Casa_HCS
- Publicado em 11-05-2022, por admin
- Arquitetura | Destaque | Reportagens
A concepção desta habitação teve origem no desejo por parte do cliente na criação de uma habitação de férias para si e para a sua família. O cliente, de ligações familiares escandinavas, possui um terreno com 3.100,00 m2 em Ventosa, Vieira do Minho no distrito de Braga e pretendia construir uma casa com uma atmosfera aberta e cheia de luz numa arquitetura sólida que comunique com a natureza em seu redor.
Assim sendo, a “casa_HCS” tem uma presença horizontal muito forte procurando, no entanto, não se salientar no terreno que a acolhe, de forma a se diluir na paisagem. Do interior da casa, procurou-se criar uma ligação visual com o Rio Cávado presenciando toda a beleza do Gerês. Desta forma, a paisagem funciona como um quadro que decora as vivências no interior do espaço.
O betão aparente é o material predominante neste projecto com o padrão da sua cofragem em réguas de madeira longitudinais, reforçando a horizontalidade do edifício. Desta forma, foi feito um jogo de tons com a cor quente da madeira e a cor fria do betão, que contrastando entre si tentam equilibrar a temperatura visual do projeto.
A implantação da habitação é feita à cota da entrada da garagem a tardoz que, devido à inclinação natural do terreno, faz com que parte do edifício esteja em consola, como se a ‘levitar’ sobre o terreno.
Quanto ao programa da habitação, este organiza-se segundo uma continuidade linear, distribuída em duas direções. A entrada na casa é feita junto ao corpo da garagem que incluí a lavandaria e respetivo pátio. Chega-se assim a um hall com um pátio interior circular em vidro e aberto para o exterior com ligação ao espaço social em open space da habitação que nele inclui a sala de estar, jantar e cozinha. A cozinha, com vista para poente por uma janela longa e fina por cima dos móveis desenvolve-se em forma de arco abraçando a zona de jantar e rematando o corpo comum da casa.
Daqui, é possível aceder através de um grande pano de vidro à varanda principal onde foi desenhada uma piscina com criação de corrente mecânica, assim como uma zona de lounge com fogueira exterior para momentos sociais interagindo com a envolvente.
Todo este espaço mantém também ligação com a zona privativa da casa, através de vãos mais pequenos de forma a salvaguardar a privacidade dos quartos. A zona privativa é acedida através de uma porta junto ao hall central que nos leva a um corredor com um grande pano de vidro virado para a zona norte do terreno e para o acesso à habitação. Neste espaço existem dois quartos que dividem entre si uma casa de banho, com base de chuveiro, sanita, bidé e dois lavatórios. Rematando opostamente à cozinha o corpo da casa temos a suite principal. Na suite está contemplada uma casa de banho compartimentada com os lavatórios por detrás da cama, assim como o espaço do closet em forma semicircular.
Como um todo, a casa HCS é o culminar de todo um processo de criação e comunicação com vista a materializar a visão do cliente de forma harmoniosa e em dinâmica com todas as condicionantes legais e físicas com que nos deparamos.
FICHA TÉCNICA
TRAÇO M – GABINETE DE ARQUITECTURA
Arq. Márcio Moreira
Área do Terreno: 3.100,00 m2
Área de Construção: 409,65 m2
Tipologia: T3
Pisos: 1
Designação: Casa_HCS
Função: Habitação Unifamiliar
Localização: Ventosa, Vieira do Minho, Braga
Data início da obra: Julho 2022
A Traço M – Arquitetura é um gabinete de arquitectura com 12 anos de existência, sedeado no concelho de Lousada, no distrito do Porto. A equipa é composta por vários arquitectos, engenheiros e operários de construção civil com vários anos de experiência, dividindo se nas áreas da arquitectura, construção e decoração de interiores, sendo liderada pelo Arquitecto Márcio Moreira.
O desenvolvimento dos projectos no gabinete assenta numa discussão de ideias e expectativas que conduz a conceitos estéticos, sustentados por uma arquitectura despida de distrações e do supérfluo, baseada em linhas simples, mas vincadas, procurando sempre ir de encontro às expectativas de quem nos procura.
O gabinete tem no seu portefólio um leque de intervenções urbanas nacionais e internacionais, que passam desde as mais pequenas intervenções até projectos de maior envergadura, tais como remodelações interiores de espaços comerciais e restauração, até à criação de habitações uni e multifamiliares, assim como de espaços industriais.