CASA GRANJA 8

001

A Casa Granja localiza-se nos limites do Casal da Granja no Concelho de Sintra. Trata-se de um Loteamento com lotes de grande dimensão que procura dispersar mais as construções evitando a densidade construída, por forma a evidenciar o sentido mais natural dos espaços.

O lote em si, apresenta uma topografia de ligeira pendente, que obriga a uma cuidada gestão das cotas de implantação / soleira, restringindo os trabalhos de movimentação de terras ao mínimo indispensável e distribuindo assim a habitação por 3 níveis diferentes de modo a obter um bom equilíbrio em termos de acessos e na organização da habitação, que se pretende térrea.

002

A zona exterior coberta de estacionamento protege o acesso à entrada principal, zona de cota mais alta da casa, a qual estabelece uma relação com o jardim a sul que olha a serra de Sintra e ao mesmo tempo permite a ligação à Suite 1, à I.S. Social e a um pequeno espaço de arrumos.

No nível seguinte, são propostas escadas que permitem o acesso a área central, social da habitação que se dispõe em “open space” com sala e kitchenette.

003

Por último, define-se uma segunda escada que permite o acesso a uma área de cota mais baixa que se organiza em dois volumes autónomos – Suite 2 e Suite 3.

005

Procura-se construir de uma forma contemporânea, tirando partido da expressão natural dos revestimentos em madeira na definição de um conjunto de  volumes puros (geometria regular e paralelepipédica) que estabelecem um jogo volumétrico que traz mais dinamismo à Casa.

004

Recorre-se a um sistema de painéis modelares com estrutura de madeira (gaiolas) com preenchimento com palha. Este trata-se de um sistema construtivo inovador que vai buscar o saber tradicional e tira partido das qualidades físicas e químicas de materiais como a madeira e da palha, que garantem excelente índice de isolamento acústico e sobretudo térmico.

 

FICHA TÉCNICA
Gabinete projetista:
A3A Arquitetos Associados
Imagens 3D  Paulo Duarte

Designação: CASA GRANJA 8
Função: Habitação Unifamiliar
Localização: São João das Lampas e Terrugem,  Sintra
Data início da obra: Janeiro 2022

 

Gabinete-A3AUltimaversao_24_11.cdrLocalizado em Lisboa, e formado no ano de 2017, o escritório A3A Arquitectos Associados resulta da associação profissional dos arquitetos Laura Palma e Tiago Filipe Santos.
A A3A atua nas áreas da Arquitetura, Planeamento Urbano, Design e Design de Interiores, com atividade centrada no domínio do projeto e da consultoria técnica.
Em todos os processos de trabalho, o atelier trabalha com uma equipa multidisciplinar com capacidade de resposta e conhecimento técnico para bem informar e consolidar os projetos.
O atelier tem projetos e obra construída sobretudo na área da Grande Lisboa, Alentejo e Algarve, desenvolvendo projetos públicos e privados em diversas áreas, tais como habitação, serviços, equipamentos, comércio, indústria e reabilitação.

Principais projetos em carteira:
Adega Herdade dos Toucinhos – Almodôvar
Creche Municipal – Almodôvar
Edifício Sineiro – Mora
Moradia Unifamiliar Oeiras Golf 63 – Oeiras
Moradia Unifamiliar Verdizela – Seixal
Moradia Unifamiliar no Caramão – Lisboa

 

GABINETE:

A3A ARQUITECTOS ASSOCIADOS

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.