Quinta de Santo António – Adega e Hotel, Douro

Print

Este projeto representa uma oportunidade única para escrever uma página na extraordinária história do Douro. A excecional beleza do terreno exige uma intervenção que se quer inserida de forma harmoniosa no contexto local, permitindo programar o Douro internacionalmente como destino arquitetónico e turístico do maior prestígio.

Print
A presente proposta é resultado de uma leitura cuidada dos elementos que compõem a paisagem atual, das vinhas e a sua topografia, a imagem da capela, as experiências que o hotel proporcionará e a qualidade dos vinhos produzidos na sua adega, visão a criação de um lugar com um vocabulário do Douro.
A futura adega tem um desenho fluido e perfeitamente integrado na paisagem: explora a forma sinuosa dos socalcos e interpreta de forma contemporânea o sistema construtivo de muro de pedra e asnas de madeira tão característicos na arquitetura vernacular do Douro. O edifício será construído com a mesma coerência e terá um leque de materiais que se recorrem de pedra locais como o xisto e o granito, da madeira para a estrutura principal e para na construção das fachadas usam-se de placas em betão prefabricadas de GRC (Glass Reinforced Concrete).

Print
O hotel ocupa uma posição cimeira na topografia, pois ali se podem construir todos os quartos e zonas públicas principais com o benefício
das vistas do Douro e em contacto direto com um único espaço de reunião, aqui interpretado como uma nova tipologia de claustro.
A chegada ao hotel leva-nos a um pátio de escala quase doméstica e que revela de forma muito controlada as vistas da paisagem em redor.
Procuram-se assim momentos de grande contraste com a paisagem do Douro
e a sua escala monumental de montanhas trabalhadas pelo Homem ao longo
de milénios.

FICHA TÉCNICA
Prémios: Vencedor Architizer A+ Award 2021, Finalista WAF Award 2021
Gabinete Projetista:
Atelier Sérgio Rebelo
Área de Construção:
Adega: 900m2 / Hotel: 3200 m2
Colaborações:
Thornton Tomasetti: Scott Lomax, Gunnar Hubbard and Colin Schless.
Still Urban Design: Sofia Pera.
Eduardo Aires Studio: Eduardo Aires, Dário Cannatà.
Enólogo: Luís Seabra.
Imagens: MIR e 24Studio

Designação: Quinta de Santo António – Adega & Hotel
Função: Hotelaria e Cultural
Localização: Adorigo, Tabuaço em Douro (Portugal)
Dono de Obra: Joaquim Fernandes e Filomena Fernandes
Data conclusão da obra: 2023

 

SergioRebelo+LOGO ASRO Atelier Sérgio Rebelo é um estúdio de arquitetura que desenvolve soluções direcionadas para o cliente, cujo modelo de construção e produção se foca nos princípios da sustentabilidade. Sediado no Porto, este atelier colabora com diversos consultores e especialistas nacionais e internacionais. O processo criativo é o resultado da interação entre pesquisa, design e arquitetura, no sentido de oferecer a melhor experiência aos utilizadores dos espaços projetados.
A experimentação com diferentes materiais, património e artesanato estão na génese do processo criativo, da mesma forma que a tecnologia e a inovação.
Presentes em vários países do Mundo, encontra-se o trabalho desta equipa numa prática multicultural, com realidades, ambientes e contextos diversos.

Principais projetos em carteira:
Masterplan para o Forte de São Sebastião em Moçambique, Reabilitação de uma fábrica para habitação e estúdio de trabalho no Porto, reabilitação de um edifício para habitação no Príncipe Real em Lisboa, projeto de arquitetura para edifico de habitação na Avenida Montevideu no Porto.

 

 

GABINETE PROJECTISTA:

Atelier Sérgio Rebelo, Lda

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.