Reabilitação e ampliação de um edifício de habitação coletiva

TEAMWORK 01

O imóvel em causa é composto por cave+RC+2pisos, encontrando-se em mau estado de conservação, com uma distribuição deficiente que não oferece condições de salubridade nem de habitabilidade.
A presente pretensão privilegia a reabilitação e reconstrução do edifício pré-existente, enquadrado nos pressupostos de intervenção pretendidos para as áreas de centro histórico, nomeadamente no que concerne à salvaguarda dos elementos de interesse. A proposta carateriza-se pela reabilitação do edifício, mantendo o seu uso de habitação e propondo uma alteração ás tipologias e espaços comuns que restitua a dignidade ao imóvel e respetivas frações. Assim sendo, propõe-se a construção de mais um piso e aproveitamento do vão do telhado reduzindo o impacto da empena do edifício contiguo, preservando uma correta relação com os edifícios vizinhos e mantendo a irregularidade na linha
da cércea do arruamento característica do centro histórico. A reabilitação e ampliação do imóvel destina-se a habitação coletiva com uma cércea de RC+3pisos+aproveitamento do vão telhado+cave, prevendo-se um conjunto de quatro frações distribuídas pelas tipologias de três T1 e um T2.A fração T1 localizada ao nível da cave e RC é composta por sala comum, kitchenette, uma suite apoiada por quarto de banho e um arrumo. Nos pisos 1 e 2 prevêem-se dois T1 compostos por uma suite e uma área ampla onde se desenvolve uma sala comum e kitchenette. Finalmente no piso 3 prevê-se um T2 que segue o programa dos pisos 1 e 2, aproveitando-se o vão do telhado para mais uma suite.

TEAMWORK 02

 Designação
Reabilitação e ampliação de um edifício de habitação coletiva
 Função
Habitação
 Localização
Centro do Porto
 Data conclusão da obra
Dezembro 2021

Ficha Técnica
Arquitectura: TEAMWORK
Equipa: Arq. Sandra Figueiredo Couto, Arq. Patricia Fernandes Rocha
Equipa: Empatia, lda – Arqueologia, Conservação e Restauro, Lda., Winercosmic, lda – Especialidades engenharia

TEAMWORK 03TEAMWORK 04A evolução e as alterações constantes dos modos de (re)habitar conduzem a desafios cada vez maiores o que impõe ser assertivo e saber tomar decisões rápidas e objetivas na multiplicidade de exigências e necessidades do individual e do coletivo.
A TEAMWORK surge da necessidade de complementar conhecimentos que tem como principal motivo a melhoria da qualidade do trabalho entre as arquitetas Patrícia Fernandes Rocha e Sandra Figueiredo Couto. Esta parceria tem ao longo do tempo vindo a consolidar-se, culminando na necessidade de se criar uma marca que identifique o nosso trabalho, assim surge a TEAMWORK em 2017.
Entendemos a prática da arquitetura defendendo que cada projeto deve ser desenvolvido com base numa estratégia integrada cujo envolvimento acompanha todas as fases do processo construtivo. Operamos no domínio do projeto, execução, obra, reabilitação, manutenção, gestão e avaliação de edifícios.

Projectos em carteira:
– Unidade de Cuidados Continuados e Unidade de Dia, Guia, Albufeira.
– Reconstrução e alteração de uso das antigas instalações de uma Fundição para uma unidade hoteleira, Crestuma, Vila Nova de Gaia.

Gabinete:

TEAMWORK 

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.