Edifício Multiusos Oriente

Imagem1-Principal

O Edifício Multiusos Oriente situado junto ao Parque das Nações, uma das zonas mais emblemáticas da cidade, constitui um registo arquitetónico de destaque em Lisboa.
A requalificação do património e dos edifícios de exceção na malha urbana tornou-se imperativa nas cidades atuais.
O desenho da luz artificial começa a ser uma necessidade emergente pela exigência das sociedades contemporâneas que vivem cada vez mais o seu quotidiano em contextos interiores e noturnos. Vários estudos sociológicos mostram a importância da luz na vida humana, por exemplo, na manifestação de humor – alegria ou tristeza.

Imagem2-divImagem3
Neste sentido toda a filosofia conceptual da nossa intervenção, situou-se ao nível de criação de um modelo articulado com base no conceito geral da iluminação na defesa do baixo consumo energético e na garantia de um adequado contexto visual para os utentes. As soluções luminotécnicas apresentadas foram suportadas por uma filosofia de harmonia com a arquitetura, procurando realçar as áreas e volumes arquitetónicos sempre com o intuito de maximizar a iluminação natural. O sistema de controlo de iluminação foi preconizado para regular ou desligar a iluminação em resposta à luz natural disponível (medida por detetores crepusculares). A programação do sistema teve em conta a adequação dos níveis de iluminância baseados no binómio luz natural/luz artificial.

esquisso1esquisso2
Esta filosofia de iluminação aposta num elevado nível de harmonia com os conceitos arquitetónicos subjacentes, procurando a valorização destes através da luz. Assim, a implementação da iluminação exterior foi projetada tendo em total consideração as caraterísticas formais da fachada. Propôs-se a implementação de vários níveis de luminância, com tipologias diferenciadas de luminárias e temperaturas de cor, de forma a criar profundidade do campo visual, tendo sempre o cuidado de apresentar de forma discreta e integrada na arquitetura e considerando todas as “guidelines” e limitações implícitas na certificação LEED e WELL. Para a iluminação dos espaços exteriores, propôs-se uma solução com base em projetores de espeto no piso com acessórios anti encandeamento, palas, filtros louvre e linhas a marcar a geometria dos espaços. Este conceito convida os utentes do edifício a usar os espaços exteriores durante o período noturno, propondo uma iluminação ténue mas segura e confortável.
Todas as soluções implementadas evitam a poluição lumínica dos espaços exteriores, conforme as exigências da certificação WELL. A filosofia de intervenção para as zonas comuns interiores baseou-se nos mesmos princípios já mencionados, procurando acentuar a geometria da arquitetura através da iluminação linear artificial integrada nos elementos arquitetónicos do edifício.

FICHA TÉCNICA
Instalações Elétricas, Telecomunicações,
Segurança integrada e Lightdesign:
OHM-E+LIGHTPLAN
Arquitetura:
Saraiva + Associados

Designação: Edifício Multiusos Oriente
Função: Comércio e Serviços
Localização: Loures, Lisboa
Data início da obra: Segundo Semestre 2022
Data conclusão da obra: Segundo Semestre 2024
Valor (estimativa): 53.000.000,00€

 

cofOHM-E+LIGHTPLANGRUPO OHM-E+LIGHTPLAN
Dedicado a soluções integradas de Engenharia, o Grupo OHM-E destaca-se no desenvolvimento de projetos tecnologicamente inovadores, onde as energias renováveis e a eficiência energética ocupam um lugar de destaque. Junta-se a este desafio uma equipa de colaboradores de grande competência e profissionalismo, com formação específica em diversas áreas da Engenharia e Arquitetura. Desde a sua fundação, em 1989, a empresa atua nas áreas da Engenharia Eletrotécnica, Telecomunicações, Informática, Segurança Integrada, Gestão Técnica Centralizada, Iluminação, Luminotecnia e Energias Renováveis.
Acompanhando a célere evolução tecnológica e a crescente consciencialização pela sustentabilidade, os projetos baseiam-se em modelos tecnologicamente avançados, adequados às especificidades dos ambientes a projetar. A procura por vantagens económicas, ergonómicas e ecológicas reflete-se em todos os desafios, que abrangem diversos setores de mercado e as mais variadas escalas – desde o contexto urbano aos espaços interiores.

Principais projetos:
Estádio do Dragão, Porto
Igreja da Santíssima Trindade, Fátima
Sede do Banco de Moçambique, Maputo
Cinnamon Life – Colombo, Sri Lanka

 

GABINETE:

OHM-E+LIGHTPLAN

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.