Quem é Quem: Arq. Luísa Almendra Roque. Conheça o Atelier aqui!

LUÍSA ALMENDRA ROQUE
ARQUITECTA

 

quem e quem apload———————————————————————————————————————————————-

NOTA INTRODUTÓRIA

No Quem é Quem de hoje, revelamos o percurso de uma personalidade ligada à Arquitectura ou Engenharia. Nesta edição vamos ficar a conhecer Quem é Luísa Almendra Roque, Arquitecta.

———————————————————————————————————————————————-

Luísa Almendra Roque, nasceu em Bragança em 1975. Ingressa no curso de Arquitetura Paisagista da Universidade de Évora, no ano letivo 1994/95. Faz estágio curricular, com Bolsa PRODEP, na antiga DGOTDU (Direção-Geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano), em Lisboa, corria o ano de 1999. Em 2000, integrada a equipa do Gabinete de Projetos da Universidade de Évora, no âmbito do desenvolvimento do estudo “Contributos para a Identificação e Caracterização da Paisagem em Portugal Continental” que viria a ser publicado em abril de 2004. Corria ainda o ano 2000 e, a tempo parcial, acumula locais de trabalho e funções ao integrar também o CEVALOR – Centro de Valorização das Rochas Ornamentais, sediado em Borba onde desenvolve estudos e experiências no âmbito da avaliação das possibilidades de estabilização de escombreiras em complemento da integração da vegetação.
Licencia-se em 2001, momento a partir do qual inicia o seu percurso profissional, acumulando experiência nas diferentes vertentes e âmbitos da Arquitetura Paisagista – Ordenamento da Paisagem, Planeamento, Projetos e Obras. Passa pela função pública, nomeadamente na Câmara Municipal de Mértola, desenvolvendo sempre, em paralelo, atividade profissional privada.
No âmbito de questões pessoais de contingência familiar viu-se obrigada a alterar o seu percurso profissional e a sua vida. Deixa o Alentejo, em 2008, onde se instalara, em Évora, em 1994 e, posteriormente, em Mértola em 2002, onde, até hoje, e para sempre, deixou parte do seu coração. Em 2008, instala-se então no distrito do Porto, abraçando o sector privado onde ficou em definitivo. É cofundadora da APLOAD – Arquitetura Paisagista Lda., em 2010, da qual é sócio-gerente desde a sua fundação.
Assumindo a gestão estratégica e desenvolvimento da empresa, decide, mais tarde, expandi-la para um formato inovador que, além da Arquitetura Paisagista, passa a abraçar também o domínio da Avaliação e Planeamento Social, um Departamento de serviços que emerge em 2012. Com esta reestruturação o
atelier passa, nessa mesma data, a designar-se a APLOAD Lda.
Enquanto Arquiteta Paisagista, continua a coordenar o Departamento de Arquitetura Paisagista, na APLOAD, desde a fase conceptual e criativa de projeto, até à definição e orientação estratégica e sustentável. Atua nos mais diversos campos desde análise, conceção, execução técnica, coordenação e supervisão de projetos, acompanhamento de obras e assessoria diversas empresas públicas e privadas procurando afirmar-se como uma referência na área da Arquitetura Paisagista. Desde então tem ganho vários concursos, elaborado imensos projetos e acompanhado diversas obras de que muito se orgulha e com os quais tem sempre aprendido e evoluído, sempre integrada em equipas multifuncionais onde se sente completa.

Gabinete:

APLOAD – Arquitetura Paisagista02

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.