Covelas Pine Houses

2

Localizado no meio rural do lugar de Covelas, freguesia de São Miguel do Mato, concelho de Arouca, e com o propósito de constituir uma unidade de turismo rural, neste projeto pretendeu-se dar o máximo de qualidade arquitetónica à proposta pelo respeito ao Meio onde se integra, permitindo desta forma a fruição dos grandes valores naturais e paisagísticos do local e respetiva envolvente.

Esta proposta arquitetónica, para além de se integrar no local com a construção de duas unidades habitacionais de um piso e respetivos equipamentos de apoio, como campos desportivos e piscina, define um bosque e a criação de uma área arbustiva de espécies autóctones, como alecrim e outras ervas aromáticas.

45

Construtivamente, o projeto pode ser considerado sustentável pelo recurso ao sistema SIP, o qual implica a utilização de painéis modulares, os quais serão organizados com o objetivo de ter um espaço funcional e confortável, acústica e termicamente, a que não será alheia a orientação das habitações, bem como a existência de amplas varandas cobertas protegidas por painéis de vidro que permitirão ao cliente o descanso e relaxamento no meio da natureza.

3

34
Ao nível da forma, a proposta pretende respeitar a habitação típica vernacular da região, com recurso a um piso e coberturas inclinadas sem perder a sua vertente contemporânea onde os materiais utilizados, tais como a madeira, a pedra, o aço, o vidro e o zinco, aliados a uma escala cromática adequada aos tons envolventes da natureza, completam o cenário idealizado pelo arquiteto e cliente.

1 (2)

 

FICHA TÉCNICA
Arquitetura:
Júlio Caseiro – Arquitectura, Lda.

Designação: Covelas Pine Houses
Função: Turismo Rural
Localização: Covelas, São Miguel do Mato, Arouca
Data conclusão da obra: 2023

 

julio caseirologoFormado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 2000, Júlio Caseiro estudou na Escola Secundária Soares dos Reis (Porto), licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, e tornou-se mestre em Arquitetura pela Escola Universitária das Artes de Coimbra.
Desde 2000 que exerce profissionalmente a arquitetura paralelamente à sua carreira docente. Fundou em 2003 a Júlio Caseiro – Arquitectura, Lda. em Arouca, altura desde a qual tem vindo a desenvolver diversos projetos de diversas utilizações. A sua ação profissional abrange diversos concelhos, nomeadamente Arouca, Vale de Cambra, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia.
Em anos recentes, os seus projetos têm vindo a ganhar reconhecimento nacional e internacional, obtendo diversos prémios dos quais se destacam o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018 – Certificação Energética, MUSE DESIGN AWARDS 2019 – Platinum -Sustainable Living/Green, BUILD ARCHITECTURE AWARDS 2019 – Best Residential Architecture Practice e DNA PARIS DESIGN AWARDS 2020 – Green Architecture Winner.

Projetos em carteira:
– Turismo Rural | Covelas, Arouca
– Empreendimento turístico | Espiunca, Arouca
– 3 Moradias | Areeiro, Várzea e Volta da Mata
– Reabilitação do Edifício Alexandre | Arouca

 

GABINETE PROJECTISTA:

JÚLIO CASEIRO ARQUITECTURA, LDA

 

 

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.