Casa c/ Poste

01-Principal

Enquadrada num tecido urbano caracterizado pelo diálogo entre o rural e o industrial, esta intervenção inspira-se no contexto e na atitude dos clientes, apaixonados por este local, para assumir uma postura que
é tanto sensível como provocadora.

02
Dentro dos limites orçamentais e de programa exigidos, e tendo como ponto de partida uma ruína em pedra granítica com um envolvimento natural encantador, o primeiro desafio do projeto foi responder às necessidades programáticas dos clientes, sem que isso representasse uma ocupação invasiva dos espaços exteriores adjacentes à pré-existência. A dimensão vertical da ruína existente, acabou por sugerir, de forma imediata, a criação de um segundo piso que, associado com um pequeno aumento a nascente para oficina de escultura, resolve todos os espaços do conjunto habitacional.

03
Do ponto de vista compositivo, a oficina nasce como repetição formal da ruína: contemporânea na sua materialização, inspira-se nela pela forma, tonalidade e rugosidade. Moldado aos elementos pesados deste conjunto, ergue-se o esqueleto que dá corpo ao segundo piso: leve e contrastante, surge como elemento unitário, pautado por um ritmo preciso e composição descomprometida.
Os espaços interiores expressam uma atmosfera muito própria e uma relação sensível com a pré-existência. A complexidade do exterior dá lugar à simplicidade e subtileza do interior. Um sentimento de uniformização, luz e leveza, pontuado por uma caixa funcional, solta no espaço, que reclama
o seu merecido destaque.

05
O resultado é um diálogo intenso entre o velho e o novo, o pesado e o leve, a caverna e a cabana, o espontâneo e o racional. Um diálogo com a natureza e com a pré-existência, tentando valorizá-la, mas nunca se confundir com ela.

 

FICHA TÉCNICA
Arquitetura: Pema Studio + Livre Atelier
Equipa: Tiago Martins,
Daniel Carvalho, Dário Cunha

Designação: Casa c/ Poste
Função: Habitação
Localização: Santo Tirso, Portugal
Data início da obra: 2022

 

ImagemGabineteLogótipoPema Studio é um atelier de arquitetura inconformado, liderado por Tiago Pedrosa Martins. Uma abordagem sensível, desafiadora e comprometida, mas também descontraída e descomplexada. Por uma arquitetura essencial, com atitude, que procura inspirar as pessoas a pensar mais sobre as suas reais necessidades, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. No pema studio acreditamos na partilha livre de egos e no valor gerado por fortes colaborações, sendo exemplo máximo a colaboração permanente estabelecida atualmente com o Livre Atelier, por Daniel Lobo Carvalho.

Dos projetos atualmente em desenvolvimento destacam-se as habitações unifamiliares:
Forte, em fase de acabamentos,
Casa c/ 4 Muros, Casa c/ Trono,
Casa c/ 2 Janelas e Casa c/ Cobertura;
Também o projeto de Alojamento Local: Bunker, em fase de orçamentação.

 

GABINETE:

PEMA STUDIO

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.