MORADIAS DE CAMPOLIDE

02

O projeto das Moradias de Campolide destaca-se pela associação harmônica da fachada histórica com elementos contemporâneos, conjugando TEMPO e ESPAÇO no mesmo edifício.
A proposta surge da necessidade de requalificar 6 casas de um piso, em degradado estado de conservação e com necessidades de adaptabilidade às necessidades habitacionais atuais.
Nesta intervenção a fachada original é preservada, de forma a criar uma continuidade visual, contribuindo para a dignificação do conjunto.

A GRANDE . 0103
A ampliação enquadra-se no desenho da fachada com o mesmo ritmo e formalização arquitetônica, porém com o acrescento de chapas de zinco camarinha, que conferem identidade e personalidade ao projeto.
O interior da moradia está organizado de forma a proporcionar a integração dos moradores, potencializando suas relações diárias. A presença de grandes vãos possibilta iluminação e ventilação natural às moradias.
A conexão entre estes espaços é feita através da escada, que foi desenhada de forma a a conferir um ponto de interesse visual na fachada.

04Nem tão GRANDE . 07
O projeto do atelier de arquitetura DARQ2, caracteriza-se pela dualidade de texturas e materiais num jogo de contrastes do tempo.
As residências são diferenciadas pela cor e altura da fachada original. A varanda e vegetação arrematam a composição arquitectónica, conferindo um espaço agradável.

 

FICHA TÉCNICA
Gabinete Projetista:
Darq2 – Arquitetura & Design
Quadro Sinóptico
Área do lote
230,70 m²
Área de implantação
195,35 m²
Área bruta de construção
363,70 m²
Área permeável
35,34 m²
Área impermeável
195,36 m²

Designação: MORADIAS DE CAMPOLIDE
Função: Habitação Unifamiliar
Localização: Lisboa
Data conclusão da obra: Janeiro de 2024

 

ANTEPROJETOS  - MODELO EDITÁVEL.cdrLEGENDA SUPERIOR CABEÇALHO.cdrFrancisco Cunhal é o grande responsável pela Darq2, conceituado gabinete de arquitectura em Lisboa, com um incontável número de projetos na capital, mas também em outras regiões do país.
Formado em arquitectura com o grau de mestre e Pós-Graduado em Reabilitação Urbana, Francisco Cunhal é descrito como o “arquiteto 24 horas”. Provém da disponibilidade do arquiteto e do seu atelier, para com as pessoas. Para este arquiteto, a responsabilidade e o cumprimento perante o cliente são a chave para o sucesso profissional.
Natural de Seia, é na capital de Portugal que Francisco Cunhal se vem destacando dentro da arquitectura e construção, aproveitando todos os seus conhecimentos e recursos, seja em arquitectura, design ou gestão de obra, para garantir um serviço que prima pela qualidade.
Anteriormente à existência da Darq2, o arquiteto esteve vários anos ligado a trabalhos institucionais, colocando o seu traço em projectos de habitação social, museus, bibliotecas, praias fluviais, entre outros.
A desvinculação com a função pública, permitiu alavancar o seu próprio atelier, onde a criatividade e a disponibilidade, espelham o espírito do arquiteto.
A Darq2 trata de todas as especialidades, tendo na sua equipa a mais-valia deste gabinete, esta é constituída por:
Francisco Cunhal, Arq. responsável (CEO)
Joana Rita Pereira, Arq. e Gestora de projeto;
Ingrid Guerth Mayer, Arq. e Gestora de projeto
Cíntia de Lima Secchieri, Arq.;
Hugo Saraiva, Arq.;
Júlia Fontão, Auxiliar de arquitetura;
Anita Cunhal, Gestão de Recursos

 

GABINETE:

DARQ2 – ARQUITETURA & DESIGN

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.