Herdade da Lançada

21309_OutDoor_01

A operação urbanística aqui apresentada prevê a implementação de um novo loteamento habitacional com 108 lotes destinados à construção de edifícios de habitação multifamiliar, totalizando 108 moradias.

É um projecto do promotor Obragoito, que está neste momento a desenvolver em conjunto com a Plano Humano Arquitectos vários empreendimentos habitacionais direcionados para as famílias nacionais.

A morfologia urbana aqui proposta estabelece que estes edifícios detenham 3 pisos acima da cota de soleira, destinados às frações habitacionais, sendo o piso mais alto destinado a espaço de escritório e lazer.

21309_Teste_04_6 - Foto21309_Teste_04_9 - Foto

De aspeto muito simples, estes edifícios, resultam assim de um jogo de articulações de volumes, que aliadas à materialidade, caracterizam a construção, ao mesmo tempo que criam áreas de varandas e terraços, que permitem prolongar a perceção do espaço interior para o exterior, e assim também o constante contacto e visualização da restante área envolvente, contribuindo também com os seus canteiros e coberturas ajardinadas, para a valorização da envolvente verde e arborizada.

Pretende-se um loteamento com verdadeira vivência de bairro, com espaços de circulação partilhados, onde impera a utilização pedonal, pensados para que as crianças possam brincar na rua.

21309_Teste_04_11 - Foto21309_Teste_04_13 - Foto

O espaço entre lotes é também ele caracterizado por vários jardins, cujo desenho e equipamento o estabelecem enquanto espaço de lazer, com passeios pedonais providos com bancos, e adornados por árvores que marcam percursos e organizam o espaço.

Pretende-se que seja um loteamento de referência na Cidade do Montijo, tanto pela sua abordagem ao desenho urbano, como pela relação com a natureza e pela arquitectura dos próprios edifícios.

FICHA TÉCNICA
Arquitectura:
Plano Humano Arquitectos - Pedro Ferreira e Helena Vieira
Engenharia:
Gaplr – Luis Reis + Engimind

Designação: Herdade da Lançada
Função: Habitação Unifamiliar
Localização: Rua da Hortinha, Sarilhos Grandes – Montijo – Setúbal
Dono de Obra: Obragoito – Construções e Obras Públicas Lda.
Data início da obra: Setembro de 2022

 

DSCF3257-EditPH logo rect PB1 so onlinePlano Humano Arquitectos é o atelier de arquitetura formado em 2008, pela dupla de Arquitectos Helena Vieira (Lisboa, 1981), e Pedro Ferreira (Lisboa, 1981), e está sediado em Lisboa, detendo atividade em Portugal, Angola e Cabo Verde.
Tendo projectos de programas diversificados, estes são marcados pela exploração de diferentes materialidades, sendo a madeira e os materiais naturais uma constante que caracteriza as suas obras.
Tendo várias obras premiadas do atelier, destacam-se os Architizer Awards 2018 e 2019, o The International Architecture Award 2019 e mais recentemente os Loop Awards 2021
Foram ainda distinguidos nos, The MasterPrize 2019, Inovação na Construção 2018 e o The American Architecture Prize 2017.
Foram nomeados aos Dezeen Awards 2018, Prémios Construir 2017, 2018 e 2019, finalistas dos  World Architecture Festival Awards 2018 e nomeados ao Prémio de Arquitectura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe 2019.

Principais Projectos:
Herdade da Lançada, Montijo
Hotel 4* Estrelas, Setúbal
Conjunto Habitacional “Quinta do Olho de Vidro”, Almada
Condomínio Habitacional das Gaiôas, Montijo
Condomínio Logístico e Escritórios, Mem Martins
Condomínio Habitacional Palmela
Condomínio Habitacional Olaria
Moradia Unifamiliar Praya del Rey, Óbidos

 

GABINETE:

PLANO HUMANO ARQUITECTOS

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.