Convento da Saudação, Montemor-o-Novo

PROJ_CORTE K

O Convento da Saudação em Montemor-o-Novo tem construção original datada do Séc. XVI, tendo sido inicialmente convento de freiras dominicanas.
Foi alvo de intervenções e/ou ampliações nos Séc. XVI / XVII / XVIII e XIX, e está classificado como Monumento Nacional pelo seu extraordinário valor arquitetónico e de património integrado.
O Projeto de Reabilitação do Convento da Saudação em Montemor-o-Novo desenvolvido pela Miguel Viseu Coelho Arquitectos Associados, tem como objetivos a recuperação construtiva do edificado valorizando os seus elementos arquitetónicos e de património integrado, em articulação com novos e pontuais elementos arquitetónicos.

PROJ_CORTE N
A presente intervenção tem como principal objetivo funcional, a conjugação da reutilização do edifício do convento como espaço multicultural de atividades e eventos, com possibilidade de visita pública de carácter patrimonial.

O edifício funcionará como elemento catalisador da atividade, produção e mostra artística, dispondo de áreas específicas de trabalho e de apoio técnico, para além de área de apoio e logística, sendo ainda previstos espaços de alojamento temporário para criadores e equipas de produção.

PROJ_CORTE Q
O projeto desenvolvido, tem como linhas orientadoras gerais, a integração e articulação com o edificado pré-existente, considerando e desenvolvendo os seguintes princípios estruturantes:
• Manutenção da Estrutura Arquitetónica e Orgânica existentes em articulação com novos espaços e elementos arquitetónicos
• Possibilidade de polivalência e diversidade de utilização funcional
• Definição de circuitos funcionais autónomos (visita patrimonial / espaço multicultural)

FICHA TÉCNICA
Proteção: Zona Especial de Protecção do Castelo, incluída no PDM de Montemor-o- Novo, ratificado pela resolução do conselho de Ministros nº 8/94 de 2 de Fevereiro.
Propriedade: Pública / Estatal
Proprietário: Direção Geral do Património
Afetação: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, auto de cessão de 28 de Maio 1996
Ocupação atual: Mista / Centro Coreográfico “ O espaço do Tempo” e Oficina de Arqueologia do Programa do Castelo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Designação: Convento da Saudação, Montemor-o-Novo
Função: Espaço Multicultural
Localização: Castelo de Montemor-o-Novo
Dono de Obra: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Data Início da Obra: Fev. 2021

 

x-defaultLOGOTIPOO gabinete Miguel Viseu Coelho Arquitectos Associados foi criado em 1996, tendo mantido ininterrupta a sua actividade até aos dias de hoje.
Coordenado pelo Arqº Miguel Viseu Coelho, tem desenvolvido projetos de âmbito diversificado, dos quais se destacam os projetos culturais, projetos de índole turística ou ligados á saúde, edifícios e infraestruturas de transportes, e projetos especiais de reabilitação urbana.
Conta com diversos prémios institucionais e em concursos públicos de arquitetura, destacando-se como algumas das suas obras mais significativas a Estação Ferroviária de Espinho, o Museu do Sabão, a remodelação do Aeroporto de Lisboa e do Aeroporto do Funchal, o Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver, a reabilitação do Hotel Sofitel Lisboa e a requalificação do Centro Histórico de Montemor-o-Novo.
Para uma informação mais detalhada dos projetos desenvolvidos pelo gabinete e a sua história, visitar www.miguelviseucoelho-arq.com.

Os principais projetos em carteira em 2020 e 2021 são os seguintes:
Projeto de Reabilitação do Convento da Saudação em Montemor-o-Novo (2020/21)
Projeto de requalificação urbana da cidade de Seia, denominado “Projeto Porta da Estrela” (2020/21)
Projeto de Requalificação da Linha da Beira-baixa – Estações da Barquinha, Santa Margarida, Alferrarede, Tramagal e Alvega-Ortiga (2021)
Projeto de Requalificação da Escola Secundária de Seia (2020/21)
Projeto de Musealização do Centro de Interpretação da República-Afonso Costa (2021)

GABINETE PROJECTISTA:

MIGUEL VISEU COELHO – ARQUITECTOS ASSOCIADOS, LDA

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.