Área de Development da JLL assessora operações que geram investimento de €1.500 milhões em nova oferta imobiliária

GonçaloSantos

 

Desde que foi criado, em 2015, o Departamento de Development da JLL concluiu mais de 60 transações de ativos imobiliários para reabilitação, reconversão ou construção nova em Portugal, num total de €720 milhões transacionados. Tais ativos totalizam uma área agregada superior a 500.000 m2, entre imóveis e terrenos destinados ao desenvolvimento de habitação, escritórios, retalho ou hotelaria, gerando uma nova oferta imobiliária no mercado nacional que aporta um investimento superior a €1.500 milhões (*).

Gonçalo Santos, Head of Development da JLL, sublinha queo departamento foi criado numa altura em que a promoção imobiliária se estava a relançar, num ciclo de grande dinâmica da procura nos mais variados setores. Estes últimos cinco anos foram de uma marcante evolução do investimento em promoção imobiliária, com a reativação dos grandes projetos de construção nova e a consolidação da reabilitação, além de uma clara diversificação das fontes de capital e uma aposta em novos conceitos, mais públicos-alvo e mais localizações”.

Por isso, nota Gonçalo Santos, “o balanço da nossa atividade não podia ser mais positivo. Ao longo destes período, participámos ativamente em operações que vão resultar em projetos estruturantes para as regiões de Lisboa e Porto e que, no seu conjunto, representam um investimento agregado superior a €1.500 milhões. É um importante reforço para a oferta imobiliária nas mais diferentes áreas e também um importante contributo para a economia do país”, nota.

Entre 2015 e 2020, o Departamento de Development da JLL transacionou ativos/terrenos que irão originar projetos imobiliários de referência, incluindo a venda do Augusta Lisbon, conhecido por quarteirão do BPI na Baixa de Lisboa; o projeto Metrópolis, no Campo Grande; e a Encosta da Tapada, um dos maiores projetos de requalificação urbana previsto para Lisboa. Em 2020, apesar da conjuntura pandémica, o Departamento concluiu também uma importante transação, nomeadamente a assessoria ao comprador do projeto The Keys, na Quinta do Lago.

Na prática, o departamento concluiu, em média, uma transação por mês ao longo dos últimos cinco anos, com um ticket médio superior a €11 milhões, valor que escala para €24 milhões, considerando o total do investimento previsto por projeto (*). Tal demonstra bem a elevada dinâmica da promoção imobiliária e o reconhecimento do know-how e capacidade de resposta da nossa equipa. Trabalhamos ativamente no desenvolvimento dos programas de vários projetos inovadores e estruturantes e queremos continuar a contribuir para qualificar este mercado”, realça Gonçalo Santos.

Líder de mercado no seu segmento desde 2017, o Departamento de Development da JLL pretende consolidar a sua liderança em 2021, tendo uma carteira sólida de negócios em pipeline. As operações já identificadas ou em acompanhamento pelo Departamento incluem projetos para desenvolvimento maioritariamente em Lisboa, Oeiras, Amadora, Loures, Almada, Barreiro, Porto e Matosinhos. Os segmentos mais promissores deverão ser a habitação direcionada para a classe média, as residências de estudantes, escritórios e hotelaria.

O setor da promoção imobiliária foi naturalmente um dos mais afetados pelo clima de incerteza trazido pela pandemia, mas a atividade começou a retomar no verão. A procura por parte dos investidores para oportunidades de novos projetos mantém-se ativa, pois os fundamentais do mercado português, nomeadamente os níveis de elevada procura, não se alteraram e à medida que a incerteza se for reduzindo, a confiança também regressa. Desta forma, mesmo num ano desafiante, conseguimos construir um pipeline sólido de operações para 2021. Temos uma equipa com 6 pessoas com formações e percursos profissionais muitos diversificados e encaramos 2021 com uma perspetiva positiva, especialmente para os negócios ancorados nos segmentos complementares de habitação, como o arrendamento, o co-living e as residências especializadas para estudantes, além de anteciparmos um aumento de procura de oportunidades para projetos de logística. Estamos confiantes que 2021 será um ano de retoma para a promoção imobiliária e o Departamento está preparado para acompanhar”, termina Gonçalo Santos.

 

 

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