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INÍCIO DA OBRA NO TROÇO SANTA COMBA DÃO – MANGUALDE

Categoria:  Notícias do Dia > Notícias

Publicado

20211012_DJI_0052_1150x550

A empreitada envolve a requalificação integral de um troço com cerca de 40 quilómetros, melhorando as condições de segurança e circulação. Com esta consignação a modernização da Linha da Beira Alta encontra-se integralmente em construção. Foi consignada a empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta entre Santa Comba Dão e Mangualde. Numa cerimónia realizada na sede da Infraestruturas de Portugal (IP), com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do presidente da IP, António Laranjo, do vice-presidente da IP, Carlos Fernandes e do administrador do Sacyr Somague/Sacyr Neopul, Marcos Rubio Blanco, foi assinado o auto de consignação da obra, um procedimento legal que marca o arranque dos trabalhos com um prazo de execução de 760 dias. Com um investimento de 57,6 milhões de euros, esta obra é desenvolvida no âmbito do Programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional - Ferrovia2020.  A empreitada que agora tem início envolve a requalificação integral do troço com cerca de 40 quilómetros, entre as Estações Ferroviárias de Santa Comba Dão e Mangualde, dotando a via-férrea de maior capacidade operacional e melhores condições de segurança e circulação, beneficiando não só o transporte de mercadorias como também as viagens de comboio de passageiros nas ligações inter-regionais. Os trabalhos englobam a substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão, cujo perfil permite, de uma forma rápida e económica, a alteração da posição dos carris caso no futuro a Rede ferroviária em Espanha efetue a conversão de bitola.  Nas estações de Santa Comba Dão, Oliveirinha e Nelas, será efetuada a alteração do layout - disposição das Linhas que servem a Estação Ferroviária - por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento. Esta alteração assegurará a otimização das condições de exploração e operação ferroviária ao dispor dos operadores de transporte de mercadorias, permitindo a circulação de um maior número de comboios e com maior capacidade de carga. Está ainda prevista a supressão da Passagem de Nível de Moimenta Alcafache, com a construção do respetivo desnivelamento, melhorando as condições de segurança ferroviária e rodoviária no atravessamento sobre a via-férrea.

Mais informações:

INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL, S.A.

Anteprojectos online é uma ferramenta de consulta diária, que lhe permite deter o conhecimento antecipado do que serão as futuras obras!

Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

INÍCIO DA OBRA NO TROÇO SANTA COMBA DÃO – MANGUALDE

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A empreitada envolve a requalificação integral de um troço com cerca de 40 quilómetros, melhorando as condições de segurança e circulação. Com esta consignação a modernização da Linha da Beira Alta encontra-se integralmente em construção. Foi consignada a empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta entre Santa Comba Dão e Mangualde. Numa cerimónia realizada na sede da Infraestruturas de Portugal (IP), com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do presidente da IP, António Laranjo, do vice-presidente da IP, Carlos Fernandes e do administrador do Sacyr Somague/Sacyr Neopul, Marcos Rubio Blanco, foi assinado o auto de consignação da obra, um procedimento legal que marca o arranque dos trabalhos com um prazo de execução de 760 dias. Com um investimento de 57,6 milhões de euros, esta obra é desenvolvida no âmbito do Programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional - Ferrovia2020.  A empreitada que agora tem início envolve a requalificação integral do troço com cerca de 40 quilómetros, entre as Estações Ferroviárias de Santa Comba Dão e Mangualde, dotando a via-férrea de maior capacidade operacional e melhores condições de segurança e circulação, beneficiando não só o transporte de mercadorias como também as viagens de comboio de passageiros nas ligações inter-regionais. Os trabalhos englobam a substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão, cujo perfil permite, de uma forma rápida e económica, a alteração da posição dos carris caso no futuro a Rede ferroviária em Espanha efetue a conversão de bitola.  Nas estações de Santa Comba Dão, Oliveirinha e Nelas, será efetuada a alteração do layout - disposição das Linhas que servem a Estação Ferroviária - por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento. Esta alteração assegurará a otimização das condições de exploração e operação ferroviária ao dispor dos operadores de transporte de mercadorias, permitindo a circulação de um maior número de comboios e com maior capacidade de carga. Está ainda prevista a supressão da Passagem de Nível de Moimenta Alcafache, com a construção do respetivo desnivelamento, melhorando as condições de segurança ferroviária e rodoviária no atravessamento sobre a via-férrea.

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A empreitada envolve a requalificação integral de um troço com cerca de 40 quilómetros, melhorando as condições de segurança e circulação. Com esta consignação a modernização da Linha da Beira Alta encontra-se integralmente em construção. Foi consignada a empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta entre Santa Comba Dão e Mangualde. Numa cerimónia realizada na sede da Infraestruturas de Portugal (IP), com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do presidente da IP, António Laranjo, do vice-presidente da IP, Carlos Fernandes e do administrador do Sacyr Somague/Sacyr Neopul, Marcos Rubio Blanco, foi assinado o auto de consignação da obra, um procedimento legal que marca o arranque dos trabalhos com um prazo de execução de 760 dias. Com um investimento de 57,6 milhões de euros, esta obra é desenvolvida no âmbito do Programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional - Ferrovia2020.  A empreitada que agora tem início envolve a requalificação integral do troço com cerca de 40 quilómetros, entre as Estações Ferroviárias de Santa Comba Dão e Mangualde, dotando a via-férrea de maior capacidade operacional e melhores condições de segurança e circulação, beneficiando não só o transporte de mercadorias como também as viagens de comboio de passageiros nas ligações inter-regionais. Os trabalhos englobam a substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão, cujo perfil permite, de uma forma rápida e económica, a alteração da posição dos carris caso no futuro a Rede ferroviária em Espanha efetue a conversão de bitola.  Nas estações de Santa Comba Dão, Oliveirinha e Nelas, será efetuada a alteração do layout - disposição das Linhas que servem a Estação Ferroviária - por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento. Esta alteração assegurará a otimização das condições de exploração e operação ferroviária ao dispor dos operadores de transporte de mercadorias, permitindo a circulação de um maior número de comboios e com maior capacidade de carga. Está ainda prevista a supressão da Passagem de Nível de Moimenta Alcafache, com a construção do respetivo desnivelamento, melhorando as condições de segurança ferroviária e rodoviária no atravessamento sobre a via-férrea.

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