Edifício RIVERSIDE

1

O projeto habitacional RIVERSIDE localiza-se em Santa Comba Dão na encosta sobre o Rio Dão e é o resultado de um projeto de pesquisa interdisciplinar com o objetivo de formar uma plataforma de habitação e construção sustentável na vanguarda da arquitetura residencial. Iniciado pelo cliente – juntamente com arquitetos, especialistas, num trabalho conjunto para identificar, investigar e resolver problemas programáticos, desafios técnicos para obtenção de um edifico mais sustentável.

Criar um ambiente residencial de alta qualidade aproveitando a estrutura de um edifício existente associado a um terreno com grandes diferenças de cotas foi o grande desafio, tanto em termos de arquitetura quanto em termos de capacidade de construção e economia. A ideia básica era proporcionar a cada fracção uma forte relação com os espaços verdes exteriores e com o Rio.

23

O acesso entre o arruamento principal e a entrada do edifício é feita através do jardim com recurso a escadas e áreas de repouso que se estendem e flutuam acima da paisagem. Em pontos estratégicos escolhidos, as passarelas se alargam e formam áreas de descanso em forma de varandas e mirantes.

Indicamos mais algumas características sustentáveis do projeto:
Todos os estacionamentos serão dotados de posto de carregamento de viaturas elétricas;
O edifico vai produzir uma quantidade considerável de eletricidade que é debitada diretamente nas áreas comuns do prédio e individualmente em cada fração;
A madeira da fachada e no interior do edifico é proveniente de floresta sustentável e é modificada por tratamento térmico, com recurso à ação do calor e humidade sem adição de produtos químicos – 100% ecológica.

45

Será um projeto de referência no interior de Portugal.

FICHA TÉCNICA
Arquitectura:
MJARC Arquitetos Associados, Lda

Designação: Edifício RIVERSIDE
Função: Habitação
Localização: Santa Comba Dão
Data início da obra: 2021

 

FRD_Maria João Andrade e Ricardo CordeiroSimbolo MJARCA MJARC Arquitetos é uma empresa de projeção internacional dedicada à prestação de serviços na área da arquitetura e engenharia. Fundado em 2005 por Maria João Andrade e Ricardo Cordeiro, MJARC é um atelier de arquitetura com sede no Porto e filial em Lisboa.

Em cada projeto, o lugar dita uma nova abordagem, é essa a ideia de inovação que nos interessa. Estamos certos que esta abordagem nos abre um campo de pesquisa muito abrangente, sendo esta experimentação que nos motiva. Cientes da importância do trabalho do arquiteto, em projetar edifícios sustentáveis, procuramos, testamos novos  materiais e soluções que nos permitam minimizar o impacto ambiental e aumentar a sustentabilidade energética dos nossos projetos .

“A sustentabilidade consiste em construir pensando o futuro”. – Renzo Piano

 

GABINETE PROJECTISTA:

MJARC ARQUITETOS ASSOCIADOS, LDA

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.