Obra Soprema | Rui Unas entrevista Arquiteto Nuno Mateus

Obra SopremaEpisódio #4

RUI UNAS entrevista o ARQUITETO NUNO MATEUS
No último episódio da primeira season a OBRA SOPREMA conversa com o Arquiteto Nuno Mateus, do Atelier ARX Portugal.
Da esgrima ao rugby passando pela Arquitetura e pela perda da liberdade no desenho, até ao abandono da preconceção desse mesmo desenho, para que se consiga recuperar e potenciar a liberdade criativa e de pensamento que a criança tem.

“As crianças começam por desenhar riscos sem nexo e a uma certa altura o domínio do desenho ganha-se quando se desenha um círculo e isso é por volta dos 3 anos que esse círculo se fecha. E esse círculo começa por ser tudo: a mãe, a casa, a escola… É uma coisa que eles conseguem visualizar e nomeiam. Depois começam a pender-lhe coisas…os braços.(…)Até chegarem a um ponto em que uma casa é exatamente aquilo que nós sabemos: um retângulo com uma porta a meio, umas janelas um telhado e uma chaminé. Nesse ponto foi o ponto em que eles perderam completamente a liberdade e no fundo querem fazer igual aos outros.”

VER EPISÓDIO

Nuno

Episódios anteriores:
Arquiteto Miguel Saraiva
Arquiteta Patrícia Pedrosa
Arquiteto Carrilho da Graça

Mais do que contemplar as obras, o objetivo é desconstruir os homens e as mulheres que transformam os espaços que habitamos diariamente. Explorar os seus espaços interiores, os jardins onde florescem as suas melhores ideias.

É sob esta premissa que nasce a Obra Soprema, uma série de entrevistas aos nomes que dão origem à arquitetura nacional. Entrevistas talvez não seja o termo exato. São, no fundo, conversas informais, com tanto de entretenimento como de valor cultural a que se junta um anfitrião muito improvável.

Os episódios estarão disponíveis em formato vídeo no Youtube e em formato Podcast nas diversas plataformas: Spotify, Apple Podcast, Soundcloud, Google Podcast.

 

VER OBRA DA SOPREMA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.