Docapesca requalifica Edifício da Lota do Porto de Pesca da Nazaré

Imagem da reabilitação da infraestrutura do porto da Nazaré que visa melhorar as condições
de segurança dos profissionais da pesca e embarcações que operam neste porto.   

DCIM100MEDIADJI_0646.JPG

Dentro de uma vasta rede de 23 Lotas e 36 Postos de Vendagem, a Docapesca – Portos e Lotas, S.A., uma empresa do setor empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, lançou um concurso público para a requalificação do edifício da Lota do Porto de Pesca da Nazaré.

Este edifício foi concebido para responder às exigências e regulamentos em vigor para manipulação, conservação e primeira venda de pescado. No entanto, a regulamentação sofreu alterações, as exigências técnicas e funcionais evoluíram e os materiais sofreram uma natural degradação, factos estes que justificaram intervenções necessárias ao longo do tempo e que justificam, agora também, a necessidade de se proceder a um conjunto de trabalhos de requalificação.

Para além das intervenções recomendadas, existe a intenção de manter o máximo possível as pré-existências, respeitando a conceção arquitetónica e construtiva original e, ao mesmo tempo, introduzir o fator valorização, entendido tanto numa perspetiva ambiental e social, quanto económica.

A execução desta empreitada possui um preço-base de 312 mil euros, somando o valor da obra e as demais obrigações contratuais.

A empreitada prevê um conjunto de intervenções nas principais zonas da lota, nomeadamente, na primeira venda de pescado, áreas reservadas ao público e aos trabalhadores, instalações e equipamentos de higienização e de conservação de pescado.

Este projeto enquadra-se no âmbito do melhoramento das características físicas, de higiene, segurança e ambientais, a introduzir nas instalações da lota. A Docapesca tem como missão realizar intervenções desta tipologia sempre que se justifica e como prioridade, cumprir com as normas de segurança e ambientais durante a renovação e otimização das nossas infraestruturas.

 

Gabinete:

DOCAPESCA – PORTOS E LOTAS, S.A.

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.