Sharpness of Harmony

1

Sharpness of Harmony é um projecto de uma habitação unifamiliar situado numa freguesia periférica do concelho de Braga denominada Mire de Tibães. O desafio criativo apresentou-se com o apelativo de uma conjugação harmónica entre a envolvente, a leitura de conjunto da pré- existência situada a norte e a vontade de gerar um elemento arquitectónico capaz de ser impactante e funcionar como um elemento iconográfico. Assim o projecto desenvolve-se num movimento singular, nascido a partir da frente de fachada e fracturando-se à medida que desenha o alçado posterior.

2

O movimento projecta assim a habitação na sua componente funcional permitindo que a mesma se desenvolva em dois corpos distintos peninsulares, unidos pelas áreas de recepção e chegada.
Os corpos distintos permitem a disposição dos espaços sociais e íntimos de forma complementar mas sem entrarem num confronto disfuncional na vivência do quotidiano familiar.
Por outro lado a habitação articula-se de forma harmónica com a morfologia e topografia do terreno, na medida em que se apropria e desenvolve-se aproveitando o seu declive, mas ao mesmo tempo tenta se libertar projectando-se para o vale num acto de libertação.

3

A sua materialidade procura manter a coerência conceptual, fazendo uso de materiais comummente usados na envolvente com o destaque para uso do emparelhamento da pedra como elemento estruturante e da madeira como ornamento . O acabamento em Etics Branco associa-se à forma desconstruída da casa transmitindo a leveza necessária ao movimento de afirmação que se pretende criar com a linguagem arquitectónica da habitação.

Designação:
Sharpness of Harmony
Função:
Edifício de habitação Unifamiliar
Localização:
Braga
Data conclusão da obra
2020/2021

FICHA TÉCNICA
Arq. Vítor Manuel Machado Marques
Arq. Miguel da Costa Ribeiro
Arq. Armando Filipe Vilaça Amaro
Arq. João António Carvalho Ferreira

Imagem gabinete

Logotipo OFFAOffice oF Feeling Architecture assume por definição uma inserção ideológica que o faz abordar a arquitectura e o design como plataformas para a expressão do domínio sentimental.
ARTE – VONTADE – EXPRESSÃO – SENTIMENTO. Esta relação encadeada pauta a postura de inserção da nossa actividade, onde a procura entusiasta da simbiose enquadrada pela vontade do cliente e pela procura de uma identidade única e desigual se materializa numa imagética, que por si só marca, criando uma relação identitária entre a peça criada e o seu vivenciador.
Offa_ office of feeling architecture esta a elabora entre outros 3 projectos de relevo na sua tipologia de enquadramento, desde a utilização habitacional, do uso misto aglutinando o uso comercial e residencial e o uso Hoteleiro.
Ambos os projectos se inserem numa filosofia caraterizante do Atelier mantendo uma linguagem unica e impactante, cuja forma e função se fundem numa resposta eficaz á problemática que nos é colocada. Assumem na imagem o seu elemento perpetuante, numa lógica identitária e icónica.

Projectos em carteira:
– Flying Memory, é um projecto do ano 2020, Habitação Colectiva Braga
– Levitada tradição datado de 2020, Habitação em Évora
– Sharpness of Harmony é datado de 2020, Habitação Braga

Gabinete:

OFFICE OF FEELING ARCHITECTURE LDA

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.