Edifício Residencial

C01

Este projeto consiste numa intervenção em dois edifícios adjacentes que, apesar de distintos, ambos são de estilo Art Deco do período suave português.
Memórias de um período glorioso, passado e quase centenário, que sobreviveu às várias transformações morfológicas da avenida.
Com duas fachadas, de características e traços diferentes, repletas de detalhes incongruentes, a ideia de os unir surge como um desafio, a criação de uma identidade forte e uma vontade de escrever uma nova história comum. A união dos edifícios num só empreendimento composto de apartamentos.

C05 copy
O conceito foca-se numa intervenção tripla feita através da repetição da mesma materialidade; o azulejo e o pano de vidro.
Com uma base comum, agindo como uma única frente de rua de 40m de largura inclui uma nova entrada central, marcada pela presença de azulejo que se estende para o corredor de acesso entre os dois edifícios.
A repetição da cerâmica nas duas empenas paralelas permeia o corredor verde que dá acesso á torre de circulação vertical, relacionando os dois edifícios.

C02C04
O aumento no andar da atual cobertura revestido totalmente em azulejo cria um diálogo orgânico entre a base, as empenas e o topo do edifício. A proposta, como um todo, busca destacar a sua intervenção através do uso da cor como instrumento primordial da união dos dois edifícios, provocando uma subtil conversa entre materialidade, textura, luz e sombra.

C06
Na intenção de conceber algo de caráter único para o projeto, propusemos duas casas unifamiliares no topo de ambos os edifícios, tornando assim possível o sonho de habitar uma casa com um terraço jardim no meio da cidade.
A nossa intervenção para este edifício buscou manter o seu carácter histórico, e criar uma identidade única para o conjunto edificado Óscar Monteiro Torres 34-40.

 

FICHA TÉCNICA
Arquitectura e Coordenação:
Apparatus Architects, LDA
Imagens 3D:
Ian Alves
Área:
3 750m2

Designação: Edifício Residencial
Função: Edifício Residencial
Localização: Avenidas Novas, Lisboa
Data início da obra: Meados 2023
Valor (estimativa): 10000000,00€

 

imagem GabineteAA_Logotipo_preto fundo brancoFundado em 2016, Apparatus Architects é um escritório internacional premiado, sediado em Lisboa e Brasília. Entre arquitetura, urbanismo, design e investigação, são abrangidas diversas escalas de projeto.
Com uma equipa composta por profissionais experientes, de diversas origens, criou-se um ambiente de colaboração criativa única. Com especial enfoque em arquitetura, reabilitação e desenho urbano, prestamos um serviço integrado de todas as fases de projeto, da concepção à construção. Ao longo dos anos foi igualmente desenvolvida um núcleo de concursos, trabalhando em diversas escalas, tanto nacional como internacional.
Desde o ano de 2020, o escritório foi premiado em diversas ocasiões, com exemplo da Architizer A+Awards, que concedeu notoriedade e reconhecimento do trabalho realizado. Originou em diversas parcerias privadas e público-privadas tais como a Escola de Ensino Superior da Cruz Vermelha Portuguesa.

Principais projectos em carteira:
• Reabilitação e ampliação da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
• Construção de edifício em Brasília, Brasil
• Habitação unifamiliar em Cascais
• Projeto de reabilitação e transformação de edifício histórico em Lisboa em duas townhouses
• Projeto de reabilitação e união de dois edifícios em Lisboa

 

GABINETE:

APPARATUS ARCHITECTS, LDA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.