Hotel Plaza Central

Camera004 - Dia A

Neste edifício do século XVIII, localizado na Avenida Central em Braga, a maior preocupação do projecto foi a proximidade do Convento das Convertidas, referência arquitectónica de grande valor patrimonial.

Camera 18Camera001 - 004
Camera 51Em virtude do avançado estado de degradação do imóvel, para além da recuperação da sua fachada principal e lateral, pouco mais foi possível recuperar. Na fachada principal é reposta a métrica dos vãos originais que foram alterados e na entrada mais larga é reproduzido o arco existente no interior por onde se faz o acesso automóvel. Tendo o edifício rés-do-chão e 2 pisos, foram introduzidas mansardas ao nível da cobertura, revestidas a zinco, o que permitiu o aproveitamento do espaço do vão do telhado para a instalação de quartos.
São criados dois novos volumes, um paralelo ao existente com a cércea de rés-do-chão e 4 pisos e outro perpendicular a este com rés-do-chão e 2 pisos.
O elemento de ligação entre o antigo e o novo é um pátio para onde abre o restaurante e a sala de eventos. Este espaço funciona como elemento aglutinador das áreas sociais do hotel.
No rés-do-chão, a entrada, a recepção e o restaurante, com capacidade para 100 lugares, têm acesso directo à rua. Neste piso o hotel dispõe ainda de uma sala de reuniões, uma sala de eventos, um SPA e uma pequena ala de quartos. Os pisos superiores são integralmente ocupados por quartos, tendo o hotel um total de 110 quartos.

ModelModel
As novas construções são em betão branco, possuindo elementos de ensombramento de chapa de aço corten perfurado que confere privacidade ao espaço e protecção solar.

Model
Todo o edifício é envolvido por um jardim em socalcos, onde está implantada uma piscina com uma ampla área de estar, e é rodeado por uma zona verde de acesso público, cujo terreno foi cedido pelo hotel para esse efeito.

 

FICHA TÉCNICA
Cliente: Hoti Hoteis
Arquitectura:
Ferreira de Almeida, Arquitectos, Lda
Engenharia: Cevel – Carvalho & Vedor, Engenharia, Lda
Engenharia Eletrotécnica:
Igemaci – Engenharia, S.A

Designação: Hotel Plaza Central
Função: Hotel 4 estrelas
Localização: Avenida Central, Braga
Data conclusão da obra: 2024
Valor (estimativa): 16 000 000,00€

 

FMGBX7~WLogo FA (Sem Fundo)A Ferreira de Almeida Arquitectos tem no seu vasto curriculum, com mais de 5 milhões de metros quadrados construídos, nas áreas de Arquitectura, Planeamento Urbano e Interiores, projectos de Mixed-Use, Masterplans de Centros Urbanos, Shopping Centers, Edifícios de Escritórios, Complexos Residenciais, Retail, Hotéis e Empreendimentos Turísticos e Renovação Urbana.
Baseando a metodologia de trabalho na construção de soluções criativas e inovadoras, reconhecidas com prémios nacionais e internacionais, vem desenvolvendo a sua actividade em Portugal, Angola, Brasil, Moçambique e Colombia.
Em Portugal, especialmente no Porto, destacamos a Reabilitação do Quarteirão das Cardosas, a Reabilitação do Mercado do Bom Sucesso, a Reabilitação do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, assim como dezenas de hotéis e recuperações de edifícios por toda a Cidade.

Principais Projectos em Carteira:
– Hotel Moov Oriente, Lisboa
– Hotel Moov Braga, Braga
– Edifício Residencial e Comercial, Porto
– Edificio Residencial, Braga
– Edifício Residencial, Porto

 

GABINETE:

FERREIRA DE ALMEIDA ARQUITECTOS LDA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.