FORMA PRÉMIOS DE ARQUITECTURA EM PORTUGAL – Convite para a Cerimónia
A AP- Anteprojetos e IF- Ideasforward têm o prazer de convidar V.Exa. para a cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais de Arquitetura FORMA
Dia 26 outubro 2022, às 22.00H no Teatro Thalia em Lisboa.
A Exma. Sr. Secretária de Estado da Habitação, Dra. Marina Gonçalves, fará as honras de abertura da cerimónia.
Os trabalhos das obras finalistas vão estar em exposição, a cerimónia será apresentada por Manuel Marques e Beatriz Barbosa e terá um momento musical de Rita Ribeiro.
Este convite é válido para 2 pessoas e solicitamos confirmação a este email até dia 12 de outubro.
22:00H – Anúncio dos prémios
Entrega dos prémios das 5 categorias
O FORMA – Prémios de Arquitetura em Portugal, será atribuído em 5 categorias + 1 destinada a jovens arquitetos até 40 anos.
PRÉMIO FORMA – destina-se a premiar obras de nova construção realizadas em Portugal, que se distingam pela sua qualidade e singularidade e que sejam da autoria de Arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitetos ou organismos equivalentes no país de origem.
Categorias:
1C Espaço Público
2C Equipamento Colectivo
3C Habitação Colectiva
4C Habitação Unifamiliar
5C Joven Arquitecto Emergente
PRÉMIO FORMA JOVEM Arquitecto – destina-se a premiar obras realizadas em Portugal que se distingam pela sua qualidade e singularidade e que sejam da autoria de Arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitetos ou organismos equivalentes no país de origem, com idade até 40 anos.
A Comissão Organizadora do FORMA é composta por elementos da IF – Ideas Forward e da AP – Anteprojetos, sendo apoiada por um conjunto de entidades e empresas que participam como Apoio Institucional, Patrocínios Platina e Ouro, assim como um município anfitrião, e que permitem a sua realização.
A apresentação do prémio será, na sua 1ª edição, na cidade de Lisboa, estando previsto que cada edição seja apresentada em alternância em diversas cidades do país garantindo e valorizando todo o território nacional numa perspetiva abrangente e descentralizadora.
- Candidaturas
Podem candidatar-se ao FORMA ’22 obras com carácter permanente que tenham sido concluídas entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, e que sejam da autoria de arquitetos, membros em efetividade ou equivalentes no país de origem.
- Prémios
À obra vencedora em cada categoria serão atribuídos os seguintes prémios:
- FORMA – Prémio Nacional de Arquitetura 2022
– Troféu FORMA;
– Uma placa com gravação de distinção e louvor para o dono de obra;
– Uma placa com gravação de distinção e louvor para a empresa de construção da obra.
- FORMA JOVEM – Prémio Nacional de Arquitetura 2022
– Troféu FORMA JOVEM;
– Uma placa com gravação de distinção e louvor para o dono da obra;
– Uma placa com gravação de distinção e louvor para a empresa de construção da obra.
- Júri
O júri deverá ser composto por 5 elementos e com uma maioria de arquitetos com trabalho reconhecido e premiado, são os seguintes:
- Composição do júri
Cristina Mendonça
Filipa Serpa (FA-ULisboa)
Helena Lucas Vieira
Inês Cortesão
José Martinez
João Santa Rita
João Silva Cravo
João Tiago Aguiar
José Fernando Gonçalves (Jurado OA)
Luis Gonçalves (IHRU)
Maria João Andrade
Patrícia Gonçalves Costa (Dir. Dep. Hab. Mun. CM Oeiras)
Paulo Martins Barata
Pedro Novo
Raulino Silva
Cada jurado irá avaliar apenas 2 categorias, no máximo, de acordo com a seguinte distribuição:
HABITAÇÃO UNIFAMILIAR | HABITAÇÃO COLETIVA | EQUIPAMENTO COLETIVO | ESPAÇO PÚBLICO | JOVENS EMERGENTES |
João Tiago Aguiar |
Patrícia Costa – Dir.Dep.Hab.Mun. CM Oeiras |
João Santa Rita |
José Fernando Gonçalves |
Helena Lucas Vieira |
Pedro Novo | Luis Gonçalves – IHRU |
Paulo Martins Barata |
João Santa Rita |
João Silva Cravo |
Raulino Silva | Raulino Silva |
José Fernando Gonçalves |
Inês Cortesão | Cristina Mendonça |
Cristina Mendonça | Filipa Serpa – FA-UL |
Maria João Andrade |
José Martinez | Pedro Novo |
Helena Lucas Vieira |
Paulo Martins Barata | Inês Cortesão | Maria João Andrade |
João Tiago Aguiar |