O sistema de placas de gesso da KNAUF Iberia obtém a certificação Cradle to Cradle SILVER

KNAUF, empresa líder mundial no fabrico de placas de gesso laminado e produtos para a construção em seco, obtém a certificação Cradle to Cradle SILVER para os produtos: Knauf standard A, Knauf lightboard A, Knauf lightboard horizon e Perfis Z1, Z2, Z4.

CradletoCradle_silver_cmyk

A certificação de produtos Cradle to Cradle Certified™ é uma metodologia reconhecida em todo o mundo e utilizada para avaliar as características de sustentabilidade dos produtos, de forma constante e continua ao longo do tempo. Para a indústria e o sector da construção em geral, este certificado é considerado uma ferramenta essencial para ajudar a responder ao desafio colocado pela economia circular.

A certificação, que é renovada de dois em dois anos, avalia os produtos em cinco categorias que tem impacto na saúde humana e ambiental, e atribui certificados baseados no nível ascendente de resultados alcançados. Cada nível de certificação representa uma conquista cada vez mais exigente nas cinco categorias relevantes:

  • Saúde dos materiais – otimização da química dos materiais utilizados na conceção de produtos/edifícios com o objetivo de minimizar o impacto na saúde humana e no meio ambiente.
  • Reutilização de materiais – conceição que elimina o conceito de “desperdício”, incorporando ciclos constituintes de forma intencional.
  • Energias renováveis e gestão de carbono – um futuro impulsionado pelas energias renováveis onde os fabricantes impactam positivamente o fornecimento de energia, o equilíbrio dos ecossistemas e a manutenção do carbono nos solos e na vegetação.
  • Gestão da água – considerar a água como um recurso muito valioso, promovendo a gestão e estratégias de uso eficientes.
  • Justiça Social – operações responsáveis e éticas da empresa para todos os agentes, incluindo a cadeia de abastecimento e o meio ambiente.

Criadores, fabricantes e marcas em todo o mundo confiam cada vez mais na certificação de produtos Cradle to Cradle como uma via transformacional para o criação e conceição de edifícios e soluções que têm um impacto positivo nas pessoas e no planeta.

 

A sustentabilidade como parte do ADN da KNAUF

Alberto de LucaAlberto de Luca – CEO Knauf Iberia

O desempenho económico, ambiental e social que realizamos na KNAUF baseia-se na inovação e na produção responsável com o objetivo de criar valor na sociedade e por isso, identificamos 3 ODS principais em que a nossa atividade tem um impacto direto que são:

  1. Trabalho digno e crescimento económico.
  2. Indústria, inovação e infraestrutura.
  3. Cidades e comunidades sustentáveis.

Conscientes do nosso impacto no planeta, criamos sistemas de construção menos impactantes e mais sustentáveis, como parte da nossa estratégia e modelo de negócio. Na KNAUF comprometemo-nos com a arquitetura responsável, avalada por terceiros, por certificações, selos e rótulos que são uma garantia de que a sustentabilidade faz parte da cultura corporativa.

É o caso do compromisso com a certificação no C2C que se baseia na Economia Circular onde o objetivo é reduzir os resíduos ao mínimo. Trata-se de um conceito económico que está interligado com a sustentabilidade e se baseia no princípio do ciclo de vida dos produtos, os serviços, a água e a energia, com o objetivo de os manter na economia o máximo de tempo possível. De acordo com este princípio, os resíduos de produtos convertem-se em nutrientes para outros.

O conceito de ‘Cradle to Cradle (C2C, “Do berço ao berço”) reforça que todo material pode ser reutilizado de forma infinita eliminando a noção de desperdício.

Cradle to Cradle Certified® avalia os produtos em cinco categorias que tem impacto na saúde humana e ambiental, e atribui certificados baseados no nível ascendente de sucessos alcançados. Cada nível de certificação representa uma realização cada vez mais exigente nas cinco categorias relevantes:

+ Saúde dos materiais- + Reutilização de materiais + Energia renovável e gestão de carbono + Gestão de água + Justiça Social.

Na KNAUF queremos continuar a contribuir para criar cidades mais sustentáveis, inteligentes e eficientes baseadas em materiais e processos que respeitem e contribuam para o ambiente. Por isso, a inovação é indispensável para a transformação do nosso negócio, fazendo com que cresça, estando na vanguarda, oferecendo novos produtos, sistemas e serviços que gerem valor aos nossos clientes.

Mais informações:

www.knauf.pt

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.