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Publicado
O ano passado marcou em definitivo a posição da Metro do Porto como o maior operador de transporte público da Área Metropolitana do Porto e um dos maiores do país. Em 2023, o Metro do Porto ultrapassou os 79 milhões de validações – trata-se do melhor ano de sempre em 20 anos completos de operação (10,4% acima do anterior primeiro melhor, que foi 2019, com 71,5 milhões), superando em 21,3% os 65 milhões de validações de 2022. Apenas dois meses (fevereiro e agosto) ficaram abaixo do patamar das 6 milhões de validações e três (maio, outubro e novembro) ultrapassaram mesmo os 7 milhões, sendo maio o mês recorde, com 7,4 milhões de clientes.
Em 2023, todas as linhas viram a respetiva procura crescer, com destaque para a Violeta (+26%), para a Laranja (+23%) e para a Vermelha (+23%):
Linha | Validações 2023 | Validações 2022 | % Variação 2023 vs 2022 |
---|---|---|---|
Total | 79 070 564 | 65 185 811 | 21,30% |
Amarela | 24 311 326 | 20 066 271 | 21,16% |
Azul | 4 030 078 | 3 391 547 | 18,83% |
Laranja | 2 361 109 | 1 922 002 | 22,85% |
Tronco Comum | 40 315 167 | 33 234 928 | 21,30% |
Verde | 2 800 256 | 2 309 060 | 21,27% |
Vermelha | 4 021 651 | 3 281 776 | 22,54% |
Violeta | 1 230 977 | 980 227 | 25,58% |
Já em termos de cota de cada uma das linhas, a repartição foi a seguinte:
Linha | Validações 2023 |
---|---|
Total | 79 070 564 |
Amarela | 24 311 326 |
Azul | 4 030 078 |
Laranja | 2 361 109 |
Tronco Comum | 40 315 167 |
Verde | 2 800 256 |
Vermelha | 4 021 651 |
Violeta | 1 230 977 |
A distribuição por tipo de título Andante utilizado mantém-se mais ou menos estável face a 2022, registando-se o crescimento de 2pp nas validações feitas com assinaturas:
As nove estações com maior procura da rede “pesam” quase o equivalente às restantes 73:
Destacam-se a subida da Estação de Campanha do quarto para o segundo lugar deste ranking e da Estação do Bolhão do sétimos para a quinta posição.
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O ano passado marcou em definitivo a posição da Metro do Porto como o maior operador de transporte público da Área Metropolitana do Porto e um dos maiores do país. Em 2023, o Metro do Porto ultrapassou os 79 milhões de validações – trata-se do melhor ano de sempre em 20 anos completos de operação (10,4% acima do anterior primeiro melhor, que foi 2019, com 71,5 milhões), superando em 21,3% os 65 milhões de validações de 2022. Apenas dois meses (fevereiro e agosto) ficaram abaixo do patamar das 6 milhões de validações e três (maio, outubro e novembro) ultrapassaram mesmo os 7 milhões, sendo maio o mês recorde, com 7,4 milhões de clientes.
Em 2023, todas as linhas viram a respetiva procura crescer, com destaque para a Violeta (+26%), para a Laranja (+23%) e para a Vermelha (+23%):
Linha | Validações 2023 | Validações 2022 | % Variação 2023 vs 2022 |
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Total | 79 070 564 | 65 185 811 | 21,30% |
Amarela | 24 311 326 | 20 066 271 | 21,16% |
Azul | 4 030 078 | 3 391 547 | 18,83% |
Laranja | 2 361 109 | 1 922 002 | 22,85% |
Tronco Comum | 40 315 167 | 33 234 928 | 21,30% |
Verde | 2 800 256 | 2 309 060 | 21,27% |
Vermelha | 4 021 651 | 3 281 776 | 22,54% |
Violeta | 1 230 977 | 980 227 | 25,58% |
Já em termos de cota de cada uma das linhas, a repartição foi a seguinte:
Linha | Validações 2023 |
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Total | 79 070 564 |
Amarela | 24 311 326 |
Azul | 4 030 078 |
Laranja | 2 361 109 |
Tronco Comum | 40 315 167 |
Verde | 2 800 256 |
Vermelha | 4 021 651 |
Violeta | 1 230 977 |
A distribuição por tipo de título Andante utilizado mantém-se mais ou menos estável face a 2022, registando-se o crescimento de 2pp nas validações feitas com assinaturas:
As nove estações com maior procura da rede “pesam” quase o equivalente às restantes 73:
Destacam-se a subida da Estação de Campanha do quarto para o segundo lugar deste ranking e da Estação do Bolhão do sétimos para a quinta posição.
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O ano passado marcou em definitivo a posição da Metro do Porto como o maior operador de transporte público da Área Metropolitana do Porto e um dos maiores do país. Em 2023, o Metro do Porto ultrapassou os 79 milhões de validações – trata-se do melhor ano de sempre em 20 anos completos de operação (10,4% acima do anterior primeiro melhor, que foi 2019, com 71,5 milhões), superando em 21,3% os 65 milhões de validações de 2022. Apenas dois meses (fevereiro e agosto) ficaram abaixo do patamar das 6 milhões de validações e três (maio, outubro e novembro) ultrapassaram mesmo os 7 milhões, sendo maio o mês recorde, com 7,4 milhões de clientes.
Em 2023, todas as linhas viram a respetiva procura crescer, com destaque para a Violeta (+26%), para a Laranja (+23%) e para a Vermelha (+23%):
Linha | Validações 2023 | Validações 2022 | % Variação 2023 vs 2022 |
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Total | 79 070 564 | 65 185 811 | 21,30% |
Amarela | 24 311 326 | 20 066 271 | 21,16% |
Azul | 4 030 078 | 3 391 547 | 18,83% |
Laranja | 2 361 109 | 1 922 002 | 22,85% |
Tronco Comum | 40 315 167 | 33 234 928 | 21,30% |
Verde | 2 800 256 | 2 309 060 | 21,27% |
Vermelha | 4 021 651 | 3 281 776 | 22,54% |
Violeta | 1 230 977 | 980 227 | 25,58% |
Já em termos de cota de cada uma das linhas, a repartição foi a seguinte:
Linha | Validações 2023 |
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Total | 79 070 564 |
Amarela | 24 311 326 |
Azul | 4 030 078 |
Laranja | 2 361 109 |
Tronco Comum | 40 315 167 |
Verde | 2 800 256 |
Vermelha | 4 021 651 |
Violeta | 1 230 977 |
A distribuição por tipo de título Andante utilizado mantém-se mais ou menos estável face a 2022, registando-se o crescimento de 2pp nas validações feitas com assinaturas:
As nove estações com maior procura da rede “pesam” quase o equivalente às restantes 73:
Destacam-se a subida da Estação de Campanha do quarto para o segundo lugar deste ranking e da Estação do Bolhão do sétimos para a quinta posição.