CASA RM – Habitação Unifamiliar

JMARQ ARQUITETURA & DESIGN 01

A “Casa RM” situa-se em Alhos Vedros – Moita e irá integrar-se num lote com 603,00m² de configuração longitudinal.
O programa de ocupação estabelecido pelo dono-de-obra, contemplou a criação de uma moradia combinando o estilo rústico com o contemporâneo.
A moradia agora proposta de tipologia V3 desenvolve-se em 2 pisos, com uma implantação de 131.03m² e 203.93m² de área bruta de construção. A solução apresentada é composta por 131.03m² de construção no piso térreo e 72.90m² no piso 1, resultando de uma resposta programática que combina as condicionantes do polígono de implantação do lote com a sua orientação solar.
Ao nível do seu interior, o espaço social é composto por uma sala com área de refeições e cozinha, que pela sua organização confere-lhe a centralidade e importância que esta divisão representa na solução apresentada.
Sensível ao conceito lançado pelo cliente, passando pela natureza e forma do lote, orientação solar e importância de desfrutar de uma área de lazer exterior, o projeto estabeleceu uma relação funcional entre os espaços, proporcionando uma ligação privilegiada do interior com o espaço exterior, concretizada pelos espaços ajardinados na sua envolvente.
Ao nível do piso térreo, existe também uma instalação sanitária e a suite do casal, desenvolvendo-se o restante programa no piso1 da habitação, onde se localizam 2 quartos, uma instalação sanitária e zona de estar-leitura. O terraço projetado com orientação a Nascente e a Sul, cria uma franca relação do espaço de leitura e dos quartos com o exterior.
A composição das fachadas obedeceu a uma linguagem arquitetónica, que pretendia apresentar elementos rústicos de leitura contemporânea, combinando um desenho desprovido de ornamentação, onde a cor e as texturas damadeira e da pedra, ajudam na sua definição.

JMARQ ARQUITETURA & DESIGN 02

 Designação
CASA RM – Habitação Unifamiliar
 Função
Habitação
 Localização
Alhos Vedros – Moita
 Dono de Obra
Rui Mexia
 Data conclusão da obra
Setembro 2021

Ficha Técnica
Técnico de projecto: João Marques. Arq
Arquitectura: João Marques. Arq
Proprietários: Rui Mexia

Revista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg10bRevista Anteprojectos 299 - Maio 2019 - pg10cJoão Marques, nasceu no Montijo em 1981, tendo-se licenciado em 2004 na Universidade Lusíada de Lisboa, começou o seu percurso profissional em 2005 com o estágio de admissão à OA na Câmara Municipal do Barreiro, passando entre 2007-2008 pela S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os
Concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, onde a sua atividade entre outras funções, passou pelo apoio à elaboração de projetos na área da Construção Sustentável e Arquitetura Bioclimática, o que viria a influenciar significativamente o seu caminho na arquitetura.
Atualmente exerce funções na Câmara Municipal do Barreiro, na Divisão de Planeamento, Ordenamento do Território e Informação Geográfica, e exteriormente desenvolve os seus projetos procurando através do ato projetual responder às necessidades de cada cliente, onde cada projeto é único, tornando o local de intervenção com uma identidade própria.
A busca da união entre a forma e a função é uma constante, com o objetivo de compatibilizar a “beleza”,com as necessidades funcionais.
Os projetos têm uma abordagem criativa procurando reinventar o simples e interpretar o programa de cada cliente, projetando edifícios mais conscientes e surpreendentes, que valorizem o contexto da sua localização, respeitando as questões técnicas, ambientais, económicas e funcionais.
Em 2014 percebendo a necessidade de proporcionar o acompanhamento adequado ao cliente criou uma equipa multidisciplinar que desenvolve projetos de arquitetura, engenharia, arquitetura de interiores, decoração, design, construção, fiscalização e certificação energética.

Projectos em carteira:
– Habitação Unifamiliar – Casa RM – Moita, Setúbal
– Remodelação e decoração de apartamentos – Moita, Setúbal
– Habitações Unifamiliares – Casas do Campo – Penteado, Setúbal

Gabinete:

JMARQ. ARQUITETURA & DESIGN

 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.