Boutique Hotel em Mértola. Conheça o atelier aqui!

Mertola-1

A Herdade do Montinho, localizada em Mértola, composta por uma arquitetura que reflete o ambiente e o lugar que rodeia, com um amplo terreiro no seu interior.
Construído em 1930 a Herdade do Montinho foi projectado pelo Arq. Amílcar Pinto, seguindo o modelo histórico-cultural tão em voga no início do século 20 português.
Entre 2007 e 2010 foi iniciada uma ampliação que pretendeu adaptar o monte a hotel com 27 suites, restaurante, spa e piscina.
Em 2009-2010, estando a construção praticamente concluída, a obra foi abandonada até hoje.
O nosso projecto, iniciado pretende implementar o primeiro Boutique Hotel na região.
O Boutique Hotel terá 18 alojamentos de qualidade superior.
A intervenção proposta passa por um restauro cuidado do existente, mantendo o caracter nostálgico e a autenticidade do edificado, adaptando o existente com o menor esforço construtivo e financeiro possível.
Adoptámos a Tira Romana, um pavimento cerâmico para criar um mote que unifique os espaços, permitindo com este gesto criar uma imagem qualificadora e distintiva.

Mertola-18Mertola-20

Para além da sua aplicação em todos os pavimentos, exteriores e interior, a sua utilização como revestimento de parede e em ombreiras de porta criando um conceito que remete para os passados romano e árabe do Mértola.
Todo o projecto passa pela sua integração na natureza e pelas mais exigentes soluções de sustentabilidade ambiental.
Para o efeito, para além das questões da eficiência energéticas regulamentar, o projecto irá implementar várias soluções inovadoras para reaproveitamento de água e produção de energia.
Procurou este projecto uma resposta que melhorasse efetivamente as condições do equipamento, requalificando um património degradado e utilizando os recursos existente com parcimónia.

FICHA TÉCNICA
Arquitectura: Filipe Borges
de Macedo, Arq.; Aline Gonçalves, Arq.; Tomás Nunes, Arq.
Especialidades: Joaquim Jerónimo, Eng.
Promotor: Herdade Foz da Represa

Designação: Boutique Hotel em Mértola
Função: Hotel
Localização: Mértola
Data de Conclusão da obra: 2021/2022

DSC_6653_SQLOGO BMARQ-1_NEGProcuramos sempre respeitar a encomenda, adaptando as soluções propostas às necessidades dos nossos clientes.
A experiência de 25 anos na prática do projecto e da obra permitiu-nos aperfeiçoar uma metodologia de projecto, marcada por um forte acompanhamento de todas as suas fases.
As nossas obras e projectos caracterizam-se por uma performance acima da média ao nível das questões da sustentabilidade e da economia do investimento.
Temos uma vasta prática em projectos de reabilitação, quer públicos, quer privados.
Procuramos garantir uma resposta de qualidade aos nossos clientes, os nossos serviços adoptam o prescrito na NP-4526, a norma portuguesa dos serviços de arquitectura e dispomos de equipas multidisciplinares que colaboram connosco desde a fase inicial do projecto.
Assumimos o desafio de criar espaços únicos, aliando o rigor do desenho a uma prática que permite simplificar a obra procurando sempre criar um produto final de grande qualidade.
Actuamos para que as nossas criações melhorarem o bem estar das pessoas e procuramos sempre construir património para um futuro melhor.

Projectos em Carteira:
Reabilitação/ampliação de prédio na Rua do Século Lisboa.
Reabilitação de conjunto habitacional no Bairro do Alvito, Lisboa.
Reabilitação/ampliação de prédio na Travessa das Freiras, Lisboa.
Reabilitação de conjunto habitacional no Bairro do Alvito, Lisboa.
Reabilitação de Quarteirão centro Histórico de Tires, Cascais.
2 Blocos de habitação em Benfica, Lisboa
Prédio de co-living em Lisboa
Moradia na Areia, Cascais.
Moradia em Belverde, Montijo.
Moradia em Alvide.

GABINETE PROJECTISTA:

 BORGES DE MACEDO ARQUITECTURA, LDA

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.