Eco-turismo – Baião

2-Nt-0002 2

planta e alçado casas douro-ModelO objectivo deste projecto era a criação de uma tipologia para repetir, a implantar num determinado terreno, para promoção de turismo ecológico/rural. O local apresentado pelo cliente é o terreno típico imaginário do Douro: um conjunto de socalcos ao longo de uma encosta, com vista de rio, onde várias culturas se vão alternando, entre vinhas, frutos diversos e muita vegetação. O contexto de ocupação tinha como base a implantação de casas de tipologia T4, nos diversos socalcos, aproveitando o seu declive e forma natural. Com o passar do tempo, e tendo em vista princípios de utilização mais polivalentes, procurou-se diversificar as tipologias ampliando as possibilidades de uso por famílias com agregados mais pequenos, permitindo maior facilidade de integração dos próprios volumes. Desta forma o modelo base pode ser adaptado para tipologias T3, T2 ou T1 através a retirada do módulo do quarto, que se repete na sua forma e localização em cada casa, mantendo-se toda a restante estrutura.

2-0003 22-0004 2

2-0006 22-0010 3De organização simples, cada casa apoia-se numa plataforma que estrutura o conjunto, e a entrada é feita no extremo da sala comum, onde encontramos os espaços de sala de estar e jantar, e uma área de cozinha integrada na mesma área. Daqui distribui para os quartos e banhos de apoio (com suites nas tipologias acima do T1). Privilegia-se a vista de rio, abrindo-se todos os espaços para um alpendre que permite alguma privacidade individual, e simultaneamente uma proteção solar aos compartimentos através de uma cobertura vegetal. A parte posterior das casas aproxima-se do socalco em pedra, desligando-se deste através de um espelho de água, e que acompanha a área de circulação das casas. Os vãos dos compartimentos que se abrem para o rio, na totalidade do seu espaço, transformam-se em quadros naturais pela vista privilegiada.

FICHA TÉCNICA
GABINETE PROJECTISTA: Pensarquitectura, Lda.
ARQUITECTURA: Magda Barbosa
ESPECIALIDADES: Luisa Miguel

Designação: Eco-turismo – Baião
Função: Turismo de habitação em unidades isoladas
Localização: Baião
Dono de Obra: Sérgio N.
Data conclusão da obra: 2021-2022

 

imagem gabineteDiapositivo 1Fundado em 2011, o trabalho do gabinete Pensarquitectura iniciou o desenvolvimento de projetos como um processo individual da arquiteta Magda Barbosa, em 2001. A evolução da experiência e gradual crescimento do gabinete levou à criação da empresa, reunindo colaboração de uma equipa multidisciplinar para o desenvolvimento das áreas inerentes ao projeto. Com uma variedade de inspirações e experiências, e uma diversidade de conteúdos vertidos em cada projeto, cada obra é um desafio, renovado a cada dia, todos os dias. Com a expressão individual e o desenvolvimento coletivo, a vontade do cliente transforma-se numa referência em cada projeto, num diversificado programa (turismo, alojamento local, comércio, serviços, equipamentos, habitação uni e plurifamiliar, design e mobiliário, etc.).

Principais projectos em carteira
1) Reconstrução de aldeia-Agroturismo|Baião
2) Reconversão de Edifício de Serviços em habitação Plurifamiliar |Bonfim, Porto
3) Reconversão de Edifício habitação em Unidades de Serviços|R. Fernandes Tomás, Porto
4) Transformação de 2 habitações do sec. XIX em Habitação Plurifamiliar|R. da Constituição, Porto

 

GABINETE PROJECTISTA:

PENSARQUITECTURA, LDA.

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.