Habitação Multifamiliar – Rio Maia Castêlo

render (1)

A proposta caracteriza-se pela construção de um edifício de habitação coletiva, implantado nos limites do terreno que confronta com uma rede viária já existente e outra a construir, deixando no logradouro espaço para uma zona verde de utilização privada, resguardada das confrontantes.

render (2)O edifício preserva uma imagem contemporânea já existente na envolvente, implantado numa zona habitacional de menor densidade populacional na periferia da cidade da Maia, com características apropriadas ao bem-estar e conforto habitacional, revelando-se assim ideal para o programa proposto.

O programa é totalmente habitacional, em que a cave está destinada a aparcamento automóvel privado e zonas técnicas, sendo que os restantes pisos são destinados a 36 frações de habitação, 9 por cada piso acima da cota de soleira, variando nas tipologias, divididos por 8 frações T1, 12 frações T2 e 16 frações T3.

render (3)As frações contam com espaços generosos, com iluminação natural e uma organização que distingue a zona social da zona privada nas tipologias.

Os alçados apresentam uma componente plástica variada, mas coerente, pela escolha de materiais que contrastam entre si nas formas e texturas, mas que se complementam no que toca a tons e materialidade. A horizontalidade do edifício é representada através de palas salientes que percorrem os alçados de forma dinâmica e contínua, ora horizontais, ora verticais, originando privacidade entre frações e ensombramento nas varandas, revestidas em cerâmico em tons de castanho, dinamizando assim a imagem do edifício.

As caixilharias adotadas funcionam de acordo com o espaço interior a que se referem, variando pelo tipo de vão e funcionamento, e pela métrica que compõe tanto os alçados como a proporção em relação ao conjunto edificado, procurando compor o alçado com dimensões ‘standard’ para uma imagem mais regularizada e integrada com as palas propostas.

Designação:
Habitação Multifamiliar – Rio Maia Castêlo
Função:
Habitação
Localização:
Maia, Portugal
Dono de Obra:
Rio Maia – Investimentos Imobiliários, Lda
Data de Conclusão:
2020

FICHA TÉCNICA
Arquitectura: PCPM – Estudos e Projectos, Lda
Equipa Técnica: PCPM – Estudos e Projectos, Lda

EQUIPALogo_PCPM_80x40

A PCPM – Estudos e Projectos, Lda, estabelecida em 2006, está vocacionada para a concepção e desenvolvimento de Projectos de Arquitectura e Engenharia com elevado nível de profissionalismo e rigor, bem como providenciando o melhor aconselhamento técnico, disponibilizando ainda serviços de coordenação e fiscalização de obras.

Actualmente conta com uma equipa multidisciplinar nas áreas de Arquitectura e Engenharia, com foco na construção nova, sem descorar a reabilitação urbana.

Tirando partido da vasta experiência adquirida ao longo dos anos, a PCPM desenvolve soluções com criatividade e sustentabilidade, dinamizando e valorizando o lugar onde estas se inserem.

O objectivo da empresa assenta num processo contínuo de afirmação e de consolidação do seu profissionalismo no sector, fruto da satisfação dos seus clientes.

Projectos em carteira
Casa António Manuel, Maia, Unifamiliar
Casa Dinis, Gondomar, Unifamiliar
Sólido Quadrado, Maia, Multifamiliar
HabiLeonel, Porto, Multifamiliar
Mar Cabo, Matosinhos, Indústria
Atrel, Coimbra, Indústria
Telecof, Maia, Serviços
Croissanteria do Bairro, Maia, Comércio

Gabinete:

PCPM – ESTUDOS E PROJECTOS, LDA

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.