Casa Teresa de Távora

01_ANTEPROJECTO_TT_Maquette

O novo edifício “Casa Teresa de Távora” vai surgir no centro de Odemira, num terreno da Congregação das Oblatas do Divino Coração.

02_ANTEPROJECTO_TT_Maquette

A Casa Teresa de Távora vai ser um lugar de encontro para toda a população de Odemira e para todas as culturas que aqui vivem, permitindo a passagem de testemunho de diferentes gerações e garantido uma formação de qualidade nas mais diversas áreas de estudo.

03_ANTEPROJECTO_TT_Axo

04_ANTEPROJECTO_TT_PISO2O edifício vai ser um Centro de Atividade dos Tempos Livres, um lugar onde a comunidade mais jovem poderá entrar em contacto com a arte, o bem-estar, o desporto e a natureza. Por esta razão, o projecto prevê a criação de diferentes espaços ligado a diversas actividades, nomeadamente um ginásio para as atividades desportivas em clara ligação com o jardim, uma cozinha onde as crianças e jovens podem partilhar as culturas culinárias dos próprios países, salas para aulas de música ou estudo e, em no piso de cima, uma sala para arte.

05_ANTEPROJECTO_TT_C1

06_ANTEPROJECTO_TT_AsFuturamente o espaço exterior irá contar também com um espaço de contemplação e silêncio, um espaço ecuménico que irá emergir no jardim, garantido assim o recolhimento e a espiritualidade das várias culturas da região.

07_ANTEPROJECTO_TT_Render
Do ponto de vista arquitectónico, o novo edifício será uma marca na vila de Odemira, tanto a nível arquitectónico, com uma linguagem contemporânea, mas profundamente enraizada nas tradições locais, como do ponto de vista humano pois permitirá agregar as diferentes culturas existentes no território, permitindo a passagem de testemunho de diferentes gerações e garantido uma formação de qualidade nas mais diversas áreas de estudo.

FICHA TÉCNICA
Arquitectura: Helena Botelho
Colaboradores: Gabriele Paravati, Luca Maffei
Fundações e Estruturas:
Miguel Villar (BETAR)
Águas e Esgotos: BETAR
Instalações Eléctricas:
Tito Rodrigues (PRODETAIL)
Telecomunicações: Tito Rodrigues (PRODETAIL)
Climatização e Ventilação:
Luis Soares (PRODETAIL)

Designação: Casa Teresa de Távora
Função: Centro de Atividades de Tempos Livres
Localização: Odemira
Dono de Obra: Congregação das Oblatas do Divino Coração
Data Conclusão da Obra:2021/2022

 

AtelierHBLOGO HB 8cm 300dpiHelena Botelho Arquitectura, um atelier de arquitectura e artes sediado em Lisboa desde 1993.
O trabalho do atelier desenvolve-se com base na ideia de que a principal função da profissão de arquitecto é a procura da qualidade total do espaço, e que para isso será importante a existência de um trabalho multidisciplinar e de investigação específica, sempre respeitando o território de intervenção, seja ele a paisagem, a cidade ou a história de cada sítio.
Em 2018 o projecto de uma reabilitação numa moradia em Fátima recebeu uma atenção especial, ficando entre os Selecionados na categoria de “Interiorismo” dos Prémios FAD 2018, o qual mereceu destaque do suplemento de cultura P3 do jornal Público e ainda em diversas plataformas online como a DIVISARE – Atlas of Architecture e a ARCHILOVERS, que qualificou o projecto como um dos “Best Project 2018” entre mais 50.000 obras publicadas nesse ano.

Principais Projectos em Carteira:
– Moradia Unifamiliar em Algoceira, Odemira
– Reabilitação Colónia de Férias de São Julião, Ericeira
– Edifico de Habitação, Estremoz
– Reabilitação de apartamento, Beja
– Moradia Unifamiliar, Melides
– Moradia Unifamiliar, Comporta

GABINETE PROJECTISTA:

HELENA BOTELHO ARQUITECTURA

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.