Alojamento local na Calçada do Combro

Revista Anteprojecto - Março de 2020 - pg 22a

Com o projecto de arquitectura para o nº 35-39 da Calçada do Combro, que se localiza na zona do Bairro Alto em Lisboa, pretende-se revalorizar o edifício pré-existente, actualmente degradado e negligenciado, através da reconversão do edifício habitacional para ‘alojamento local em regime de apartamentos’.
No que se refere à reabilitação das pré-existências, o plano de intervenção focou-se em recuperar as características arquitectónicas do edifício, com a reestruturação tipológica de cada piso com apartamentos T0 e T1, e em incrementar condições funcionais subjacentes à definição de ‘serviced apartments’, para o qual se desenhou uma zona de ‘check in/check out’ e uma zona de apoio à manutenção diária. Com intenção de disponibilizar serviços diferenciados da oferta turística comum, manteve-se o carácter habitacional do edifício com apartamentos de áreas reduzidas adequadas a estadias temporárias – com sala, kitchenette e instalação sanitária, evoluindo para um conceito de ‘apartamentos turísticos’.
Além do novo programa, o plano de intervenção incluiu a preservação do valor histórico do edifício em que se pretendeu aplicar técnicas e/ou materiais que se enquadrassem com o carácter da pré-existência.
Através da reabilitação de um edifício para fins turísticos tenciona-se não só devolver um edifício à cidade bem como contribuir para a dinamização do centro histórico e valorização do património edificado de Lisboa.

Revista Anteprojecto - Março de 2020 - pg 22b

 Designação
Alojamento local na Calçada do Combro, 35-39
 Função
Alojamento local
 Localização
Calçada do Combro, nº 35-39, Lisboa – Portugal
 Data conclusão da obra
2020

Ficha Técnica
Coordenação: Pedro Carrilho, Luís Rodrigues
Colaboração: João Martins, Sara Garcia, Rute Garcia, Beatriz Caldeira, Filipe Martins

Revista Anteprojecto - Março de 2020 - pg 22cRevista Anteprojecto - Março de 2020 - pg 22dPEDRO CARRILHO, sediado em Lisboa, é um atelier inovador com vasta experiência nas áreas da Arquitectura e do Planeamento Urbano, nomeadamente na Reabilitação e Recuperação do Património Edificado. Através de uma abordagem transversal e multidisciplinar, trabalha em parceria com técnicos e consultores das diversas especialidades, para desenvolver projectos rigorosos, criativos, coesos e globais.
O método de trabalho no atelier PEDRO CARRILHO assenta na partilha e comunicação contínua com o cliente, desde o aconselhamento financeiro até à conclusão da obra, promovendo uma participação activa e dinâmica por parte do cliente/promotor em todas as fases do processo.

Projectos em carteira:
– Reabilitação de edifício de habitação na R. das Amoreiras, Lisboa
– Reabilitação de edifício de habitação na R. António Enes, Lisboa
– Reabilitação de edifício de habitação e reconversão de pavilhão industrial na R. Luís Derouet, Lisboa
– Reabilitação de edifício de habitação na R. Carvalho Araújo, Lisboa
– Reabilitação de edifício e reconversão em alojamento local na Cc. de Santana, Lisboa
– Reabilitação de edifício de habitação e comércio na R. de Alcântara, Lisboa
– Reabilitação de edifício e reconversão em alojamento local na R. de Sant’Ana à Lapa, Lisboa
– Moradia unifamiliar na R. de Pádua, Alcabideche
– Reabilitação de edifício de habitação e comércio na R. do Açúcar, Lisboa
– Reabilitação de edifício habitacional na Tv. das Águas Livres, Lisboa

Gabinete:

PEDRO CARRILHO, CREATING ARCHITECTURE

Comentários:

Deixar uma resposta

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.