São Brás Residences

01 alcado principal

São Brás Residences é um empreendimento residencial localizado numa zona nobre da cidade do Porto que oferece variadas soluções habitacionais. O edifício desenvolve-se em cinco pisos mais uma cave de estacionamento automóvel, contemplando cinco moradias dúplex com jardim privado, oito apartamentos de tipologias T3, T2 e T1, e ainda com um pequeno espaço comercial.

Num contexto urbano caracterizado por divergentes volumetrias, cérceas e linguagens arquitectónicas, o edifício pretende assumir-se como um elemento integro e inovador, mas é desenhado de forma a enquadrar-se na volumetria dissonante dos edifícios confinantes, contribuindo para harmonização da frente urbana.

02 alçado posterior08 salão

Com uma linguagem contemporânea ambiciona-se a imagem de um objecto robusto, elegante e sóbrio. É utilizado um contraste forte de materialidades privilegiando o uso do betão aparente com o seu carácter austero, em sintonia com  a elegância e delicadeza transmitida pelo uso de elementos em madeira. Nas fachadas introduz-se um aspecto dinâmico com uma variação na dimensão e posicionamento dos vãos.

03 alçado moradia

Os interiores apresentam-se minimalistas com uma redução de cores e materialidades de forma a propiciar uma caracterização individualizada e pessoal pelos seus habitantes.

FICHA TÉCNICA
EQUIPA
ADAPT Arquitectos
Arquitetura: Nuno Rosado, Selahattin Tuysuz, Carolina Oliveira e Cátia Martins
Especialidades: Pedro Castanheira, Miguel Durão e Silva, Luís Pereira dos Santos, Nuno Alves Monteiro e Cristovão Varela Lopes
Visualização 3D: Inlighted
Área de construção: 2050m2
Número de pisos: 6

Designação: São Brás Residences
Função: Habitação
Localização: Rua de São Brás, Porto
Data início da obra: Janeiro 2021

 

01 Imagem gabineteadapt logo ptADAPT Arquitetos é uma empresa sediada no Porto, fundada pelo arquiteto Nuno Rosado com licenciatura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, com pós-graduação pela Bauhaus Foundation em Dessau, Alemanha e o grau de MArch pela Architectural Association School, em Londres, Reino Unido. Nuno Rosado trabalhou sete anos no escritório Office for Metropolitan Architecture (OMA) em Roterdão, Holanda, envolvido entre outros no projeto da Casa da Música, no Porto, desde a sua fase de concepção até o acompanhamento da obra.
A ADAPT Arquitetos desenvolve projetos na área de arquitetura e urbanismo, com vários trabalhos na zona norte do país mas também várias colaborações internacionais. Com experiência na área de habitação unifamiliar e coletiva, desenvolveu também projetos de restauração e espaços comerciais, nomeadamente o Café Casa da Música e a praça de restauração do El Corte Inglés.

Projectos em carteira:
Habitação coletiva na Rua de São Brás, Porto (obra a iniciar)
Habitação coletiva em Ramalde, Porto (obra a iniciar)
Remodelação interior na Casa da Música, Porto (em obra)
Moradia na Aguda, V.N. Gaia (em obra)
Reabilitação de edifício no Covelo, Porto (em obra)
Reabilitação de edifício em Álvaro Castelões, Porto (em obra)
Remodelação de armazém/ escritórios na Maia (em obra)
Reabilitação de edifício na Rua Formosa, Porto (em obra)
Reabilitação de edifício na Rua da Torrinha, Porto (projeto em desenvolvimento)
Reabilitação de edifício na Rua Passos Manuel, Porto (projeto em desenvolvimento)
Moradia no Amial, Porto (projeto em desenvolvimento)

GABINETE PROJECTISTA:

ADAPT ARQUITECTOS

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.