HABITAÇÃO COLETIVA FRANCOS

francos_vista_rua

O projeto de edifício de habitação coletiva na Rua de Francos, na cidade do Porto, resulta da demolição total de um edifício devoluto com um piso e de uma “ilha” que ocupa a quase totalidade do lote. Com a premissa de uma intervenção que incluísse uma unidade para habitação própria e unidades para arrendamento, surge um conjunto de dois volumes independentes unidos por um pátio interior comum. O volume que integra a frente urbana da Rua de Francos compreende um programa com garagem comum, um apartamento T1 e um T2 duplex. O volume tardoz é totalmente ocupado por um apartamento-moradia T4 triplex.
A filosofia da intervenção assenta na eficiência, tanto energética como económica, adotando a pré-fabricação como sistema  construtivo, bem como o uso de materiais ecológicos e reciclados. Em simultâneo, a morfologia da fachada principal procura reproduzir a métrica e ritmo das fachadas vizinhas, reafirmando o espírito de integração na envolvente histórica, ainda que usando materiais contemporâneos. A fachada principal, tal como a fachada tardoz, é revestida com ripado de madeira tratada, acrescentando textura e leveza à frente urbana.

francos_fachada_norte
A fachada tardoz procura uma relação direta com o logradouro ao nível do rés-do-chão, criando uma continuidade entre interior e exterior sem perder a relação entre luz e sombra, tão necessária numa frente voltada a sul.
A porta principal de acesso e o portão de garagem desenvolvem-se em material contrastante ao ripado de madeira dos pisos superiores e estabelecem uma relação visual de continuidade com o piso térreo do vizinho poente e seus respetivos vãos.

francos_fachada_sul

FICHA TÉCNICA
Arquitetura:
João Araújo Sousa & Joana Correia Silva, Arquitetos
Engenharia:
Vítor Valente, D’Almeida Engenharia

Designação: Edifício de Habitação em Francos
Função: Habitação Coletiva
Localização: Porto
Data conclusão da obra: 2022

 

jjs arquitecturalogoJoão Araújo Sousa e Joana Correia Silva desenvolvem atividade no campo da Arquitetura e Planeamento Urbano, com vários projetos e obras de edifícios privados, intervenções de reabilitação e restauro de edifícios, desenho de mobiliário e arte pública.
Têm sido premiados em vários concursos nacionais e internacionais de Arquitetura e viram os seus projetos e obras difundidas em publicações especializadas e generalistas de diversos países.
A filosofia do gabinete centra-se na criação de uma Arquitetura contemporânea em estreita colaboração com os clientes e respeitando as realidades socioeconómicas.
Enquanto Arquitetos aspiram à criação de projetos socialmente relevantes, procurando soluções inovadoras e de elevada qualidade. Desenvolvem estes conceitos com honestidade e transparência e através de uma cuidadosa escolha dos materiais e detalhe na aplicação dos mesmos, numa relação clara com o seu contexto específico.

Projectos em carteira
– Edifício de Habitação Coletiva, Porto
– Empreendimento Turístico, S. Miguel, Açores
– Remodelação de espaços de trabalho, Porto
– Loteamento, Cortegaça

 

GABINETE PROJECTISTA:

JOÃO ARAÚJO SOUSA & JOANA CORREIA SILVA ARQUITECTURA

 

 

Comentários:

Deixe uma resposta

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.