GROHE e everwave inauguram plataforma HiveX – para rios livres de plástico

  • Inovação para enfrentar a crise do plástico: GROHE contribui para testar o protótipo da nova plataforma de limpeza de rios HiveX.
  • Colaboração da GROHE com a start-up social everwave está a ter impacto
  • Projeto-piloto segue-se ao marco recente atingido pela GROHE de poupança anual de 37 milhões de artigos de plástico graças à redução de plástico nas embalagens da marca.

GROHE_HiveX_CleanupMissionPadua_1

A modificação do ciclo da água pela Humanidade empurrou o mundo para além do funcionamento seguro para a vida na Terra1. Com a desestabilização deste recurso vital, que afeta a saúde de todo o planeta azul, é, mais do que nunca, crucial combater o desperdício de plástico, uma vez que este contribui para o problema global da poluição da água e afeta a saúde humana2.

Proteger o valioso recurso que é a água é fundamental para a GROHE, líder mundial em soluções completas para casa de banho e acessórios de cozinha. A marca prossegue com este objetivo ao combater a poluição de plástico com a sua Less Plastic Initiative3, e lança as bases para aumentar os seus esforços colaborativos de sustentabilidade. A parceria da GROHE com a everwave4 , empresa cuja missão é limpar rios de resíduos e proteger os oceanos, está agora a tomar nova forma, com a implantação-piloto da inovadora plataforma de limpeza HiveX, lançada em março de 2022 no rio Bacchiglione em Pádua, Itália.

GROHE_HiveX_CleanupMissionPadua_2

Apoio a inovações para enfrentar a crise do plástico
A colaborar com a everwave desde 2019, a GROHE contribuiu com orgulho para a inauguração da plataforma patenteada HiveX, lançada em Pádua. Ancorada, a plataforma utiliza a energia da corrente do rio para desviar e armazenar de modo contínuo resíduos flutuantes – é eficiente em termos energéticos e amiga do ambiente, dado que a tecnologia passiva utiliza a energia do que a rodeia para funcionar. O desenho em forma de favo de mel abranda a corrente da água, assegurando que as partículas de plástico alcançam a superfície e são filtradas (e que apenas os resíduos são recolhidos, enquanto os animais permanecem ilesos). Uma vez instalada, a sua arquitetura interna permite recolher até cinco toneladas de resíduos. Tal evita que o lixo chegue ao Golfo de Veneza, impedindo assim eventuais danos para o ambiente e a vida selvagem.

Clemens Feigl, CEO & co-fundador da everwave, refere que, “inicialmente, queríamos desenvolver uma tecnologia para os oceanos. À medida que a investigação avançava, tornou-se claro que é mais eficaz começar pelos rios, uma vez que 80% dos resíduos nos oceanos vêm de lá. Graças à configuração modular e à sua tecnologia, a HiveX é uma solução simples que pode ser implementada em muitos rios, ajudando a limpar cursos de água em todo o globo – sem custos elevados ou ser preciso pessoal especializado. Estamos gratos à GROHE por apoiar há anos a nossa missão de proteger os oceanos, e por, enquanto marca, ter um impacto tão positivo no ambiente”.

Colaboração impulsiona transformação
Além de limpar os sistemas vulneráveis de água, ambos os parceiros estão empenhados na educação e em inspirar os consumidores a terem um estilo de vida mais sustentável. Jonas Brennwald, líder da LIXIL EMENA, afirma que “a nossa estreita parceria demonstra que, ao utilizar os conhecimentos especializados de uma marca global, uma start-up social pode ter um impacto direto e tangível”.

Adianta que “a parceria com a everwave reforça o nosso papel como líder da indústria em termos de sustentabilidade, e ajuda-nos a abrir novos caminhos na nossa contribuição para o Objetivo 6 de Desenvolvimento Sustentável da ONU” (água potável e saneamento). Clemens Feigl acrescenta que “o apoio da GROHE na qualidade de líder mundial ajuda-nos a ganhar visibilidade na região EMENA e a impulsionar o nosso objetivo de termos oceanos saudáveis. Ao combinarmos os nossos pontos fortes e alertarmos para a crise global de plástico, o ambiente emerge como vencedor desta nossa colaboração”.

Inspirar outros a seguir o exemplo
A transformação impactante só pode ser conseguida em conjunto. Pelo que a GROHE se concentra em dar um exemplo positivo e, com soluções como o sistema de água GROHE Blue ou a campanha Made for your Water, apela ao poder da mudança coletiva de comportamentos para reduzir a utilização de plástico e contribuir para um ambiente mais limpo. Jonas Brennwald explica que, “com as nossas iniciativas de marca, queremos facilitar e inspirar os consumidores e os nossos parceiros industriais a participar na jornada da redução de plástico. Os nossos esforços, complementados pela colaboração com a everwave, demonstram que, juntos, podemos aproximar-nos do nosso objetivo de um futuro que valha a pena viver com menos plástico”.

Saiba mais sobre como a everwave ajudou a GROHE a cumprir uma promessa da campanha Made for Your Water na plataforma de experiência digital GROHE X.

+++ GROHE no 12.º lugar do Top 25 Multinational Employers in Europe 2021 – avaliação Great Place to Work. A GROHE obteve a certificação Great Place to Work em mais de 20 países, Portugal incluído, em que a subsidiária de vendas GROHE Commercial Portugal foi reconhecida como Great Place to Work.

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.