Integração de equipamentos solares em edifícios

Sunaitec 01

A prática corrente de utilização de coletores solares em edifícios, resume-se, maioritariamente, à colocação em coberturas. No entanto a sua integração arquitetónica é, cada vez mais, uma enorme preocupação na construção ou reabilitação de novos edifícios, constituindo um problema agravado quando estes se situam em zonas históricas. Tanto o espaço reduzido, como o impacto visual do tradicional coletor, dificulta a preservação da qualidade arquitetónica dos mesmos.
Não obstante estes inconvenientes, refira-se ainda a sua fraca rentabilidade energética nos meses de Inverno e os graves problemas que, por excesso de calor, podem ocorrer no Verão, nomeadamente os elevados custos de manutenção. Ainda assim, Arquitetos e Projetistas deverão contribuir para a implementação de coletores solares com vista à redução de consumos de energia e à melhoria do desempenho energético dos edifícios, apesar da sua dificuldade.
Tendo em conta as debilidades dos tradicionais coletores planos, a empresa Portuguesa Sunaitec patenteou e fabrica, desde 2008, um equipamento totalmente inovador de captação de energia solar, na forma de Estrutura Solar, destinado ao aquecimento de águas sanitárias, aquecimento ambiente e aquecimento de piscinas, que vem revolucionar a forma de integrar os equipamentos solares nos edifícios. Para além da captação de energia solar, permite ainda fazer sombreamento e substituir elementos de construção como palas de sombreamento, guardacorpos, ou simplesmente instalá-lo em posição horizontal, vertical ou em pérgulas, respeitando a qualidade arquitetónica do edificado.
Sunaitec 02Estes recetores possuem tecnologia de concentração (CSP) e guiamento solar inteligente que os mantém sempre alinhados com o sol em qualquer época do ano, permitindo a produção de até mais 30% de energia/m2. Tal característica possibilita montagens em qualquer ângulo, sempre com o máximo rendimento. O equipamento controla a temperatura automaticamente ao grau, por alinhamento/desalinhamento dos recetores, eliminando a necessidade de utilização de dissipadores.
O recetor solar Sunaitec tem certificação Solarkeymark e é fornecido com um sistema de monitorização online, que permite verificar o seu estado de funcionamento e da própria instalação e, dessa forma, obter consideráveis reduções nos custos de manutenção. Permite ainda substituir qualquer coletor solar térmico
existente, sem alteração das instalações.
Pelas razões expostas tem sido bastante interessante a sua aceitação no sector residencial/hoteleiro, fruto das vantagens técnicas e económicas que a solução de energia solar aporta.
A empresa Sunaitec tem instalações de norte a sul do país, em habitações familiares e multifamiliares, com destaque de, entre outras, Belas Clube Campo, Quinta da Bicuda, Aroeira, Hotéis em zonas históricas de Lisboa, Sintra e Leiria.

Mais informações:

www.sunaitec.pt
[email protected]

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.