Quem é Quem: Arq. Ginestal Machado. Conheça o Atelier aqui!

GINESTAL MACHADO

ARQUITECTO

GM_destaque

———————————————————————————————————————————————-

NOTA INTRODUTÓRIA

No Quem é Quem de hoje, revelamos o percurso de uma personalidade ligada à Arquitectura ou Engenharia. Nesta edição vamos ficar a conhecer Quem é Ginestal Machado, Arquitecto.

———————————————————————————————————————————————-

Ginestal Machado
Licenciado pela prestigiada Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto, Ginestal Machado iniciou a sua atividade como profissional liberal em 1973, desenvolvendo pequenos trabalhos individuais e colaborando, até 1975, com o Arq. Joaquim Marques de Araújo.
Entre 1975 e 1985, desenvolveu fundamentalmente projetos de edifícios de habitação social por encomendas diversas: Instituições Públicas, Câmaras Municipais e Cooperativas de Habitação.
Em 1985 fundou a APEL, empresa que atualmente, com mais de três décadas de atuação no mercado imobiliário, conta com um vasto portefólio de mais de 600 projetos.
No conjunto são obras que fazem de Ginestal Machado um dos arquitetos da sua geração que mais marcou a cidade do Porto, sendo também aqui que se tornou um arquiteto do Mundo.
Muitos dos edifícios comerciais e complexos de habitação construídos nas últimas décadas no Porto são da autoria da APEL. Um grande número de obras de dimensão significativa sobretudo no distrito do Porto, mas também em várias outras cidades portuguesas. Centros Comerciais e de Negócios, Edifícios Multifuncionais e grandes Complexos Habitacionais absorvem boa parte da produção do ateliê de Ginestal Machado, devendo-se-lhe também, várias obras de remodelação, recuperação e reabilitação patrimonial de edifícios e espaços classificados.
A internacionalização foi um dos maiores desafios abraçados pelo Arquiteto, tendo já projetado para Espanha, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Argélia, Venezuela e Brasil.
Nas últimas quatro décadas, apesar da sua postura “lowprofile”, acabou por não passar despercebido, tendo-se visto envolvido em algumas polémicas a que o tempo veio dar-lhe razão.
Reconhecendo que a arquitetura é uma ciência interdisciplinar, a história comprovará como Ginestal Machado conseguiu ter uma intervenção social, dinâmica e conceituada através das suas obras.

Projectos:
– Sede EDP | Porto; 2011
– “A Brasileira” Pestana Hotel; 2018
– Eurostars Matosinhos Hotel; 2019

Gabinete:

A.P.E.L. – ARQUITECTURA, PLANEAMENTO E ENGENHARIA, S.A.

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.