Quinta das Giestas – Private Villas

1

Este condomínio localiza-se numa área urbana consolidada junto à frente ribeirinha do estuário do Tejo, no troço entre Caxias e Paço de Arcos, no concelho de Oeiras. A proposta de intervenção interage com a malha urbana, respeitando o potencial ecológico do local, para além dos seus valores ambientais, paisagísticos e culturais.

Os processos estruturantes da paisagem devem ser relevados, sujeitando-se a eles o próprio desenho e a vivência do espaço.
Esta abordagem resultou numa progressão entre espaços cujo desenho e formas são intencionalmente preconizadas numa linguagem formal iconográfica, para espaços de circulação e estadia, de modo a que os lementos da paisagem se revelem predominantes e sejam respeitados.

23

Porém, e de um modo geral, procurou-se enquadrar todas as tipologias de áreas lúdicas, com base na exposição solar, ventos e brisas, topografia e vegetação existente, na relação direta com a envolvente, criando-se eixos conceptuais e estruturais, que hierarquizam e ordenam o espaço no sentido de conduzirem a ‘um lugar de uso’.

Todas as zonas encontram-se intrinsecamente relacionadas e o seu conjunto transparece uma imagem forte e unificada. São utilizadas linhas fluidas que pretendem cristalizar a orgânica do rio na intervenção em perfeita conjugação com uma linguagem mais reta e ortogonal, como uma perfeita simbiose entre o ambiente natural e o edificado.

45
Após uma análise das principais características e condicionantes, são definidas zonas distintas no que toca à aptidão do espaço, morfologia do terreno, vegetação e preservação das vistas dominantes, com a criação de janelas de paisagem.

 

FICHA TÉCNICA
Arquitectura Paisagista:
Rio Plano, Arquitectura Paisagista
Arquitectura:
Paulo Fernandes
(Cónica Arquitetura Lda)

Designação: Quinta das Giestas – Private Villas
Função: Condomínio de Habitação
Localização: Alto do Lagoal, Caxias, Oeiras
Dono de Obra: Lagoalto
Data início da obra: Meados 2024

Arq. Paulo SimoesLogotipo_revistaA RIO PLANO surge no mercado no início de 2001, como uma empresa de concepção de projectos e consultoria nas áreas de Arquitectura Paisagista, Ambiente e Arte urbana. O atelier possui uma grande carteira de estudos onde a interdisciplinaridade constitui um factor impar no desenrolar dos projectos, com a presença de diversos consultores, nas áreas da Arquitectura, Engenharias (Civil, Ambiente, Florestal e Agronómica), Economia, Jurídica, Design e Arte. Para além da sua principal ação consistir em projetos de arquitetura paisagista, o atelier integra ainda na sua política de acção a criação de sinergias com o meio académico, com o estabelecimento de parcerias com entidades de ensino nacionais e internacionais. As suas principais áreas de acção são reflectidas nos vários projectos realizados, onde se destacam, a requalificação de áreas naturais, planos de praia, centros históricos, requalificação ambiental e paisagística de aterros sanitários, recuperação de zonas degradadas, jardins municipais e quintas históricas, museus, empreendimentos turísticos, campos de Golfe, escolas, campos de jogos, parques urbanos, zonas de recreio infantil e juvenil, condomínios privados e moradias, estudos de impacto ambiental bem como a fiscalização de obras.

Principais projetos em carteira:
– Projecto de requalificação urbana do Centro Histórico de Coruche;
– Projecto de requalificação urbana do Centro Histórico de Mangualde;
– Requalificação paisagística do Rossio Marquês de Pombal em Estremoz;
– Requalificação do Espaço Público de Algueirão e de Mem Martins, em Sintra;
– Corredor Verde Periférico Oriental de Lisboa – Parque Urbano do Vale Fundão e Parque Urbano da Quinta
das Flores – Ligação Rio Tejo;
– Corredor Verde Periférico de Lisboa, Estrada do Calhariz de Benfica – Ligação ao Parque Florestal de Monsanto;
– Eco Arte Parque Urbano das Oliveiras, em Loures;
– Integração paisagística do Mosteiro Trapista Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, Miranda do Douro;
– Requalificação do Largo D. Dinis, no centro histórico de Odivelas;
– Requalificação do Largo de Cacilhas e Avenida Aliança Povo-MFA, para a Câmara Municipal de Almada (Parceria com o Grupo Sacramento Campos).

 

GABINETE PROJECTISTA:

RIO PLANO – ARQUITECTURA PAISAGISTA, LDA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.