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LEROY MERLIN publica Relatório de Sustentabilidade 2023

Categoria:  Notícias do Dia > Notícias

Publicado

Já é possível conhecer o Relatório de Sustentabilidade da LEROY
MERLIN referente ao ano de 2023. Comprometida em “Fazer da Casa um lugar mais positivo para viver”, o novo relatório da marca é dedicado ao tema da Casa Eficiente, e reúne as principais metas e iniciativas designadas para os pilares de Desenvolvimento Humano,
Habitat Positivo e Negócio Circular.

Gerar valor é uma tarefa transversal e holística para a LEROY MERLIN, que coloca em equilíbrio a criação de valor humano, económico e ambiental. Dessa preocupação nascem 24 compromissos e três pilares que, ano após ano, regem a atividade da empresa e ajudam a definir a sua estratégia de sustentabilidade. Até 2026, são sete os compromissos prioritários da LEROY MERLIN:

  1. Satisfação Cliente: o consumidor prefere cada vez mais marcas e produtos sustentáveis, pelo que a LEROY MERLIN quer liderar este movimento em prol da Casa Positiva/Sustentável e compromete-se a criar uma maior oferta positiva;
  2. Satisfação Colaborador: consiste em colocar as pessoas sempre em primeiro lugar e ter um olhar atento sobre o bem-estar de todos os colaboradores;
  3. Segurança: é uma condição em tudo o que a LEROY MERLIN faz, pelo que se compromete a cuidar e assegurar que todos os colaboradores trabalhem em segurança;
  4. Produtos mais Positivos: o objetivo é que em 2026, 50% das vendas da empresa sejam feitas com produtos mais sustentáveis;
  5. Colaboradores Embaixadores de Impacto Positivo: ter 100% dos colaboradores formados até 2025;
  6. Negócio Circular: a LEROY MERLIN tem uma forte ambição na quota parte das vendas feita com produtos e serviços circulares, atingindo já 3% em 2026;
  7. Compromisso com a emergência climática: determinada em ter Impacto Positivo a nível ambiental, a LEROY MERLIN está focada em reduzir em 50% a sua pegada de carbono até 2035.

No que toca aos três grandes pilares de atuação, estes lideram as principais conclusões do Relatório de Sustentabilidade da marca em 2023, que podem ser conhecidas abaixo:

Desenvolvimento Humano é o primeiro pilar, onde é priorizado o cuidado com as pessoas, tanto clientes, colaboradores e parceiros quanto a comunidade local. Deste pilar, é possível destacar:

  • Com vista a alcançar um NPS (Net Promoter Score) de 60 em 2025, em 2023 a LEROY MERLIN conseguiu um NPS de 49 no que toca à satisfação do cliente. Para este resultado, contribuiu a criação do Marketplace, que nasce da preocupação da LEROY MERLIN em garantir uma maior oferta de produtos e categorias, além de permitir ligar a empresa a diversos fornecedores locais e internacionais;
  • No que diz respeito à satisfação do colaborador, o eNPS foi de 45, ilustrando a preocupação com o bem-estar dos colaboradores assente no programa “SOMA Bem-Estar” da empresa. Este programa tem como objetivo promover comportamentos saudáveis e melhorar a saúde e bem-estar dos colaboradores, dividindo-se em iniciativas organizadas em 5 pilares (físico, mental, financeiro, estilo de vida e segurança). O foco de 2023 foi o bem- estar financeiro, com destaque para workshops de literacia financeira, atribuição de vouchers, aumento do valor do subsídio de alimentação, entre outros;
  • No que toca à segurança, o índice de frequência de acidentes baixou mais de 50% desde 2020, graças a iniciativas internas como o “Comité Segurança”, que desenvolve várias ações de prevenção de acidentes de trabalho nas diferentes regiões do país onde a marca está presente. Em 2023, foram realizados oito planos de ação de segurança, no total das oito regiões e uma por cada área de negócio dos serviços internos da empresa.
  • Por fim, o voluntariado corporativo continuou a ser uma forte aposta em 2023, onde somou mais de 3.000 dias (+9.07% vs 2022). Ações como a parceria com o Just a Change permitiram contribuir para o bem estar das comunidades, com especial foco na contribuição para a mitigação da pobreza habitacional.

O pilar do Habitat Positivo significa a contribuição da LEROY MERLIN através da forma como faz o negócio e na forma como está construída a sua cadeia de abastecimento. Deste pilar, é possível destacar em 2023:

  • O grande impacto da LEROY MERLIN está nos produtos que vende, que representam 90% da sua pegada de carbono. Assim, para garantir que esse impacto seja positivo, pretende-se a construção de uma oferta cada vez mais sustentável, levando a que a LEROY MERLIN seja um veículo da eficiência das casas em Portugal e contribua para a descarbonização. Em 2026, o objetivo é que 50% do negócio seja feito com os produtos que melhor contribuem para este compromisso, ou seja, produtos mais positivos;
  • A taxa de triagem de resíduos aumentou 4% desde 2022, sendo agora 79,5%. Este aumento deve-se à melhoria da recolha de dados e da metodologia de cálculo, em linha com o início da melhoria dos processos operacionais em loja. Estas melhorias permitem uma avaliação contínua do desempenho ambiental, bem como obter informação crucial para melhorar as práticas de gestão de resíduos;
  • Já no que diz respeito à redução da pegada de carbono, as emissões totais diminuíram em mais de 7%, comparativamente ao ano anterior. Esta redução contínua deve-se à construção da trajetória de descarbonização da LEROY MERLIN, assente num plano dividido em três categorias de macro ações, que totaliza 11 iniciativas.

Negócio Circular é o último pilar e está focado na transição para uma economia circular e na evolução do modelo de negócio. Neste pilar, é possível destacar:

  • O projeto “Quase Perfeitos”, implementado na loja de Albufeira, em que através de um sistema de aplicação de descontos de 40%, 60% e 80%, a LEROY MERLIN consegue prolongar o ciclo de vida dos produtos com pequenos defeitos, mas grande utilidade, proporcionando aos clientes grandes oportunidades de compra ao mesmo tempo que reduz a criação de resíduos;
  • O “Atelier Reparação”, composto por uma equipa de técnicos reparadores especializados responsável por garantir a reparação e manutenção de equipamentos, prolongando o seu ciclo de vida. Este serviço está disponível nas lojas de Almada e Alta de Lisboa;
  • O serviço de aluguer de equipamentos, que permite ao cliente profissional e particular alugar uma grande variedade de produtos para colmatar uma necessidade específica, sem que tenha de os comprar. A ambição da marca passa por ter até ao fim de 2024 todas as lojas de média e grande superfície com o serviço de aluguer.

Para João Lavos, Líder de Impacto Positivo da LEROY MERLIN Portugal, “Lançar o nosso Relatório de Sustentabilidade é sempre um momento especial para a LEROY MERLIN, onde podemos ter um vislumbre do caminho que temos feito e, sobretudo, das metas que ainda temos pela frente. Este relatório reflete, acima de tudo, o nosso compromisso contínuo com um modelo de negócio responsável e ambientalmente consciente. Acreditamos firmemente que podemos ser agentes de mudança positiva a nível humano, económico e ambiental, e esperamos conseguir inspirar a nossa comunidade a juntar-se a nós nesta missão de fazer de todas as Casas um lugar mais positivo para viver”.

Pode consultar o Relatório de Sustentabilidade 2023 no site leroymerlin.pt

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Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

LEROY MERLIN publica Relatório de Sustentabilidade 2023

Categoria:  Notícias do Dia > Notícias

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Já é possível conhecer o Relatório de Sustentabilidade da LEROY
MERLIN referente ao ano de 2023. Comprometida em “Fazer da Casa um lugar mais positivo para viver”, o novo relatório da marca é dedicado ao tema da Casa Eficiente, e reúne as principais metas e iniciativas designadas para os pilares de Desenvolvimento Humano,
Habitat Positivo e Negócio Circular.

Gerar valor é uma tarefa transversal e holística para a LEROY MERLIN, que coloca em equilíbrio a criação de valor humano, económico e ambiental. Dessa preocupação nascem 24 compromissos e três pilares que, ano após ano, regem a atividade da empresa e ajudam a definir a sua estratégia de sustentabilidade. Até 2026, são sete os compromissos prioritários da LEROY MERLIN:

  1. Satisfação Cliente: o consumidor prefere cada vez mais marcas e produtos sustentáveis, pelo que a LEROY MERLIN quer liderar este movimento em prol da Casa Positiva/Sustentável e compromete-se a criar uma maior oferta positiva;
  2. Satisfação Colaborador: consiste em colocar as pessoas sempre em primeiro lugar e ter um olhar atento sobre o bem-estar de todos os colaboradores;
  3. Segurança: é uma condição em tudo o que a LEROY MERLIN faz, pelo que se compromete a cuidar e assegurar que todos os colaboradores trabalhem em segurança;
  4. Produtos mais Positivos: o objetivo é que em 2026, 50% das vendas da empresa sejam feitas com produtos mais sustentáveis;
  5. Colaboradores Embaixadores de Impacto Positivo: ter 100% dos colaboradores formados até 2025;
  6. Negócio Circular: a LEROY MERLIN tem uma forte ambição na quota parte das vendas feita com produtos e serviços circulares, atingindo já 3% em 2026;
  7. Compromisso com a emergência climática: determinada em ter Impacto Positivo a nível ambiental, a LEROY MERLIN está focada em reduzir em 50% a sua pegada de carbono até 2035.

No que toca aos três grandes pilares de atuação, estes lideram as principais conclusões do Relatório de Sustentabilidade da marca em 2023, que podem ser conhecidas abaixo:

Desenvolvimento Humano é o primeiro pilar, onde é priorizado o cuidado com as pessoas, tanto clientes, colaboradores e parceiros quanto a comunidade local. Deste pilar, é possível destacar:

  • Com vista a alcançar um NPS (Net Promoter Score) de 60 em 2025, em 2023 a LEROY MERLIN conseguiu um NPS de 49 no que toca à satisfação do cliente. Para este resultado, contribuiu a criação do Marketplace, que nasce da preocupação da LEROY MERLIN em garantir uma maior oferta de produtos e categorias, além de permitir ligar a empresa a diversos fornecedores locais e internacionais;
  • No que diz respeito à satisfação do colaborador, o eNPS foi de 45, ilustrando a preocupação com o bem-estar dos colaboradores assente no programa “SOMA Bem-Estar” da empresa. Este programa tem como objetivo promover comportamentos saudáveis e melhorar a saúde e bem-estar dos colaboradores, dividindo-se em iniciativas organizadas em 5 pilares (físico, mental, financeiro, estilo de vida e segurança). O foco de 2023 foi o bem- estar financeiro, com destaque para workshops de literacia financeira, atribuição de vouchers, aumento do valor do subsídio de alimentação, entre outros;
  • No que toca à segurança, o índice de frequência de acidentes baixou mais de 50% desde 2020, graças a iniciativas internas como o “Comité Segurança”, que desenvolve várias ações de prevenção de acidentes de trabalho nas diferentes regiões do país onde a marca está presente. Em 2023, foram realizados oito planos de ação de segurança, no total das oito regiões e uma por cada área de negócio dos serviços internos da empresa.
  • Por fim, o voluntariado corporativo continuou a ser uma forte aposta em 2023, onde somou mais de 3.000 dias (+9.07% vs 2022). Ações como a parceria com o Just a Change permitiram contribuir para o bem estar das comunidades, com especial foco na contribuição para a mitigação da pobreza habitacional.

O pilar do Habitat Positivo significa a contribuição da LEROY MERLIN através da forma como faz o negócio e na forma como está construída a sua cadeia de abastecimento. Deste pilar, é possível destacar em 2023:

  • O grande impacto da LEROY MERLIN está nos produtos que vende, que representam 90% da sua pegada de carbono. Assim, para garantir que esse impacto seja positivo, pretende-se a construção de uma oferta cada vez mais sustentável, levando a que a LEROY MERLIN seja um veículo da eficiência das casas em Portugal e contribua para a descarbonização. Em 2026, o objetivo é que 50% do negócio seja feito com os produtos que melhor contribuem para este compromisso, ou seja, produtos mais positivos;
  • A taxa de triagem de resíduos aumentou 4% desde 2022, sendo agora 79,5%. Este aumento deve-se à melhoria da recolha de dados e da metodologia de cálculo, em linha com o início da melhoria dos processos operacionais em loja. Estas melhorias permitem uma avaliação contínua do desempenho ambiental, bem como obter informação crucial para melhorar as práticas de gestão de resíduos;
  • Já no que diz respeito à redução da pegada de carbono, as emissões totais diminuíram em mais de 7%, comparativamente ao ano anterior. Esta redução contínua deve-se à construção da trajetória de descarbonização da LEROY MERLIN, assente num plano dividido em três categorias de macro ações, que totaliza 11 iniciativas.

Negócio Circular é o último pilar e está focado na transição para uma economia circular e na evolução do modelo de negócio. Neste pilar, é possível destacar:

  • O projeto “Quase Perfeitos”, implementado na loja de Albufeira, em que através de um sistema de aplicação de descontos de 40%, 60% e 80%, a LEROY MERLIN consegue prolongar o ciclo de vida dos produtos com pequenos defeitos, mas grande utilidade, proporcionando aos clientes grandes oportunidades de compra ao mesmo tempo que reduz a criação de resíduos;
  • O “Atelier Reparação”, composto por uma equipa de técnicos reparadores especializados responsável por garantir a reparação e manutenção de equipamentos, prolongando o seu ciclo de vida. Este serviço está disponível nas lojas de Almada e Alta de Lisboa;
  • O serviço de aluguer de equipamentos, que permite ao cliente profissional e particular alugar uma grande variedade de produtos para colmatar uma necessidade específica, sem que tenha de os comprar. A ambição da marca passa por ter até ao fim de 2024 todas as lojas de média e grande superfície com o serviço de aluguer.

Para João Lavos, Líder de Impacto Positivo da LEROY MERLIN Portugal, “Lançar o nosso Relatório de Sustentabilidade é sempre um momento especial para a LEROY MERLIN, onde podemos ter um vislumbre do caminho que temos feito e, sobretudo, das metas que ainda temos pela frente. Este relatório reflete, acima de tudo, o nosso compromisso contínuo com um modelo de negócio responsável e ambientalmente consciente. Acreditamos firmemente que podemos ser agentes de mudança positiva a nível humano, económico e ambiental, e esperamos conseguir inspirar a nossa comunidade a juntar-se a nós nesta missão de fazer de todas as Casas um lugar mais positivo para viver”.

Pode consultar o Relatório de Sustentabilidade 2023 no site leroymerlin.pt

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LEROY MERLIN publica Relatório de Sustentabilidade 2023

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Habitat Positivo e Negócio Circular.

Gerar valor é uma tarefa transversal e holística para a LEROY MERLIN, que coloca em equilíbrio a criação de valor humano, económico e ambiental. Dessa preocupação nascem 24 compromissos e três pilares que, ano após ano, regem a atividade da empresa e ajudam a definir a sua estratégia de sustentabilidade. Até 2026, são sete os compromissos prioritários da LEROY MERLIN:

  1. Satisfação Cliente: o consumidor prefere cada vez mais marcas e produtos sustentáveis, pelo que a LEROY MERLIN quer liderar este movimento em prol da Casa Positiva/Sustentável e compromete-se a criar uma maior oferta positiva;
  2. Satisfação Colaborador: consiste em colocar as pessoas sempre em primeiro lugar e ter um olhar atento sobre o bem-estar de todos os colaboradores;
  3. Segurança: é uma condição em tudo o que a LEROY MERLIN faz, pelo que se compromete a cuidar e assegurar que todos os colaboradores trabalhem em segurança;
  4. Produtos mais Positivos: o objetivo é que em 2026, 50% das vendas da empresa sejam feitas com produtos mais sustentáveis;
  5. Colaboradores Embaixadores de Impacto Positivo: ter 100% dos colaboradores formados até 2025;
  6. Negócio Circular: a LEROY MERLIN tem uma forte ambição na quota parte das vendas feita com produtos e serviços circulares, atingindo já 3% em 2026;
  7. Compromisso com a emergência climática: determinada em ter Impacto Positivo a nível ambiental, a LEROY MERLIN está focada em reduzir em 50% a sua pegada de carbono até 2035.

No que toca aos três grandes pilares de atuação, estes lideram as principais conclusões do Relatório de Sustentabilidade da marca em 2023, que podem ser conhecidas abaixo:

Desenvolvimento Humano é o primeiro pilar, onde é priorizado o cuidado com as pessoas, tanto clientes, colaboradores e parceiros quanto a comunidade local. Deste pilar, é possível destacar:

  • Com vista a alcançar um NPS (Net Promoter Score) de 60 em 2025, em 2023 a LEROY MERLIN conseguiu um NPS de 49 no que toca à satisfação do cliente. Para este resultado, contribuiu a criação do Marketplace, que nasce da preocupação da LEROY MERLIN em garantir uma maior oferta de produtos e categorias, além de permitir ligar a empresa a diversos fornecedores locais e internacionais;
  • No que diz respeito à satisfação do colaborador, o eNPS foi de 45, ilustrando a preocupação com o bem-estar dos colaboradores assente no programa “SOMA Bem-Estar” da empresa. Este programa tem como objetivo promover comportamentos saudáveis e melhorar a saúde e bem-estar dos colaboradores, dividindo-se em iniciativas organizadas em 5 pilares (físico, mental, financeiro, estilo de vida e segurança). O foco de 2023 foi o bem- estar financeiro, com destaque para workshops de literacia financeira, atribuição de vouchers, aumento do valor do subsídio de alimentação, entre outros;
  • No que toca à segurança, o índice de frequência de acidentes baixou mais de 50% desde 2020, graças a iniciativas internas como o “Comité Segurança”, que desenvolve várias ações de prevenção de acidentes de trabalho nas diferentes regiões do país onde a marca está presente. Em 2023, foram realizados oito planos de ação de segurança, no total das oito regiões e uma por cada área de negócio dos serviços internos da empresa.
  • Por fim, o voluntariado corporativo continuou a ser uma forte aposta em 2023, onde somou mais de 3.000 dias (+9.07% vs 2022). Ações como a parceria com o Just a Change permitiram contribuir para o bem estar das comunidades, com especial foco na contribuição para a mitigação da pobreza habitacional.

O pilar do Habitat Positivo significa a contribuição da LEROY MERLIN através da forma como faz o negócio e na forma como está construída a sua cadeia de abastecimento. Deste pilar, é possível destacar em 2023:

  • O grande impacto da LEROY MERLIN está nos produtos que vende, que representam 90% da sua pegada de carbono. Assim, para garantir que esse impacto seja positivo, pretende-se a construção de uma oferta cada vez mais sustentável, levando a que a LEROY MERLIN seja um veículo da eficiência das casas em Portugal e contribua para a descarbonização. Em 2026, o objetivo é que 50% do negócio seja feito com os produtos que melhor contribuem para este compromisso, ou seja, produtos mais positivos;
  • A taxa de triagem de resíduos aumentou 4% desde 2022, sendo agora 79,5%. Este aumento deve-se à melhoria da recolha de dados e da metodologia de cálculo, em linha com o início da melhoria dos processos operacionais em loja. Estas melhorias permitem uma avaliação contínua do desempenho ambiental, bem como obter informação crucial para melhorar as práticas de gestão de resíduos;
  • Já no que diz respeito à redução da pegada de carbono, as emissões totais diminuíram em mais de 7%, comparativamente ao ano anterior. Esta redução contínua deve-se à construção da trajetória de descarbonização da LEROY MERLIN, assente num plano dividido em três categorias de macro ações, que totaliza 11 iniciativas.

Negócio Circular é o último pilar e está focado na transição para uma economia circular e na evolução do modelo de negócio. Neste pilar, é possível destacar:

  • O projeto “Quase Perfeitos”, implementado na loja de Albufeira, em que através de um sistema de aplicação de descontos de 40%, 60% e 80%, a LEROY MERLIN consegue prolongar o ciclo de vida dos produtos com pequenos defeitos, mas grande utilidade, proporcionando aos clientes grandes oportunidades de compra ao mesmo tempo que reduz a criação de resíduos;
  • O “Atelier Reparação”, composto por uma equipa de técnicos reparadores especializados responsável por garantir a reparação e manutenção de equipamentos, prolongando o seu ciclo de vida. Este serviço está disponível nas lojas de Almada e Alta de Lisboa;
  • O serviço de aluguer de equipamentos, que permite ao cliente profissional e particular alugar uma grande variedade de produtos para colmatar uma necessidade específica, sem que tenha de os comprar. A ambição da marca passa por ter até ao fim de 2024 todas as lojas de média e grande superfície com o serviço de aluguer.

Para João Lavos, Líder de Impacto Positivo da LEROY MERLIN Portugal, “Lançar o nosso Relatório de Sustentabilidade é sempre um momento especial para a LEROY MERLIN, onde podemos ter um vislumbre do caminho que temos feito e, sobretudo, das metas que ainda temos pela frente. Este relatório reflete, acima de tudo, o nosso compromisso contínuo com um modelo de negócio responsável e ambientalmente consciente. Acreditamos firmemente que podemos ser agentes de mudança positiva a nível humano, económico e ambiental, e esperamos conseguir inspirar a nossa comunidade a juntar-se a nós nesta missão de fazer de todas as Casas um lugar mais positivo para viver”.

Pode consultar o Relatório de Sustentabilidade 2023 no site leroymerlin.pt