Edificio de Habitação Unifamiliar
- Publicado em 26-07-2023, por Francisco Marques
- Destaque
No presente projeto a organização e adequabilidade funcional, decorre dos requisitos do programa pretendido pelo promotor, da morfologia do terreno e da sua orientação, da exposição solar e da envolvente. O terreno de trabalho encontra-se localizado a cota 450 m (altitude), numa zona predominantemente habitacional, possuindo por si só características parcelares urbanas particulares
O projeto apresentado insere-se num terreno generoso e teve uma forte preocupação com o uso racional dos recursos naturais, onde se inclui a uso de materiais não tóxicos e a valorização da insolação e iluminação natural com a possibilidade de luminosidade e conforto térmico natural em boa parte do dia (sem precisar de energia elétrica), presentes numa proposta que se integra na paisagem, de forma a proporcionar uma sensação de bem-estar aos seus moradores.
Investiu-se numa solução que privilegia a integração entre o ambiente interno e externo, com acesso aos jardins exteriores onde as espécies escolhidas dão privacidade a moradia e integram-se na envolvente. A A orientação proposta para a moradia, oferecendo uma vista deslumbrante sobre a zona sul e oeste da ilha da Madeira, vislumbrando as montanhas e o mar, presenteando os moradores diariamente com um por do sol único de reter a respiração.
Tendo em conta a influencia do anteriormente descrito, a arquitetura proposta traduz-se numa solução com linhas retas, formatos regulares, janelas e portas exteriores de grande dimensão, de forma a proporcionar um ambiente confortável e funcional, aproveitando ao máximo o espaço disponível.
Desenvolvida num único piso, a moradia contempla três suites, sala de estar, sala de jantar, cozinha, uma instalação sanitária de serviço, um escritório, uma lavandaria, uma arrecadação e uma área de lazer composta por churrasqueira e piscina, tendo como preocupação minimizar ao máximo a construção de muros de contenção e de suporte de terras.
Com esta intervenção e uma imagem contemporânea cuidada, valoriza-se o terreno, potencializando a zona onde se insere, quer ao nível da qualidade urbanística e planeamento arquitetónico.