Aeroporto de Faro

Categoria:  Notícias do Dia

Publicado

AFR Vista 3D

No dia 10 de Julho o Aeroporto de Faro festejou o seu 50º aniversário. O contrato, da empreitada de ampliação e remodelação da aerogare, foi assinado com a presença do Presidente da VINCI Airports, Nicholas Notebaert, do Presidente da ANA Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão e do Diretor do Aeroporto de Faro, Alberto Mota Borges.

O início das obras, a cargo da Mota Engil será em Outubro próximo e a empreitada terá um valor de 32,8 milhões de euros. Prevê-se que as obras estejam concluídas em Março de 2017.

Entre os objetivos desta obra, que agora se lança, estão a resposta à alteração da tipologia de tráfego, a criação de mais áreas operacionais e de mais área pública, bem como a revitalização e ampliação da área de retalho (a área da aerogare passará de 81.200 m2 para 93.120 m2), o incremento de segurança operacional, a modernização da imagem do terminal e a reformulação da integração com as acessibilidades terrestres.

Áreas de Ampliação da Aerogare (11.920 m2):

Lado Ar – 826m2: Expansão no sentido nascente da Sala de Recolha de Bagagens e Terminal de bagagens de Chegadas;

Expansão das áreas comerciais de retalho e restauração (Piso 1 e Piso 2);

A expansão destas áreas comerciais determinou a construção de novos espaços destinados a lojas e serviços de apoio.

Lado Terra – 11.094 m2: Expansão do átrio público de partidas e chegadas ao longo de toda a frente norte do edifício (6.324m2);

A expansão destas áreas comerciais determinou a construção de novos espaços destinados a lojas e serviços de apoio, com localização predominante no átrio público (Lado Terra);

Construção da área de controlo de segurança no Piso 2 e da laje sobre a área 2 de Check-In (4.770m2);

Aumento de capacidade Com esta ampliação e remodelação, o Aeroporto de Faro também vai apresentar um aumento de capacidade tanto no número de movimentos de aeronaves por hora, como no processamento de passageiros e na quantidade de stands para aeronaves, tal como se pode ver no quadro abaixo:

Presente

Futuro

Pista

24 mov/h

30 mov/h

Plataforma

30 / 37 posições

30 / 37 posições

Fluxo pax (cada sentido)

2400 pax/h

3000 pax/h

No âmbito das acessibilidades terrestres foram já concretizados um conjunto de intervenções que a seguir se detalham.

Parques, novos acessos viários, curbsides e reordenamento paisagístico

O Plano de Desenvolvimento do Aeroporto de Faro integrou as alterações no que toca aos Parques, novos acessos viários e curbsides e reordenamento paisagístico. O objetivo foi de assegurar o interface do terminal de passageiros com o subsistema do lado terra do aeroporto, representando uma nova configuração dos acessos adaptada às condições resultantes da ampliação e remodelação da aerogare.

A reorganização das acessibilidades ao terminal de passageiros incluiu:

- Sistema viário - Novos acessos rodoviários e reconfiguração de alguns já existentes, com a repartição dos curbsides em áreas autónomas dedicadas ao fluxo de Partidas e fluxo de Chegadas dos passageiros;

- Parques Auto - Remodelação dos parques de estacionamento, distinguindo parqueamento de curta duração e longa duração; aumento da capacidade de estacionamento de forma faseada, atendendo à evolução da procura; melhoria das condições operacionais dos parques, ajustando-os por um lado ao novo desenho viário e modernizando o controlo de acessos bem como a sua gestão, tornando-os deste modo mais atrativos quanto à utilização.

- Rede de drenagem - Reconfiguração do sistema de esgotos de águas pluviais para o adaptar à nova conceção geral do Aeroporto;

- Iluminação pública e percursos pedonais - Remodelação destes sistemas para, incorporar as alterações nas vias de acesso e nos parques de estacionamento auto;

- Reordenamento paisagístico - Remodelação da paisagem envolvente do lado terra do Aeroporto ao nível dos arranjos exteriores para adaptar às novas configurações e traçados das vias e dos parques de estacionamento e melhorar as condições ambientais;

- Sinalização Rodoviária - Nova sinalização rodoviária tendo em vista corresponder à nova configuração da rede viária, melhorando a transmissão de informação aos utilizadores do Aeroporto;

- Informação destinada aos passageiros - Nova sinalética exterior destinada a orientar os fluxos dos passageiros e outros utentes no interior do território aeroportuário, facilitando as deslocações e caracterizando os diferentes fluxos.

- Sistema de segurança (CCTV) - Remodelação do Sistema de CCTV que serve os acessos viários e parques de estacionamento, adaptando-o às novas configurações;

- Rede de combate a incêndios - Sistema de canalização de água para combate aos incêndios, devidamente ajustada ao novo layout/desenho das vias rodoviárias e parques de estacionamento auto.

Contactos:

ANA - Aeroportos de Portugal, SA (Direção de Desenvolvimento de Infraestruturas Aeroportuárias)

www.vinci-airports.com

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Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

Expansão do Aeroporto de Faro

Categoria:  Notícias do Dia

Publicado

AFR Vista 3D

No dia 10 de Julho o Aeroporto de Faro festejou o seu 50º aniversário. O contrato, da empreitada de ampliação e remodelação da aerogare, foi assinado com a presença do Presidente da VINCI Airports, Nicholas Notebaert, do Presidente da ANA Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão e do Diretor do Aeroporto de Faro, Alberto Mota Borges.

O início das obras, a cargo da Mota Engil será em Outubro próximo e a empreitada terá um valor de 32,8 milhões de euros. Prevê-se que as obras estejam concluídas em Março de 2017.

Entre os objetivos desta obra, que agora se lança, estão a resposta à alteração da tipologia de tráfego, a criação de mais áreas operacionais e de mais área pública, bem como a revitalização e ampliação da área de retalho (a área da aerogare passará de 81.200 m2 para 93.120 m2), o incremento de segurança operacional, a modernização da imagem do terminal e a reformulação da integração com as acessibilidades terrestres.

Áreas de Ampliação da Aerogare (11.920 m2):

Lado Ar – 826m2: Expansão no sentido nascente da Sala de Recolha de Bagagens e Terminal de bagagens de Chegadas;

Expansão das áreas comerciais de retalho e restauração (Piso 1 e Piso 2);

A expansão destas áreas comerciais determinou a construção de novos espaços destinados a lojas e serviços de apoio.

Lado Terra – 11.094 m2: Expansão do átrio público de partidas e chegadas ao longo de toda a frente norte do edifício (6.324m2);

A expansão destas áreas comerciais determinou a construção de novos espaços destinados a lojas e serviços de apoio, com localização predominante no átrio público (Lado Terra);

Construção da área de controlo de segurança no Piso 2 e da laje sobre a área 2 de Check-In (4.770m2);

Aumento de capacidade Com esta ampliação e remodelação, o Aeroporto de Faro também vai apresentar um aumento de capacidade tanto no número de movimentos de aeronaves por hora, como no processamento de passageiros e na quantidade de stands para aeronaves, tal como se pode ver no quadro abaixo:

Presente

Futuro

Pista

24 mov/h

30 mov/h

Plataforma

30 / 37 posições

30 / 37 posições

Fluxo pax (cada sentido)

2400 pax/h

3000 pax/h

No âmbito das acessibilidades terrestres foram já concretizados um conjunto de intervenções que a seguir se detalham.

Parques, novos acessos viários, curbsides e reordenamento paisagístico

O Plano de Desenvolvimento do Aeroporto de Faro integrou as alterações no que toca aos Parques, novos acessos viários e curbsides e reordenamento paisagístico. O objetivo foi de assegurar o interface do terminal de passageiros com o subsistema do lado terra do aeroporto, representando uma nova configuração dos acessos adaptada às condições resultantes da ampliação e remodelação da aerogare.

A reorganização das acessibilidades ao terminal de passageiros incluiu:

- Sistema viário - Novos acessos rodoviários e reconfiguração de alguns já existentes, com a repartição dos curbsides em áreas autónomas dedicadas ao fluxo de Partidas e fluxo de Chegadas dos passageiros;

- Parques Auto - Remodelação dos parques de estacionamento, distinguindo parqueamento de curta duração e longa duração; aumento da capacidade de estacionamento de forma faseada, atendendo à evolução da procura; melhoria das condições operacionais dos parques, ajustando-os por um lado ao novo desenho viário e modernizando o controlo de acessos bem como a sua gestão, tornando-os deste modo mais atrativos quanto à utilização.

- Rede de drenagem - Reconfiguração do sistema de esgotos de águas pluviais para o adaptar à nova conceção geral do Aeroporto;

- Iluminação pública e percursos pedonais - Remodelação destes sistemas para, incorporar as alterações nas vias de acesso e nos parques de estacionamento auto;

- Reordenamento paisagístico - Remodelação da paisagem envolvente do lado terra do Aeroporto ao nível dos arranjos exteriores para adaptar às novas configurações e traçados das vias e dos parques de estacionamento e melhorar as condições ambientais;

- Sinalização Rodoviária - Nova sinalização rodoviária tendo em vista corresponder à nova configuração da rede viária, melhorando a transmissão de informação aos utilizadores do Aeroporto;

- Informação destinada aos passageiros - Nova sinalética exterior destinada a orientar os fluxos dos passageiros e outros utentes no interior do território aeroportuário, facilitando as deslocações e caracterizando os diferentes fluxos.

- Sistema de segurança (CCTV) - Remodelação do Sistema de CCTV que serve os acessos viários e parques de estacionamento, adaptando-o às novas configurações;

- Rede de combate a incêndios - Sistema de canalização de água para combate aos incêndios, devidamente ajustada ao novo layout/desenho das vias rodoviárias e parques de estacionamento auto.

Contactos:

ANA - Aeroportos de Portugal, SA (Direção de Desenvolvimento de Infraestruturas Aeroportuárias)

www.vinci-airports.com

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Expansão do Aeroporto de Faro

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No dia 10 de Julho o Aeroporto de Faro festejou o seu 50º aniversário. O contrato, da empreitada de ampliação e remodelação da aerogare, foi assinado com a presença do Presidente da VINCI Airports, Nicholas Notebaert, do Presidente da ANA Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão e do Diretor do Aeroporto de Faro, Alberto Mota Borges.

O início das obras, a cargo da Mota Engil será em Outubro próximo e a empreitada terá um valor de 32,8 milhões de euros. Prevê-se que as obras estejam concluídas em Março de 2017.

Entre os objetivos desta obra, que agora se lança, estão a resposta à alteração da tipologia de tráfego, a criação de mais áreas operacionais e de mais área pública, bem como a revitalização e ampliação da área de retalho (a área da aerogare passará de 81.200 m2 para 93.120 m2), o incremento de segurança operacional, a modernização da imagem do terminal e a reformulação da integração com as acessibilidades terrestres.

Áreas de Ampliação da Aerogare (11.920 m2):

Lado Ar – 826m2: Expansão no sentido nascente da Sala de Recolha de Bagagens e Terminal de bagagens de Chegadas;

Expansão das áreas comerciais de retalho e restauração (Piso 1 e Piso 2);

A expansão destas áreas comerciais determinou a construção de novos espaços destinados a lojas e serviços de apoio.

Lado Terra – 11.094 m2: Expansão do átrio público de partidas e chegadas ao longo de toda a frente norte do edifício (6.324m2);

A expansão destas áreas comerciais determinou a construção de novos espaços destinados a lojas e serviços de apoio, com localização predominante no átrio público (Lado Terra);

Construção da área de controlo de segurança no Piso 2 e da laje sobre a área 2 de Check-In (4.770m2);

Aumento de capacidade Com esta ampliação e remodelação, o Aeroporto de Faro também vai apresentar um aumento de capacidade tanto no número de movimentos de aeronaves por hora, como no processamento de passageiros e na quantidade de stands para aeronaves, tal como se pode ver no quadro abaixo:

Presente

Futuro

Pista

24 mov/h

30 mov/h

Plataforma

30 / 37 posições

30 / 37 posições

Fluxo pax (cada sentido)

2400 pax/h

3000 pax/h

No âmbito das acessibilidades terrestres foram já concretizados um conjunto de intervenções que a seguir se detalham.

Parques, novos acessos viários, curbsides e reordenamento paisagístico

O Plano de Desenvolvimento do Aeroporto de Faro integrou as alterações no que toca aos Parques, novos acessos viários e curbsides e reordenamento paisagístico. O objetivo foi de assegurar o interface do terminal de passageiros com o subsistema do lado terra do aeroporto, representando uma nova configuração dos acessos adaptada às condições resultantes da ampliação e remodelação da aerogare.

A reorganização das acessibilidades ao terminal de passageiros incluiu:

- Sistema viário - Novos acessos rodoviários e reconfiguração de alguns já existentes, com a repartição dos curbsides em áreas autónomas dedicadas ao fluxo de Partidas e fluxo de Chegadas dos passageiros;

- Parques Auto - Remodelação dos parques de estacionamento, distinguindo parqueamento de curta duração e longa duração; aumento da capacidade de estacionamento de forma faseada, atendendo à evolução da procura; melhoria das condições operacionais dos parques, ajustando-os por um lado ao novo desenho viário e modernizando o controlo de acessos bem como a sua gestão, tornando-os deste modo mais atrativos quanto à utilização.

- Rede de drenagem - Reconfiguração do sistema de esgotos de águas pluviais para o adaptar à nova conceção geral do Aeroporto;

- Iluminação pública e percursos pedonais - Remodelação destes sistemas para, incorporar as alterações nas vias de acesso e nos parques de estacionamento auto;

- Reordenamento paisagístico - Remodelação da paisagem envolvente do lado terra do Aeroporto ao nível dos arranjos exteriores para adaptar às novas configurações e traçados das vias e dos parques de estacionamento e melhorar as condições ambientais;

- Sinalização Rodoviária - Nova sinalização rodoviária tendo em vista corresponder à nova configuração da rede viária, melhorando a transmissão de informação aos utilizadores do Aeroporto;

- Informação destinada aos passageiros - Nova sinalética exterior destinada a orientar os fluxos dos passageiros e outros utentes no interior do território aeroportuário, facilitando as deslocações e caracterizando os diferentes fluxos.

- Sistema de segurança (CCTV) - Remodelação do Sistema de CCTV que serve os acessos viários e parques de estacionamento, adaptando-o às novas configurações;

- Rede de combate a incêndios - Sistema de canalização de água para combate aos incêndios, devidamente ajustada ao novo layout/desenho das vias rodoviárias e parques de estacionamento auto.

Contactos:

ANA - Aeroportos de Portugal, SA (Direção de Desenvolvimento de Infraestruturas Aeroportuárias)

www.vinci-airports.com