KNX/DALI – nova gateway reduz custos e simplifica a instalação

2400x1260px_KNX Range

Até agora a integração do comando de iluminação em DALI nas instalações KNX era realizada por intermédio de gateways que apenas permitiam controlar luminárias e não possibilitavam instalar dispositivos de controlo do lado do bus DALI, obrigado sempre à coexistência dos 2 buses no teto: KNX e DALI. Saiba como simplificar a instalação e reduzir significativamente os custos de instalação.

A B.E.G. o seu especialista em controlo de iluminação, lançou recentemente no mercado uma nova Gateway DALI, com capacidade de integrar no bus DALI para além das luminárias também detetores de presença DALI. Esta nova solução reduz a quantidade de cabos a instalar, pois dispensa a passagem do bus KNX para ligar aos detetores uma vez que estes ficam ligados diretamente ao bus DALI.

Esta solução permite não só reduzir os custos de instalação como simplifica substancialmente a instalação e a flexibilidade da instalação. Com a integração dos multisensores DALI-LINK no bus DALI, a configuração da instalação é simplificada bem como a calibração dos detetores.

A utilização de multisensores DALI-LINK do lado do bus DALI, sendo uma solução de inteligência descentralizada tem como vantagem a continuidade de serviço e a possibilidade de integração de um maior número de detetores na mesma linha DALI, uma vez que o comando das luminárias é realizado diretamente pelos detetores e não pela Gateway, uma vantagem clara face aos tradicionais controladores DALI2. A gama de detetores DALI-LINK incorpora os principais detetores da vasta gama da B.E.G. como por exemplo o PD11, um detetor plano no teto quase invisível, o detetor PD4 de elevado alcance de deteção e o PICO o mais pequeno detetor do mercado.

Outra das grandes vantagens é que esta gateway já permite o controlo de iluminação Tunable White e RGB a partir do KNX. Tendências de mercado cada vez mais implementadas, em especial a função Tunable White, uma novidade do mundo da iluminação que permite aumentar a produtividade em ambientes de escritórios e na indústria, pela melhoria da qualidade de vida das pessoas ao melhorar o seu ciclo circadiano.

Para além desta novidade convém relembrar que a B.E.G. tem uma gama completa de equipamentos KNX, da fonte de alimentação com apenas 3 módulos de ocupação no quadro, aos acopladores de linha TP ou IP, passando pelas saídas binárias com e sem medição de consumo de energia, e as saídas para controlo de persianas/estores, a B.E.G. disponibiliza soluções avançadas para dar resposta às novas exigências legais de eficiência energética.

Para mais informações ou suporte no desenvolvimento de soluções de controlo e gestão de iluminação em DALI e/ou KNX consulte o departamento de projetos da B.E.G. através do email: [email protected] ou visite o nosso site: www.beg-luxomat.com

 

Contactos:

Email: [email protected]
Tel.: (+351) 215 870 060

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.