Casas em Alfarim
- Publicado em 16-07-2021, por admin
- Arquitectura | Destaque | Reportagens
Inserido num terreno rodeado de um pinhal e à beira de um aglomerado urbano composto maioritariamente por habitações unifamiliares, a proposta visa a integração de três novas construções na envolvente natural e na lógica das volumetrias habitacionais existentes, garantindo a privacidade de cada uma das construções. O conjunto é localizado em Sesimbra e formado por frações autónomas de habitação tipo T4, incluindo estacionamento e área de lazer comuns.
O enquadramento nas valências da envolvente e a privacidade dos lotes foram os pontos de partida para a implantação do edificado. A posição e forma das três habitações foi determinada de modo a proteger as vistas a partir de cada um dos espaços interiores promovendo sempre uma relação franca com o exterior sem prejudicar a privacidade de cada espaço.
A organização espacial de cada uma das habitações é desenvolvida em dois pisos habitáveis, com a maioria do programa a desenvolver-se no piso 0. A entrada principal encontra-se neste piso, de nível com o exterior, e dá acesso a um hall com duplo pé-direito, enfatizado pelas fenestrações nos dois pisos, com orientação Sul.
No interior, os espaços encontram-se bem hierarquizados, estruturados a partir de um núcleo que parte do hall e onde se desenvolve uma zona social em open space, com ligação franca ao exterior.
Uma vez que a casa foi pensada para receber e conviver, o espaço social está dividido por zonas que agrupam diferentes funções, mas que se comunicam, tais como cozinha aberta, zona de jantar, zona de estar com lareira e o prolongamento para o jardim exterior através de um terraço coberto, cuja configuração, com portadas pelo exterior, permite a sua fruição ao longo das diferentes estações do ano.
O piso 0 inclui ainda, num setor mais privado, a instalação sanitária social, 2 suites e 1 quarto. As suites, orientadas a Nascente, dispõem de varanda privativa coberta com portadas pelo exterior, que garantem uma proteção eficaz do clima. No piso1 localiza-se a suite principal, orientada a Sul, que inclui uma casa de banho, closet e vista sobre o duplo pé direito do hall.
Os materiais aplicados são reflexo do enquadramento local com enfase para o uso de revestimentos e elementos naturais. No exterior propõe-se um revestimento integral das paredes com barramento pigmentado de cal ranhurado que se prolonga para o elemento inclinado da cobertura. Este revestimento é contrabalançado com a madeira dos caixilhos, das portadas e o betão à vista da cobertura. Relativamente aos interiores mantém-se o conceito com a utilização do barramento pigmentado de cal nas paredes, neste caso liso, pontuados por elementos de madeira natural serrada nas portas, armários e cozinha.
Os arranjos exteriores exponenciam o cuidado na integração paisagística do conjunto edificado desde logo pela extensa área permeável que se mantém e sobretudo pela seleção de espécies vegetais autóctones, com ênfase nos pinheiros, potenciadoras de espaços de fruição nas áreas privadas e comuns.
FICHA TÉCNICA
Arquitetura: RRJ – Arquitectos, Lda
Arq. Rui Pinto Gonçalves
Designação: Casas em Alfarim
Função: Habitacional
Localização: Alfarim, Sesimbra
Data conclusão da obra: Indefinida
A RRJ Arquitetos nasceu em 1991, fundada pelo arquiteto Rui Pinto Gonçalves e encontra-se sediada em Lisboa, na Rua Ricardo Espirito Santo nº11, Atelier Esquerdo. Reúne um vasto portfolio que abrange Projectos de diferentes âmbitos, nomeadamente Habitação, Turismo, Comércio, Urbanismo, Saúde, Equipamentos, Arte Sacra e Desporto, distribuídos por Portugal, Espanha, Brasil, Paraguai, China, Marrocos e Angola. Diferencia-se pela postura de vanguarda e equaciona para cada projeto, critérios fundamentais como: ajustar a intervenção ao contexto envolvente e ao conteúdo programático bem como implementar soluções inovadoras aliadas às técnicas tradicionais, sem nunca comprometer a responsabilidade ambiental presente em cada fase do projeto.
Destaque para alguns trabalhos como: Sede dos Laboratórios do Infarmed, restauro do Palácio do Patriarcado de Lisboa, um quarteirão na Frente Marítima de Barcelona, Sede da Fundação Cidade de Lisboa, Hotel da Baixa, Hotel The Ivens, Torres Trevo no Paraguai, algumas unidades habitacionais do complexo Pestana Tróia Eco-Resort e o Mosteiro do Turcifal.