Myosotis 471 – Habitação colectiva

RDLM ARQUITECTOS ASSOCIADOS 01

Revisitar a vanguarda de outrora

Com inspiração na arquitectura modernista dos anos 60 e 70, sendo conjugada com materiais contemporâneos, este edifício vem dar uma nova vida à rua em que se insere. Os traços arquitectónicos de um passado recente vão, com soluções práticas e atraentes, criar espaços funcionais e actuais.

Pensar em conceitos como moderno e o clássico pode levar-nos a prismas mais imediatistas: um é contemporâneo, o outro está associado a uma imagem de um passado não muito distante, época de charme e glamour em que o tempo não parecia escasso e as soluções eram pensadas para criar sensações de bem-estar. No entanto, no contexto da arquitectura, ambos os conceitos podem andar de mãos dadas, gerando complementaridade e soluções harmoniosas. O mote criativo para este projecto foi elevar características atemporais, com linhas e imagens peculiares e cores vibrantes. Manter a história e arquétipos da cidade, através dos azulejos, que permanecem e adicionar pinceladas de modernidade nos interiores, com tons e texturas de alguma influência nórdica. Modernizar sim, mas nunca perdendo a essência e o equilíbrio.

RDLM ARQUITECTOS ASSOCIADOS 02

■ Designação
Habitação
■ Função
Habitação multifamiliar
■ Localização
Espinho
■ Dono de Obra
ASL & Associados
■ Data conclusão da obra
2021

Ficha Técnica
Arquitectura: RDLM Arquitectos Associados®
Especialidades: ASL & Associados
Visualizações: Marco Capela

RDLM ARQUITECTOS ASSOCIADOS 03

RDLM ARQUITECTOS ASSOCIADOS 04Diogo Lacerda é CEO da RDLM desde 2014, formado em 2006 pela Universidade Lusíada do Porto, tendo feito o último ano da licenciatura em Veneza, no IUAV.
A RDLM®, premiada em vários projectos, destaca-se nos últimos anos, com os centros Culturais de Nova Friburgo e Cabo Frio no Brasil em coautoria com o Estúdio 41, bem como o projecto de requalificação do canal Ferroviário de Espinho, ReCaFE, em coautoria com Francisco Mangado, obra ainda em construção.
Actualmente, além do arquitecto Diogo Lacerda, a equipa é constituída por arquitectos formados nas melhores faculdades de arquitectura portuguesas, selecionados com alto foco na qualidade e que dão continuidade à visão e lema que defende.
Trabalham também, com parceiros altamente qualificados, que lhes permite complementar os projectos e dar resposta a todos os desafios com agilidade, não esquecendo a contemporaneidade.

Projectos em carteira:
– Projecto do Estádio Municipal de Espinho – Espinho, Portugal
– Projecto de reabilitação e ampliação do novo Pavilhão desportivo da Académica de Espinho – Espinho, Portugal
– Projecto Recafe, Requalificação à superfície da linha de comboio – Espinho, Portugal
– Reabilitação e ampliação do CLIP, Colégio Luso Internacional do Porto – Porto, Portugal
– Projecto do novo centro de Dia e Alzheimer – Espinho, Portugal
– Projecto de um Spa e centro demassagens – Algarve, Portugal
– Projecto da nova loja da Rádio Popular em Matosinhos – Matosinhos, Portugal
– Projecto da nova loja do Mercadona – Oliveira de Azeméis, Portugal
– Projecto para a quinta de Sto. António para eventos – Braga, Portugal
– Moradia EME- Braga, Portugal

Gabinete:

RDLM ARQUITECTOS ASSOCIADOS®

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.