Quem é Quem: Adalberto Dias, Arquitecto Lda. Conheça o Atelier aqui!

Adalberto Dias, Arquitecto Lda

Arquitetura

AD

———————————————————————————————————————————————-
NOTA INTRODUTÓRIA

No Quem é Quem de hoje, revelamos o percurso de uma personalidade ligada à Arquitectura ou Engenharia. Nesta edição vamos ficar a conhecer Quem é Adalberto Dias, Arquitecto Lda.

———————————————————————————————————————————————-

Sociedade comercial formada em 1997 com sede na Rua da Alegria 796, 4000-038 na cidade do Porto, formada pelo Arqº Adalberto Rocha G. Dias, na sequência da sua actividade como profissional liberal, após estágio e colaboração com Álvaro Siza. Tem como objecto social a realização de projectos e estudos de arquitectura, engenharia civil, electrotécnica e mecânica, urbanismo, planeamento e paisagismo, decoração e design, direcção de obras, consultoria e assistência técnica. Adalberto Dias assume a direcção da sociedade desde o seu início, como sócio maioritário, e nessa qualidade assume a autoria e responsabilidade por todos as prestações de serviço da sociedade. Actualmente é sócio gerente seu filho, Arq Adalberto Silva Dias. A sociedade tem como carteira de clientes organismos do Estado e entidades privadas, e os trabalhos elaborados têm sido premiados e publicados no pais e estrangeiro. Desde então desenvolveu uma diversificada obra no país e no estrangeiro, com obras e projectos de Equipamentos e Serviços, de Habitação Unifamiliar e Colectiva, de Recuperação e Reabilitação de Edifícios, de Desenho e Espaço.
Público, amplamente publicados em revistas portuguesas e estrangeiras da especialidade, alguns premiados. Destacam-se, dentro dos projectos de equipamentos e edifícios públicos, o Departamento de Eng. Mecânica e as Residências de Estudantes da Universidade de Aveiro, o Tribunal de S. João da Madeira, O Funicular dos Guindais ou a Estação de Metro do Polo Universitário do Porto. Como projectos de reabilitação, entre vários, refere-se o recente projecto Recuperação da Igreja e Convento de S. Francisco (premiados em 2017 com Prémio Nacional de Reabilitação Urbana VI 2017 e Prémio NTP/IHRU 2017), a recuperação de todo o complexo do edifício da Sanidade e Antigas Oficinas para a APDL, SA (também premiado com Prémio Nacional de Reabilitação VI – 2015). Como desenho urbano há a destacar a Requalificação da Baixa Portuense – Área Leste A Porto Capital da Cultura 2001, o Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha de Viana do Castelo e o desenho do espaço público do Campo da Agonia , como ainda o desenho e requalificação do centro histórico de Estremoz. Para além dos projectos habitação individual e colectiva, em Lisboa, Porto, Barcelos, Ofir, a sociedade concluí recentemente o projecto para uma unidade hoteleira de 120 quartos em Porto Amboim, Angola, e ainda o do Núcleo Arqueológico e Recuperação dos Claustros Superiores e Inferiores, da Sé Patriarcal de Lisboa. Sobre a obra de Adalberto Dias, F. Joss afirma que reflecte “ une attitude et une volonté de s’inscrire dans une certaine continuité, (…) tant du point de vue projectuel que de la pensée. Cela donne un caractère d’intemporalité à les oeuvres, qui sont une synthèse entre usage, forme, contexte, proportions et matière. Il n’y a ainsi jamais de gestes gratuits et toujours, une fois l’oeuvre construite, comme une évidence qui s’en dégage et qui est l’objet de (…) recherche projectuelle.

1 Arquitecto, Professor da HEPIA, Genéve
Projectos de referência

– Escola Básica EB, Sernancelhe, Portugal, 2014
– Recuperação do Convento e Igreja de S. Francisco e novo Núcleo Museológico, Évora, Portugal, 2015
– Edifício Casas Brancas, Porto, Portugal, 2007

Gabinete:

Adalberto Dias, Arquitecto Lda

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.